GTLO transformado em Pontão de Cultura

Com a nova classificação do Ministério da Cultura, o Grupo Teatral Limpando o Olho se vê diante de campo de atuação ainda mais abrangente, podendo beneficiar número maior de artistas e público.

Antônio Eckert: “Articulação em rede e da cultura como instrumento de transformação social” – Foto (inclusive da home) e imagem: Divulgação/GTLO

 

Existente desde 1997, o GTLO, dirigido por Antônio Eckert, tornou-se Pontão de Cultura, em dados do Ministério da Cultura, entidade cultural ou instituição pública de ensino que articula conjunto de outros Pontos ou iniciativas culturais, desenvolvendo ações de mobilização, formação, mediação, articulação de determinada rede de Pontos de Cultura e demais iniciativas culturais, em âmbito territorial ou em recorte temático e identitário.

Para Antônio Eckert, a aprovação do projeto Entre Veredas e Saberes – Pontão de Cultura no Edital de Pontão de Cultura da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) representa expressiva conquista coletiva para “nossa região, construída ao lado de coletivos, pessoas, grupos e instituições que acreditam na força da participação, da articulação em rede e da cultura como instrumento de transformação social”.

Segundo o Minc, os Pontos e Pontões integram da Política Nacional de Cultura Viva, regulamentada em 2015. A nova lei detém novidades que visam estimular, fortalecer ainda mais essa rede de gestão cultural. Desde a sua instauração, artistas, coletivos e instituições podem, via Certificação simplificada, autodeclarar-se como Ponto ou Pontão de Cultura. Até então, apenas as iniciativas fomentadas pelo Ministério ganhavam tal habilitação. O processo, entanto, não dá a eles o direito ao recebimento de recursos, mas garante chancela institucional que pode ser importante para a obtenção de apoios e parcerias, permitindo ainda articulação com os demais Pontos da rede.

Até agora, o GTLO, sediado em Uruaçu, portava a classificação Ponto de Cultura, entidade sem fim lucrativo pertencente aos grupos, coletivos com ou sem constituição jurídica, de natureza ou finalidade cultural, que desenvolvam, articulem atividades culturais continuadas nas suas comunidades ou nos seus territórios.

 

Expectativa

Manifestando ser momento de muita felicidade e “esperado por nós”, o dirigente teatral destaca que a entidade “agradece, de maneira especial, a Rede Estadual dos Pontos de Cultura de Goiás e a Rede dos Pontos de Cultura da Região Norte de Goiás, pelo apoio, confiança e fortalecimento da Cultura Viva em nosso Estado”.

Comentando que o resultado oficial ganhou publicação da parte da Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (Secult Goiás) no Diário Oficial do Estado (DOE), o militante cultural salienta: “Nosso reconhecimento diante de cada Ponto de Cultura, liderança, parceiro e integrante da Rede que caminhou conosco, compartilhou saberes, fortaleceu o diálogo e ajudou a construir esse momento histórico e ímpar. Vejo ser uma conquista totalmente nossa, junto com esses parceiros. E eu não tenho dúvida de que vamos seguir em ‘Rede’, fortalecendo a Cultura Viva que pulsa em nós e no nosso Estado!”.

Categorizando que o GTLO vai seguir “com a responsabilidade de fazer deste Pontão de Cultura um espaço de encontro, formação, articulação e fortalecimento da Política Nacional Cultura Viva em Goiás, Antônio Eckert acrescenta se tratar de mais um exemplo do quanto o trabalho da representação é empreendido com responsabilidade, mesmo em meio a tantas dificuldades.

 

Projeto Casa das Artes, atividade cultural do GTLO em andamento. Saiba mais clicando aqui!

 

(Jota Marcelo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!