Lundin Mining promove treinamento simulado de segurança para barragem de mineração

Líderes da empresa destacaram que a barragem está segura e que o simulado é apenas medida preventiva que reforça a cultura de segurança.

Leonardo Costa Souto (esq.), vice-presidente da Câmara Municipal de Alto Horizonte; Luiz Borges da Cruz, prefeito de Alto Horizonte; Ediney Drummond, diretor presidente da Lundin Mining; subtenente Graziella Carneiro, comandante do Corpo de Bombeiros; e, Marcos Lewin, diretor de Sustentabilidade da Lundin Mining – Fotos, inclusive a home: Divulgação

 

Exercício prático no Parque de Exposições Agropecuárias, simulando situação de emergência na barragem de rejeitos. Na foto, o engenheiro de Gestão de Riscos e Emergências Juvenal de Morais Mendes Junior apresenta informações do mapa próximo à barragem, como parte do protocolo de segurança

 

Equipe do PAEBM, moradores de Alto Horizonte, representantes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, Polícia Militar e outras autoridades do Executivo e do Legislativo

 

A mineradora Lundin Mining promoveu nos dias 16 e 17 de abril, em Alto Horizonte, exposição do plano de emergências, atividades de treinamento, simulação e mobilização tendo em vista testar os protocolos de segurança da barragem de rejeitos no Município, localizado no Norte de Goiás. Dois eventos foram destaque: o Seminário Orientativo e o Exercício Simulado Prático.

Participaram das atividades o diretor presidente da Lundin Mining Brasil, Ediney Drummond; diretor de Sustentabilidade, Marcos Lewin; demais líderes da empresa; o prefeito de Alto Horizonte, Luiz Borges da Cruz; a vice-prefeita Rosimeire Pacheco; além de representantes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, Polícia Militar e outras autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo.

As iniciativas fazem parte do Plano de Atendimento a Emergências para Barragens de Mineração (PAEBM). Na data inicial, durante o Seminário, na sede da Câmara Municipal, foi apresentado o Plano com as melhores práticas e estratégias a serem seguidas em situação de emergência. Também foram discutidos os procedimentos a serem observados para aprimorar a segurança da barragem.

A representante da Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros, Capitã Miriam Lopes dos Reis Araújo, apresentou os Procedimentos de Evacuação a serem adotados nas Zonas de Autossalvamento (ZAS). O objetivo foi orientar da melhor forma possível as comunidades locais sobre como proceder em eventual situação de emergência e garantir que todos os protocolos de atendimento fossem alinhados.

O exercício prático foi realizado no segundo dia, no interior do Parque de Exposições Agropecuárias. Nesse caso, o objetivo foi simular uma situação de emergência com a barragem de rejeitos envolvendo a ativação e mobilização dos centros de operação de emergências, pessoal e recursos disponíveis, inclusive dos procedimentos de evacuação.

 

Propósito

O propósito das ações práticas é treinar a equipe de emergência, testar a eficácia dos planos de contingência, bem como garantir uma resposta rápida e eficiente em potenciais situações reais de emergência. Os dirigentes da empresa frisaram que os eventos são preventivos e ressaltaram que a barragem de rejeitos da Lundin Mining está estável, segura e é operada de acordo com o projeto aprovado.

“Esses exercícios são importantes para treinar a equipe de emergência e testar a eficácia dos planos de contingência, a fim de garantir uma resposta rápida e eficiente em situações de crise”, destacou Ediney Drummond. Ele acrescentou ainda que “no nosso simulado prático temos oportunidade de testar todos os nossos controles e verificar se as nossas ações estão sendo efetivas”.

Marcos Lewin concluiu os trabalhos informando a todos os participantes que “o evento foi muito importante para demonstrar a segurança da nossa barragem e de todos os nossos controles, não há motivos para preocupação, pois o sucesso dos testes demonstram que nossos processos são eficazes para garantir a segurança de todas as pessoas”.

As ações atenderam à Resolução 95 da Agência Nacional de Mineração (ANM), atualizada pela Resolução ANM número 130/2023, que determina a realização anual de um Seminário orientativo e um exercício simulado com a participação das Prefeituras, de organismos de defesa civil, equipe de segurança da barragem, forças de segurança e população.

 

(Informações: Comunicação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!