Iniciativa inédita é desenvolvida em parceria com Municípios para garantir alfabetização na idade correta. Índice de alunos com proficiência avançada subiu de 49% para 56% em um ano.
O Governo de Goiás realizou, desde 2021, investimento de R$58 milhões em alfabetização, com objetivo de garantir que todas as crianças matriculadas na rede pública saibam ler e escrever até o segundo ano do ensino fundamental. Como resultado, quase 300 mil estudantes foram atendidos e o índice de proficiência avançada saltou de 49% para 56% em um ano.
Os números são referentes ao programa AlfaMais Goiás, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e foram apresentados na quarta 17 de maio ao governador Ronaldo Caiado (UB). “Nós estamos tendo a oportunidade de transformar a Educação pública. E essa é uma meta de vida pra mim”, narrou o chefe do Executivo goiano.
Inédita, a iniciativa atende os 246 Municípios goianos e já distribuiu 350 mil livros, 144 mil kits escolares, 13 mil kits literários e 40 mil livros para professores. O programa ainda ofereceu formação a 3 mil gestores educacionais e o pagamento de oitocentas e cinquenta e duas bolsas aos profissionais envolvidos. As ações são inspiradas em um projeto semelhante desenvolvido no Estado do Ceará.
Presente na solenidade, o ex-prefeito de Sobral-CE e diretor da Associação Bem Comum, Veveu Arruda, parabenizou o governador pelos avanços obtidos na Educação estadual e contribuiu com observações para aprimorar o programa. “Trouxe sugestões para que o ‘Senhor’ alcance a meta que é fazer com que 100% das crianças de Goiás sejam alfabetizadas”, afirmou.
A secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, divulgou os dados do Sistema de Avaliação Educacional do Estado (Saego-Alfa), obtidos após a avaliação de 67.928 alunos em 2022. Desse total, 56% estavam com o padrão de proficiência avançado, 35% proficiente, 6% no nível básico e somente 3% abaixo do básico. Em 2021, menos da metade dos alunos tinha o padrão de proficiência avançado (49%).
“Uma criança bem alfabetizada, que lê, que interpreta, é uma criança que tem mais facilidade na vida, no Ensino Médio, Faculdade, emprego e trabalho. O processo de alfabetização é um alicerce de uma casa bem construída. Quanto mais educação, mais mobilidade social”, destacou Fátima Gavioli.
Parceria
Embora a Educação infantil seja responsabilidade dos Municípios, por meio do programa AlfaMais Goiás, o Governo de Goiás auxilia as Prefeituras a promover a alfabetização dos alunos na idade adequada.
Dessa forma, os estudantes chegam à rede pública estadual, ao final do ensino fundamental, melhor preparados.
(Informações: Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás)