Crianças – Rogério Cruz entrega ‘kits’ de conscientização (importância da vacinação) e inaugura obra de CMEI

Campanha ‘Xô Dodói’, em parceria com Governo de Goiás, distribui materiais lúdicos de incentivo à imunização, com objetivo de reduzir risco de adoecimento das crianças. ‘Kits’ possuem quebra-cabeça, certificado de vacinação, máscara e cartela de adesivos.

Prefeito Rogério Cruz entrega para crianças kits* de conscientização sobre importância da vacinação, e inaugura revitalização do CMEI: “Campanha especial que dissemina conhecimento e ressalta a importância da cobertura vacinal para a saúde de nossas crianças” – Fotos, inclusive a da home: Jackson Rodrigues/Prefeitura

 

 

O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) iniciou, na manhã de 13 de setembro, entrega de suportes da campanha a crianças matriculadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Goiânia. A iniciativa, em parceria com o Governo de Goiás, visa conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da atualização da caderneta de vacinação e imunização contra a poliomielite (paralisia infantil).

“Essa é uma campanha especial que dissemina conhecimento e ressalta a importância da cobertura vacinal para a saúde de nossas crianças. A vacina é uma prevenção essencial, e todas as nossas instituições de ensino vão receber esse material, por meio de parceria com o Estado de Goiás”, afirma Rogério Cruz.

Na solenidade, também foi entregue para a comunidade a revitalização do CMEI Goiânia Viva, dentro do programa Escola Viva, da Prefeitura de Goiânia, que destinou mais de R$33 milhões para a reforma de todas as unidades escolares da capital. Cada escola e Centro recebeu, de forma descentralizada, R$100 mil para aplicar em demandas estruturais.

No CMEI Goiânia Viva, os recursos foram utilizados na pintura completa de todo prédio da sede da instituição, com a revitalização de todo muro com pinturas artísticas, reforma do banheiro e colocação de pia de granito, reparo do telhado, implantação de para-raios, pintura do parquinho e reforma do depósito e da cozinha.

 

Parceria

O secretário municipal de Educação Wellington Bessa destacou que a Pasta trabalha em parceria com as Secretarias Municipais e Estadual de Saúde em várias ações. “Temos essa integração, e o programa Saúde na Escola, por exemplo, é referência. Agora, com a entrega desses 33.685 mil kits lúdicos e informativos, iniciamos uma corrente do bem para disseminar a importância da vacinação”, afirma.

A vacinação contra a Covid-19 nas instituições de ensino municipais foi destacada pelo secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, dentre as ações em parceria com a Educação. “Ajudamos os pais que, por motivo de trabalho e outros, tinham dificuldade de levar às crianças para serem vacinadas”, assinala.

Ainda de acordo com o titular da Saúde, “é preciso que todos entendam que doenças graves, que geram sequelas e podem, inclusive, matar, podem ser evitadas com vacinas. “A prevenção por meio da vacina é uma evolução de Saúde Pública, é a garantia de uma vida melhor para todas as nossas crianças, e não tem lugar melhor para falarmos sobre isso do que nas escolas. Nós sabemos que o mundo só se modifica e se desenvolve com educação, e para o desenvolvimento do conhecimento é preciso ter saúde”, narra Pedroso.

Representante do Governo de Goiás na solenidade, o secretário estadual de Saúde, Sandro Rodrigues, endossou que “é preciso levar saúde para as pessoas”. “Crianças saudáveis, brincando e aprendendo, esse é o objetivo do Xô Dodói, uma campanha que veio para ficar”, afirmou, ao destacar que Goiânia é a primeira cidade a receber os kits.

Para a diretora do CMEI, Regina Alves, a entrega dos suportes com quebra-cabeça, certificado de vacinação, máscara e cartela de adesivos, envolve as crianças e toda a comunidade escolar na divulgação da importância da vacinação. “Com as vacinas, mantemos nossas crianças longe de várias doenças. A prevenção é essencial, o melhor remédio, e essa campanha vai alcançar esse objetivo”, categoriza.

 

Aprovação

A dona de casa Alexsandra de Souza Borges, mãe de Lavynea Borges Fidelides, de cinco anos, disse estar feliz com a campanha. “O cartão de vacinação da Lavynea está atualizado, e hoje ela foi reconhecida por isso. E também recebemos a revitalização da escola, que ficou mais bonita ainda”, disse, ao receber o bem.

Com a campanha e as ações de incentivo à vacinação, Goiás espera atingir 90% de cobertura vacinal para afastar o risco de adoecimento das crianças. Em Goiânia, as ações formativas de profissionais de Educação, conscientização e a distribuição dos kits educativos estão sendo realizadas pelas equipes que integram o Programa Saúde na Escola (PSE).

 

(Informações: Secom – Prefeitura de Goiânia)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!