CRV Industrial reforça prevenção a incêndios

Usina em Carmo do Rio Verde se prepara para período de estiagem. Brigadas de incêndios e colaboradores recebem rotineiramente treinamentos para atualização de suas capacitações de prevenção e combate a incêndios. Graças a todo o trabalho implantado, nos últimos anos é constatada redução bem significativa de incêndio nos canaviais.

 

A CRV possui tem o Programa de Prevenção a Incêndios, que compreende diversas ações e atividades – Fotos: Comunicação

 

 

 

Nesta época do ano, com a umidade do ar abaixo dos 20%, a falta de chuvas e com ventos fortes e constantes, a ocorrência de incêndios é uma ameaça grave à natureza e à vida humana. A CRV Industrial, localizada em Carmo do Rio Verde-GO, ciente desses riscos, vem reforçando ainda mais o trabalho de vigilância e monitoramento que é feito o ano todo.

A usina possui um Programa de Prevenção a Incêndios, que compreende diversas ações e atividades. Além disso, todas as colhedoras de cana são dotadas de kits *** de combate a incêndios. Destaque também para as torres de monitoramento, com equipe fixa 24 horas por dia e a utilização de recursos e equipamentos como drones, caminhões motobombas, viaturas, caminhões de apoio e veículos emergenciais.

 

Campanhas educativas

As brigadas de incêndios e os colaboradores recebem rotineiramente treinamentos para atualização de suas capacitações de prevenção e combate a incêndios. Outras medidas que estão sendo adotadas são a plotagem de toda a frota da empresa com material sobre a necessidade de prevenção as queimadas, além da colocação de placas nas rodovias com mensagens para prevenção de incêndios.

O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre os riscos de incêndio florestal e os prejuízos que eles acarretam para a comunidade e o solo. Segundo o Departamento de Meio Ambiente da CRV Industrial, o planejamento das ações de proteção contribui para a redução dos custos de combate e também da área atingida, além de minimizar os riscos de acidente com pessoal e os efeitos sobre todos os componentes dos ecossistemas atingidos.

“Desenvolvemos um plano de proteção. A experiência mostra que os investimentos realizados com as ações preventivas são compensadores em relação aos custos de combate, os quais envolvem riscos de acidentes e desgaste físico dos brigadistas, desgaste e perda de ferramentas e equipamentos, custos com transporte e apoio logístico perdas econômicas reais do objeto da proteção e perdas devidas aos danos ambientais,” explica a técnica  Renata Batistela Lopes. É importante salientar também as várias ações de educação ambiental realizadas pela CRV Industrial com seus colaboradores e a comunidade em geral.

Como a colheita é realizada de forma mecanizada na maioria das vezes os incêndios que ocorrem são acidentais ou de origem criminosa. Graças a todo o trabalho preventivo, nos últimos anos está havendo uma diminuição bem significativa deste problema nos canaviais.

 

(Comunicação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!