Façanhas do homem
Neste breve artigo quero discorrer sobre as grandes façanhas do homem. Aquelas para o bem e aquelas para o mal da humanidade. Façanha, entendamos aqui como um ato, uma atitude ou expediente deliberado, planejado, pensado que possam trazer resultados coletivos. Para as pessoas e para o meio ambiente, o planeta Terra, o único até então povoado de vidas animal e vegetal na organização do cosmos.
Quando se fala em façanha humana, estamos a nos referir ao uso da inteligência, aquele atributo neuropsíquico do cérebro humano em planejar, criar e resolver desafios. Em se pensando em um gigantismo feito humano de consequências negativas para as formas de vida em geral do meio ambiente e do planeta. O exemplo mais mórbido e devastador é a Guerra. Os conflitos bélicos representam a façanha de pior maldade contra a humanidade. Todos, literalmente saem perdendo; vidas e bens perdidos.
E aqui pouco ou nada importam os motivos dessa agressão contra outra Nação, aquele território alheio, a fauna, a flora e todas as infraestruturas do considerado “inimigo”. Porque são vítimas as pessoas civis, inocentes e todo o cenário geográfico, os mananciais aquíferos, a vegetação, produção agrícola, indústria alimentícia, hospitais, as escolas e bens públicos. E para resumir a enormidade do mal que uma guerra traz, as incontáveis mortes e mutilados que causa o conflito.
Tomemos e exemplo da Guerra da Rússia contra a Ucrânia. Motivos apontados pelo insano e mentecapto Vladimir Putin: temor da Ucrânia se filiar à Otan, e ela, Rússia, perder a hegemonia geopolítica regional (Ásia). Fica então essa gigante pergunta: esses motivos ou esse motivo justifica tanto horror como o produzido pelas armas de Guerra? Imperdoável motivo! São mortes absurdas, refugiados, medo, horror e dor humana.
Outras grandes façanhas produzidas pelo engenho da inteligência humana para o mal. A produção e fabricação das bombas atômicas, os artefatos radioativos. Eles são o que pode nominar de malignos inventos porque só trazem destruição, medo, horror e mortes. São invenções de mentes diabólicas. Na mesma esteira de produção as armas químicas (gases letais) e biológicas. São produções, são façanhas e inventos de cérebros doentes e psicóticos como os de qualquer ditador sanguinário e carniceiro como um Hitler ou Vladimir Putin.
E por último, para alegrar e gratificar as nossas mentes algumas façanhas do bem, da felicidade, do bem-estar, da saúde e da vida. E para nossa alegria e contentamento elas são muitas e valem serem lembradas. Muitas foram as mentes que brilharam e pensaram para a felicidade, na segurança e vida das pessoas. Na Medicina, por exemplo. Duas façanhas não podem ser esquecidas, a produção (invenção) dos antibióticos e das vacinas. Dois foram os cientistas que não podem ser esquecidos. Alexander Fleming, o descobridor e “inventor” da penicilina. E nessa leva de inspiração quantos não são os antibióticos produzidos que curam milhões de pessoas acometidas por graves infecções que antes morriam. Exemplos: tuberculose, tifo, sífilis, meningite, etc.
Outro gigante da Medicina, o médico e cientista Albert Sabin, criador da vacina contra a poliomielite (paralisia infantil). A humanidade em peso é agradecida a esses dois cientistas e seus discípulos por façanhas do bem, da saúde e da vida das pessoas.
Por fim, todos os cientistas, biólogos e médicos que arduamente, incansavelmente se dedicaram e produziram em tempo recorde, as vacinas contra uma doença tão molestante, invalidante e letal como a Covid-19. São façanhas do bem que a humanidade inteira, contrita e feliz agradece. Obrigado! A todos vocês que dedicaram os vossos tempos, as vossas inteligências e criação para o bem de todos. E indistintamente, para os que creem nas Ciências e na Medicina e para os negacionistas e supersticiosos.
- 31/05/2022 20:49:30 - Façanhas do homem
- 15/05/2022 21:30:09 - A Socio.Hereditariedade - Vilanias hereditárias
- 30/04/2022 23:51:33 - Autoestima
- 15/04/2022 23:59:59 - Doença das carótidas e AVC
- 26/03/2022 06:28:23 - ‘Efeito devastador’
- 12/03/2022 14:12:58 - Cigarro eletrônico
- 28/02/2022 11:10:28 - Uma perigosa associação – O perigo da obesidade mais Covid-19
- 15/02/2022 23:59:31 - Higiene e Covid-19
- 31/01/2022 17:54:08 - Na mesma
- 06/01/2022 21:28:37 - Medos de doenças e da morte
- 26/12/2021 22:40:13 - ARMAS PODEROSAS
- 14/12/2021 12:03:01 - PASSIVIDADE E COMODISMO
- Ver todo o histórico