RELIGIÃO

PADRE CRÉSIO RODRIGUES

Apostolado da Oração

Nove meses se passaram desde que uma fita verde foi colocada sobre o peito de 33 paroquianos desejosos de estreitar suas vidas junto ao coração de Jesus. Durante este tempo muitas celebrações e reuniões explicativas se sucederam na Igreja São José Operário (Uruaçu – Goiás), onde agora nasce o grupo do Apostolado da Oração. Momento solene, a Igreja preparada e acolhedora, a alegria estampada em cada rosto dos que conscientemente fazem a promessa de viver a Fé bebendo neste filão espiritual (Mt. 11,28-30) e a ele dirigindo seus préstimos.

Ao lado do altar do Santo Sacrifício uma pequena imagem representativa de Jesus que aponta o próprio peito, o incandescente coração… No coração a oração e a ação, são dois polos comportamentais da ortopraxis que devem identificar o cristão militante, como dois pés que lhe permite avançar qual discípulo do Mestre: esta ilustração nos remete a alternância entre desfrutar da companhia do Senhor na contemplação ou diálogo e estar no campo de batalha espiritual, o mundo, procurando contagiar as pessoas com o Amor infinito.

Do coração se extrai oração e ação. Estas duas atitudes edificam o coração, são as substâncias que prolongam a vida dos humanos projetando-os para a eternidade. Assim é que aprendemos com Marta e Maria (Lc. 10,38-42) cujas virtudes se complementam; assim é a escola de Jesus onde se aprende a estar com Ele para em seguida servi-lo; não serve bem quem primeiro não fica em sua companhia (Mc 3,13).

A ação do cristão que está nesta fileira é sinônima de evangelização ou apostolado, primeiro porque ele deve atuar com autenticidade nas relações humanas e sociais, mas também porque tem coragem de anunciar o Nome da salvação eterna, a felicidade que realiza os sonhos e alivia todas as dores: “Vinde a mim, vós todos e vos aliviarei”. Por sua vez, a oração é a energia espiritual da qual se abastece no Encontro 0com o Senhor, fonte da verdade, do justo, do bem e do belo: “Inspirai, ó Deus, nossas ações e ajudai-nos a realizá-las, para que em vós comece e termine tudo aquilo que fizermos”.

Eis, pois, os elementos identificadores dos membros deste grupo, inaugurado em uma fervorosa celebração: oração e ação apostólica, ou seja, apostolado da oração. Um parto religioso, radiante de serenidade em tantos rostos! Neste memorável dia, os 33 fiéis endossaram um coração simbólico sobre o peito, sustentado por uma fita vermelha, laço estreitando a união… Coroa de Cristo, de seu sacrifício abrasado de amor.

 

Oração:

Deus, nosso Pai, eu Te ofereço todo o dia de hoje: Minhas orações e obras, meus pensamentos e palavras, minhas alegrias e sofrimentos, em reparação de nossas ofensas, em união com o Coração de Teu Filho, Jesus, que continua a oferecer-Se a Ti, na Eucaristia, pela salvação do mundo. Que o Espírito Santo que guiou a Jesus seja meu guia e meu amparo neste dia, para que eu possa ser testemunha do Teu amor. Com Maria, Mãe de Jesus e da Igreja, rezo especialmente pela intenção do Santo Padre para este mês. Amém!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!