Com apoio da Emater, Uruana se prepara para a ‘44ª Festa Estadual da Melancia’

Reconhecido como a ‘Capital Nacional da Melancia’, Município encontra na fruta importante fonte de renda para produtores rurais. Emater desenvolveu papel essencial para o início do cultivo na região.

O primeiro plantio de melancia em Uruana se realizou em 1968, após diagnóstico da região realizado pelo engenheiro agrônomo Arsênio da Silveira, da Emater – Foto (acima e da home): Comunicação

 

Uruana se prepara para receber a edição 2023 da Festa Estadual e a 29ª Festa Nacional da Melancia, em eventos agendados para a sede do Parque de Exposições entre 14 e 17 de setembro. Com o apoio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), acontecimento agrupa concursos, desfiles e atrações musicais para a população e os visitantes.

No estande da Agência, os visitantes podem conhecer ações e programas de assistência técnica e extensão rural que a Emater realiza junto aos produtores rurais da região. No domingo 17, serão distribuídas seiscentas mudas de espécies nativas do cerrado.

“Anos atrás, a Emater enxergou o potencial de produção de melancia na região e, desde então, incentiva e oferece assistência a esses produtores com o objetivo de aumentar a qualidade dos frutos cultivados, melhorando a renda dos produtores. O trabalho que exercemos com agricultores familiares de Uruana é fundamental para garantir o sucesso da produção, colocando o Município como referência no cenário nacional”, destaca Rafael Gouveia, presidente da Emater.

Na programação da Festa da Melancia deste ano, degustação gratuita da fruta para o público durante todos os dias.

 

Histórico

O primeiro plantio de melancia no Município de Uruana foi realizado em 1968, após diagnóstico da região realizado pelo engenheiro agrônomo Arsênio da Silveira, da Emater. Ele concluiu que a localidade possuía condições favoráveis para o cultivo da fruta e proximidade com grandes mercados consumidores em ascensão, como o eixo Goiânia-Anápolis- Brasília e o mercado paulista.

O plantio foi realizado na fazenda do produtor Álvaro Moreira Domingues e a produção foi um sucesso. A partir deste resultado, os agricultores da região, acompanhados pela Emater, iniciaram a implantação da cultura de melancia na região. O cultivo foi expandido com a chegada de produtores de São Paulo, em 1974. Atualmente, 15 Municípios cultivam melancia na região. A fruta é comercializada nacionalmente e exportada para outros Países como a Argentina.

Em 1978, ocorreu a primeira Festa da Melancia em Uruana, sendo realizada em setembro, mês do aniversário do reduto. Em 1993, o acontecimento se tornou nacional, consolidando e apresentando grande importância econômica, social e cultural em Goiás.

 

(Informações: Comunicação Setorial da Emater Goiás)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!