‘Circuito das Cavalhadas’ chega a Santa Terezinha neste fim de semana

Encenação das batalhas entre mouros e cristãos será realizada no Distrito de Cedrolina no sábado e domingo 20 e 21.

Encenadas desde 1958, Cavalhadas em Cedrolina têm particularidades: começam com uma semana de antecedência e abrangem a Festa da Ressaca, realizada na semana seguinte ao evento – Fotos, inclusive a home: Divulgação/Secult Goiás

O Distrito de Cedrolina, no Município de Santa Terezinha, recebe as tradicionais encenações das Cavalhadas neste sábado e domingo (20 e 21 de julho), a partir das 14h, na sede do estádio Alexandre Pereira de Godoy. O evento, que faz parte do Circuito das Cavalhadas do Governo de Goiás, atrai grande parte da comunidade e de turistas, com entrada gratuita.

As Cavalhadas em Cedrolina são encenadas desde 1958. Os festejos têm particularidades, já que começam com uma semana de antecedência e há também a Festa da Ressaca, realizada na semana seguinte ao evento.

Antes da encenação, os participantes realizam a alvorada que desperta os cavaleiros que acompanham o cortejo festivo embalado pelos foliões do Divino de Pilar de Goiás, Município vizinho do Distrito. Esse espetáculo entre mouros e cristãos valoriza a tradição da princesa Floripa e a corrida das argolinhas em seus festejos.

Além de fortalecer as tradições, o festejo também movimenta todo o Município e cidades vizinhas, gerando emprego e renda na região. “O Distrito de Cedrolina tem um cuidado histórico com as Cavalhadas e o Governo de Goiás tem um compromisso com o desenvolvimento dos Distritos. Investimos na valorização cultural e salvaguarda desse patrimônio porque sabemos o quanto esse evento alavanca a economia e o turismo, ajudando o desenvolvimento de toda a região”, diz a secretária de Estado da Cultura Yara Nunes.

 

Circuito

Promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o Circuito das Cavalhadas engloba neste ano 15 Municípios goianos, sendo que Luziânia, Santa Cruz de Goiás, Jaraguá, Pirenópolis, Posse, Palmeiras, Hidrolina, São Francisco de Goiás e Crixás já realizaram seus festejos. Para o segundo semestre, ainda serão encenadas batalhas, no mês de setembro, em Corumbá de Goiás (5, 6 e 7), Pilar de Goiás (7 e 8), Silvânia (14), Niquelândia (29) e cidade de Goiás (25 e 26).

Em 2024, o Governo de Goiás investiu R$4,4 milhões para apoiar as Prefeituras na realização dos eventos. O investimento tem garantido estrutura e recursos para preparação das indumentárias e outros materiais necessários para cada festa.

 

 

(Informações: Comunicação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!