Dados preliminares divulgados pela Conab estimam produção de 27,2 milhões de toneladas de grãos no Estado. A soja continua o carro chefe da produção em Goiás, em termos de volume, com a estimativa de 13,4 milhões de toneladas.
De acordo com as últimas estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgadas em 10 de dezembro, no 3º Levantamento da Safra de Grãos, é esperada a produção de 27,2 milhões de toneladas de grãos na safra 2020/2021 de Goiás. Caso se confirme a previsão, o Estado deve se manter como quarto maior produtor nacional de grãos, em uma área plantada de 6,1 milhões de hectares.
A soja continua o carro chefe da produção do Estado, em termos de volume, com a estimativa de 13,4 milhões de toneladas produzidas no Estado. O número representa um aumento de 2,1% na produção em relação à safra 2019/2020, e é esperado em uma área plantada de 3,7 milhões de hectares por todo o Estado (aumento da área de 4,2% em relação à safra anterior).
Em termos de volume, o milho também aparece com boas perspectivas para a safra 2020/2021, com estimativa de produção de 11,9 milhões de toneladas. O sorgo também aparece com destaque nas projeções da Conab, com estimativa de produção de 1,2 milhão de toneladas e aumento de 17,5% em relação à safra anterior, em uma mesma área plantada.
Nota-se, também, segundo a estimativa da Conab, que houve aumento da área plantada de arroz e feijão, no Estado. A área destinada à produção de arroz aumentou 7,1%, em relação à safra anterior, e a produção é estimada em 127,2 mil toneladas. Já o feijão teve aumento da área plantada em 2,2% e a produção é estimada em 329,8 mil toneladas.
Conforme avalia o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, apesar dos dados ainda serem bem preliminares, é destaque notar o esforço no incremento da produção no Estado. “Vemos, por exemplo, que os produtores do nosso Estado estão plantando mais arroz e feijão, além da tradicional soja, que também teve crescimento na área plantada. Isso mostra uma resposta do setor em aumentar ainda mais a produção de alimentos e garantir a segurança alimentar da população”, avalia.
“Do lado do Estado, o Governo de Goiás está trabalhando para garantir esses investimentos, a exemplo das cartas aprovadas do Fundo Constitucional do Centro-Oeste, o FCO, que tem destinado recursos para a melhoria da produção. É claro que ainda estamos muito no início da safra e alguns fatores podem interferir na produção, a exemplo do clima. Mas, estamos colocando nossos esforços para, junto dos nossos produtores continuarmos entre os líderes da produção de grãos no Brasil”, finaliza.
Outras produções
Também foi divulgado o Levantamento Sistemático da Produção Agropecuária (LSPA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Destaque para a produção de cana-de-açúcar em 2020, com produção de 76,8 milhões de toneladas e aumento de 1,6% em relação a 2019. Com a produção, o Estado se mantém como o segundo maior produtor nacional.
(Informações: Comunicação Setorial da Seapa)