Após cinco noites de muitos atrativos, chega ao final mais uma edição da ‘Semana Cultural’ do Câmpus Norte da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Integrante do Conselho Estadual de Educação de Goiás, Sofia Rocha Lima emite opinião sobre o evento e diz que interiorização da cultura é fator importante.
Na noite cinco da XXVII Semana Cultural do Câmpus Norte: Sede Uruaçu da UEG, alegria total, dança, muito colorido, comidas típicas através de animada festa junina, com Quadrilha e show da banda Queixo de Cobra, uma das joias culturais da cidade da região mais alta de Goiás.
Uma super sexta-feira de despedida especial com gostinho de quero mais!
Sofia Rocha Lima incentiva interiorização da cultura
Procurada pelo JORNAL CIDADE, Sofia Rocha Lima, conselheira do Conselho Estadual de Educação de Goiás (CEE-GO), que apoiou o evento, salienta que a Semana Cultural da UEG “é um momento muito rico de aprendizagens lúdicas, pedagógicas, de trocas de experiências e conhecimentos”. Comentando ser um “momento também de valorização da cultura no processo de ensino-aprendizagem”, ela destaca: “Sabemos que a cultura é um componente ativo que potencializa novas ideias e conexões no processo educacional e na formação de um indivíduo crítico e socializado”.
Perguntada sobre a importância da interiorização da cultura, Sofia assinala: “Eu avalio que o processo de interiorização da cultura permite a troca de experiências entre o que há de mais urbano com a riqueza singular e genuína do interior do Estado”. Mais: “Interiorizar a cultura é também otimizar o turismo, valorizar e incentiva as potencialidades individuais e culturais, melhorar o desenvolvimento econômico da região, além gerar postos de trabalho, movimentar a economia local, gerando entretenimento para a população. Sou incentivadora da cultura em todo o Estado”.
Para Sofia, esse processo “ajuda a sociedade ampliar conhecimentos acerca de características, etnias, hábitos e princípios em ambientes diferentes, promovendo o crescimento social e o respeito” e, completa: “Levar a cultura a todos os ‘cantos’ é também uma quebra de paradigma que só soma para fomentar o desenvolvimento e crescimento tanto do indivíduo como de sua região”.
Trabalho sequencial
Após a realização no Câmpus Norte da XXVII Semana Cultural fica a certeza de que o trabalho para a edição do ano 2024 já começa por agora.
O Câmpus, localizado em Uruaçu, é reduto de alunos de diferentes cidades nortenses; e, de outras regiões, residentes ou não na localidade.
Conheça mais a UEG acessando:
Apoiadores
A realização de mais uma Semana contou com os seguintes apoiadores:
Leia também:
Bom teatro no dia quatro da ‘XXVII Semana Cultural’ da UEG
(Jota Marcelo. Com informações da UEG)