Daniel diz que transporte coletivo de Goiás será referência para governo federal

Vice-governador falou sobre o interesse do Ministério das Cidades em levar modelo de consórcio adotado no estado para outras unidades da federação durante vistoria de novos ônibus intermunicipais e semiurbanos.

Daniel Vilela (dir.), com Caiado (centro) dentro de ônibus: “Quando vemos pesquisas apontando o alto grau de satisfação da população aqui da Região Metropolitana com o transporte coletivo, vemos como a situação mudou para melhor” – Fotos, inclusive a da home: Jota Eurípedes

 

Daniel: “O ministro deixou claro que é uma agenda que ele quer construir e levar ao presidente Lula, para que o governo federal ofereça subsídios às regiões metropolitanas”

 

A chegada de novos ônibus, mais confortáveis, para o transporte intermunicipal e semiurbano de passageiros, na manhã desta quarta 22, não só reforça o sistema – que já é modelo para outros Estados –, como já despertou o interesse do Ministério das Cidades, que deverá levá-lo para outras regiões metropolitanas do País, relatou o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), durante vistoria dos veículos, na praça Cívica, em Goiânia, ao lado do governador Ronaldo Caiado (UB).

Daniel apresentou o modelo adotado pelo Governo de Goiás ao ministro das Cidades, Jader Filho, na semana passada. “O ministro deixou claro que é uma agenda que ele quer construir e levar ao presidente Lula [PT], para que o governo federal ofereça subsídios às regiões metropolitanas. E eu disse a ele que pediríamos ao secretário-geral de Governo, Adriano Rocha Lima, para apresentar o que foi feito em Goiânia, que serviria de modelo para criar esse programa do Ministério das Cidades”, lembrou o vice.

Ele ainda disse ter mostrado ao ministro os indicadores de satisfação da população, e falou sobre a qualidade dos ônibus e programas sociais, como os cartões família e do trabalhador, além do Bilhete Único, e o subsídio para manutenção do preço da tarifa nestes últimos cinco anos.

“Quando vemos pesquisas apontando o alto grau de satisfação da população aqui da Região Metropolitana com o transporte coletivo, vemos como a situação mudou para melhor”, ponderou Daniel Vilela, reforçando que o governador foi o principal responsável pela construção de um Consórcio com os Municípios para subsidiar o transporte.

“Agora, neste dia de hoje, temos a entrega dessa frota renovada para permitir que aqueles que dependem desse transporte semiurbano também tenham dignidade, serviços de qualidade, ônibus que possam trafegar para suas necessidades com o que há de mais moderno e adequado para esse serviço”, pontuou. “O Governo nos dá orgulho por essa relação legítima com a iniciativa privada, que presta serviços relevantes”.

 

Serviços públicos

Daniel Vilela destacou que a entrega dos novos ônibus também representa o novo momento que Goiás vive, principalmente nos serviços públicos oferecidos à população. “O governador sempre faz questão de ressaltar, especialmente em eventos da Educação e da Saúde, que ele não aceita que o poder público ofereça serviços e equipamentos públicos em qualidade inferior à que a iniciativa privada oferece”, manifestou.

O vice-governador lembrou que na semana anterior esteve na sede do Hospital Geral de Goiânia (HGG). “Poucos hospitais em Goiás têm a qualidade dos serviços e da estrutura física que o HGG hoje tem. E isso tem sido replicado para todas as unidades de saúde do Estado”, ponderou, acrescentando que a Secretaria de Estado de Saúde está fazendo um esforço concentrado para transformar também o Hugo em padrão de referência hospitalar.

Sobre as unidades de ensino estaduais, Daniel Vilela observou que elas também são referências nacionais, não só por Goiás estar no topo do Ideb, mas por serem escolas com boa estrutura física e de tecnologia. Ele rememorou a visita recente ao Colégio da Polícia Militar Madre Germana, unidade construída por seu pai, Maguito Vilela, e convidou o governador a ir à unidade. “São 1,4 mil alunos tendo uma formação exemplar, que vai dar oportunidade de fazerem aquilo que o governador estabeleceu como meta deste segundo mandato, que é quebrar o ciclo da pobreza”, assegurou.

 

(Informações: Comunicação/Vice-Governadoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!