Prefeitura faz esclarecimento sobre fogo no lixão
Poder Executivo informa que Incêndio foi controlado e gestão reforça compromisso com solução definitiva.

Lixão de Uruaçu: mais um incêndio. Na foto, secretário Halahni Passos e operário no combate – Foto, inclusive da home: Secom/Prefeitura
Nota Esclarecimento da Prefeitura de Uruaçu emitida na manhã do domingo 24, detalha que houve ação imediata, tão logo o caso ganhou conhecimento, com mobilização de diferentes Pastas municipais e controle do incidente.
O documento foi emitido através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, comandada por Ângela Moutinho.
No início da Nota, está: ‘A Prefeitura de Uruaçu informa que o incêndio registrado no lixão municipal nas últimas horas já foi totalmente controlado. No momento, não há risco de novos focos. Assim que as chamas foram identificadas, equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Secretaria [Municipal] de Infraestrutura, do Corpo de Bombeiros e voluntários da comunidade se mobilizaram em caráter de urgência, garantindo uma ação rápida e eficaz para conter o fogo’.
Secretário municipal de Infraestrutura, Halahni Passos se fez presente, ajudou combater e prestou orientações.
Manifestando que ‘o lixão de Uruaçu é um problema histórico que atravessa gestões e preocupa pela dimensão dos impactos ambientais e à saúde pública’, a Administração Machadinho (MDB) sublinha que ‘tem trabalhado com seriedade para implementar uma solução definitiva, buscando alternativas que assegurem a destinação correta dos resíduos e a eliminação de riscos recorrentes’.
Extinção
Em dados da Assessoria de Comunicação Social do Ministério Público de Goiás (MPGO), o órgão informa que, conjuntamente com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), definiu, durante reunião realizada no mês de junho, a criação de força-tarefa para articular atuação integrada durante o período de transição da regionalização da gestão de resíduos sólidos. O objetivo é avançar rumo à extinção definitiva dos lixões dentro de Goiás.
As ações conjuntas visam fortalecer a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (lei número 12.305/2010) e consolidar a proposta de regionalização já estruturada pelo Estado.
A regionalização busca abordagem descentralizada, capaz de contemplar todas as regiões com soluções adequadas e sustentáveis para o manejo dos resíduos.
(Jota Marcelo. Com* Secom/Prefeitura e Ascom/MPGO)
- 19/06/2026 22:24:11 - Recuperação asfáltica de vias públicas soma R$16 milhões
- 17/06/2026 16:20:36 - Prédio onde funcionou hospital São Vicente é demolido
- 10/06/2026 17:31:23 - Vila Junina tem apoio da Câmara de Uruaçu
- 02/06/2026 23:40:12 - Obras de pavimentação asfáltica acompanhadas por vereadores
- 27/05/2026 16:16:59 - Vereadores têm reunião institucional com senador
- 20/05/2026 19:08:33 - Câmara de Uruaçu expande compromisso com transparência, modernização e aproximação popular
- 14/05/2026 13:19:24 - Aqui morava Tunico Ferreiro. Transformações urbanas
- 08/05/2026 14:36:55 - Uruaçu passa a ter CEP por logradouro. Qual é o CEP de seu endereço?
- 01/05/2026 10:18:40 - Em Uruaçu, a Comercial Metrópole resolve para o cliente. Acesse nosso Instagram pelo ‘link’ apresentado nesta postagem!
- 30/04/2026 22:34:24 - Alcides Maria Luz falece em Goiânia, aos 68 anos
- 29/04/2026 13:10:32 - Rubi S.A. de Uruaçu recebe visita de lideranças industriais e reforça protagonismo no setor bioenergético goiano
- 14/04/2026 08:23:14 - Rubi S.A. inicia visitas a vizinhos e fortalece comunicação com comunidades em Uruaçu
- Ver todo o histórico


