Evento contou com a parceria e o apoio de diversas iniciativas.

A Caminhada objetivou conscientizar e sensibilizar toda a comunidade uruaçuense – Fotos (acima e da home): Secom/Câmara e prefeitura

Conscientização e toda a mobilização reforçam importância do respeito, da aceitação e inclusão das pessoas com autismo. Na foto, representantes da Escola Betinho

No vital ato de inclusão, união de forças

Vereador Diogo Carvalho com Gislene Andréia Silva e o filho dela, Adryan Henrique
Na manhã de 2 de abril, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a coirmã entidade A.M.A.R. realizaram no Centro da cidade a edição 2025 da Caminhada de Conscientização do Autismo. O grande propósito foi sensibilizar a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e combater o preconceito em relação ao tema, que ainda persiste sob forte resistência da parte de determinadas pessoas.
Na concentração, no monumento Pássaro Grande; no percurso (avenida Tocantins); na permanência da chegada, em frente à sede da Câmara Municipal, muita determinação dos participantes – autoridades, personalidades, profissionais de ligação com o assunto, familiares e pessoas autistas, mais populares.
O evento recebeu apoio da prefeitura uruaçuense, via Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, da Educação e da Saúde. Da mesma forma, de outros parceiros públicos, privados, particulares, inclusive pessoas físicas. As entidades estão na expectativa de que todas as instâncias do Poder Legislativo, de fato, atuem pela causa de maneira contínua – Câmara Municipal de Uruaçu, Assembleia Legislativa de Goiás, Câmara dos Deputados e Senado.
Esclarecimento da prefeitura, representada no ato pelo prefeito Machadinho (MDB), pela vice-prefeita Bia (PP), pela primeira-dama Márcia Pedrosa Machado e por dezenas de colaboradores dos escalões municipais: ‘Reforçamos juntos a importância da inclusão, do respeito e do acesso a direitos para as pessoas autistas. Seguimos trabalhando por um futuro melhor para nossa cidade!’.
A Câmara se fez representada pelos vereadores Professora Nailda, Raimundo Ferreira e Joana Darc, ambos do MDB e, Josimar Nogueira (PSDB), Diogo Carvalho (PDT) e Joveny Magalhães de Sá (PL), assim manifestando: ‘Esse momento simboliza a luta por políticas públicas que garantam mais acessibilidade, respeito e oportunidades para as pessoas com autismo. Que essa iniciativa se fortaleça cada vez mais, construindo uma cidade mais inclusiva e acolhedora para todos!’.
Cresce o movimento
No Brasil, cresce esse movimento de conscientização. Desde outubro, nota-se trabalho acentuado em Uruaçu versando sobre a causa, uma mobilização possível através da disposição da parte de algumas pessoas lideradas por Rosana Pereira Aguiar Carvalho, presidente local da APAE. Pessoa que, vendo no cotidiano um sobrinho e a luta da irmã dela/mãe da criança, se dispôs com bondade máxima querer atuar em favor da causa.
O TEA é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar repertório restrito de interesses e atividades.
Segundo o Ministério da Saúde (MS), ‘o TEA não tem cura, mas o diagnóstico precoce permite o desenvolvimento de práticas para estimular a independência e a promoção de qualidade de vida e acessibilidade para essas crianças.’.
Ninguém portador de problema no desenvolvimento neurológico que prejudica a organização de pensamentos, sentimentos, emoções deve ser discriminado ou tratado com indiferença. Dica e pedido do JORNAL CIDADE: ajude a APAE de Uruaçu e de outras cidades!
Leia também:
–‘Caminhada de Conscientização do Autismo’ – 02/04/25, às 7h30, em Uruaçu
–APAE Uruaçu elege e empossa nova direção com Rosana Aguiar na presidência
(Jota Marcelo)