Durante o mês de maio serão desenvolvidas ações em parques, palestras, ‘Seminários’ e ‘blitzes’ educativas para mobilizar a sociedade em favor de um trânsito mais seguro.
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás dia 6, o Maio Amarelo. Numa cerimônia, que contou com a participação de representantes dos diversos órgãos autuadores, Ordem dos Advogados do Brasil e Conselho Estadual de Trânsito, o presidente da autarquia, Delegado Waldir, lembrou que o trânsito mata mais que muitas guerras. Além de aproximadamente 1,4 mil vítimas fatais por ano, nos últimos três anos 139 mil pessoas ficaram sequeladas em decorrência de acidentes automobilísticos.
O Maio Amarelo é um movimento mundial de atenção pela vida no trânsito. Em 2024, o tema do central é A paz no trânsito começa por você. O Detran-GO trabalha com a campanha Não transforme o trânsito numa guerra, que serve para mobilizar a sociedade sobre a importância de ações prudentes no trânsito para a redução de acidentes.
Durante todo o mês de maio, órgãos públicos, iniciativa privada e sociedade civil somam esforços para debater a necessidade de redução dos índices de acidentes em todo o mundo. Em Goiás, são realizadas blitzes, palestras e ações educativas em diversos Municípios.
“O álcool, o excesso de velocidade, a falta do uso de cinto de segurança são os nossos maiores inimigos no trânsito. Não é à toa que a nossa campanha este ano traz o tema da guerra. Nas mãos de uma pessoa assassina, o veículo pode ser uma arma. Precisamos repensar nossas ações e promover a paz no trânsito”, defende o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir.
De início, a realização de um circuito de ações educativas em dez parques espalhados por todas as regiões de Goiânia, com o Detran-GO abordando ciclistas e pedestres, nos finais de semana, para ensinar sobre segurança no trânsito de forma divertida e interativa. As atividades, para todas as idades, incluem palestras, Oficinas, brincadeiras e distribuição de material informativo.
A programação do Detran-GO inclui ainda palestra voltada para moto entregadores, que irão ser recebidos no auditório dia 29 de maio para debater os desafios da categoria e as soluções para a segurança dos mesmos no trânsito.
Em parceria com a OAB, será realizado um Seminário no dia 23 de maio denominado Diálogos pela Vida no Trânsito, com a participação de integrantes da Comissão de Direito de Trânsito da Ordem. Será um espaço para discutir os aspectos jurídicos da segurança no trânsito e propor ações para a melhoria da legislação.
As ações do Detran-GO vão alcançar ainda vários Municípios do Entorno do Distrito Federal. Serão levadas atividades de conscientização para as cidades com o intuito de promover um trânsito mais seguro. Empresas de transportes de mesma região também receberão as equipes da autarquia para palestras educativas com apoio do Serviço Social do Transporte (Sest) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).
Campanha publicitária
Os números das guerras do Hamas e da Ucrânia são propagados pela imprensa e chocam pela quantidade de mortos, mutilados e feridos. Entretanto, se somada a quantidade de vítimas de acidentes de trânsito nos últimos três anos, que convivem ou conviveram com sequelas deixadas por ele, resultado: esses números são comparáveis aos de uma guerra e, por isso, deveriam promover o mesmo choque e comoção na população.
Foi nesse contexto o Detran-GO, por meio da agência Logos Propaganda, criou a campanha de conscientização intitulada Não transforme o trânsito numa guerra. Além de trazer dados que comprovam a quantidade e gravidade de sequelas deixadas pela imprudência (mais de 139 mil pessoas passaram a conviver com sequelas no Estado nos últimos três anos), o conceito adiciona força ao tema nacional do Movimento Maio Amarelo 2024: Paz no trânsito começa por você.
A campanha do Detran-GO traz, com imagens de forte impacto visual, associações que evidenciam aos motoristas o quanto suas atitudes podem estar contribuindo para um trânsito em guerra: ao usar o celular enquanto dirige, o efeito provocado é de uma granada – pronta para explodir e causar mortes a qualquer momento; ao beber e dirigir, o motorista faz do seu veículo um tanque de guerra, pronto para desencadear um ataque contra pessoas inocentes.
A campanha também traz depoimentos reais de vítimas amputadas, compartilhando suas rotinas depois dos acidentes, e ainda materiais educativos para todas as idades, incluindo ações nas unidades de ensino.
(Informações, sob adaptações: Gerência de Comunicação Detran-GO)