O vice-governador teve relevante destaque no setor por, quando deputado federal, ter sido o autor do projeto da chamada Lei das Teles, que remodelou a telecomunicação no País.
O vice-governador do Estado de Goiás, Daniel Vilela (MDB), recebeu na quarta 12 de julho, a Ordem Nacional do Mérito Científico, em cerimônia realizada na sede do Palácio do Planalto. A condecoração foi outorgada pelo presidente da República, Lula (PT), e se trata da mais alta honraria concedida pelo poder público a personalidades nacionais e internacionais que contribuíram para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no Brasil.
Daniel Vilela recebeu a comenda por ser o autor da lei, enquanto deputado federal, do novo Marco das Telecomunicações. A Lei das Teles garantiu a modernização dos contratos das empresas de telefonia em face dos avanços tecnológicos no setor e aumentou investimentos no País. A honraria é entregue pelo governo federal, por intermédio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Após receber a homenagem, o vice falou sobre a emoção. “Hoje é um dia muito especial para mim. Estou tendo oportunidade de receber, das mãos do presidente da República esta homenagem, junto à comunidade científica, através, também, de um momento importante, que é a instalação do conselho Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia [CCT] em nosso País. É uma homenagem muito importante para Goiás e para os goianos, que represento”.
Relevância
O evento foi realizado, simbolicamente, na semana seguinte após a celebração do Dia Nacional Ciência e do Pesquisador, comemorado em 8 de julho, como lembrou o presidente, em discurso. Ele destacou que, na ocasião, “vai além de um mero ato formal para celebrar algumas das mentes mais brilhantes de nosso País muito além de atos formais, em prol da ciência”.
Ainda na cerimônia, a ministra do MCTI, Luciana Santos, destacou o papel da ciência para o desenvolvimento da Nação. “É o pilar do desenvolvimento, em suas múltiplas dimensões: combate à fome, na nova política de industrialização, no combate ao desmatamento e no desenvolvimento sustentável da Amazônia, na construção de uma arrojada agenda climática, na construção de políticas e na garantia de uma nação independente e soberana”.
Além de Daniel, entidades, cientistas e pesquisadores notáveis foram homenageados no evento, como a médica sanitarista Adele Benzaken e o infectologista Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda. O ato também marcou a retomada das atividades do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia. O CCT é um órgão de assessoramento do presidente da República e serve como o principal fórum de debate com a comunidade científica, a sociedade e o setor produtivo sobre a Política Nacional de Ciência e Tecnologia.
(Informações: Comunicação)