Videomonitoramento de Aparecida de Goiânia é modelo para cidade de Minas Gerais

Prefeito mineiro conheceu a estrutura e o funcionalidade do sistema de videomonitoramento aparecidense implantado através do projeto Cidade Inteligente.

Vilmar Mariano: “Explicamos ao prefeito Marco Antônio como foi implantado o projeto Cidade Inteligente em Aparecida e como ele funciona” – Fotos, inclusive a da home: Wigor Vieira/Prefeitura

 

 

Em 21 de outubro, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, recebeu na sede da Cidade Administrativa Maguito Vilela o prefeito de Itabira-MG, Marco Antônio Lage. O visitante conheceu a estrutura e funcionalidade do sistema de videomonitoramento aparecidense implantado através do projeto Cidade Inteligente.

Marco Antônio Laje reconheceu a importância da estrutura que contribui para redução de vários índices criminais em Aparecida. O prefeito mineiro, inclusive, estuda implantar projeto semelhante em sua cidade.

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Hans Miller, apresentou ao prefeito de Itabira e ao seu secretário municipal de Administração, Gabriel Quintão, toda estrutura do Centro de Inteligência Tecnológica (CIT) onde agentes de diferentes forças de segurança trabalham em conjunto no monitoramento em tempo real de avenidas, praças, parques e prédios públicos espalhados pela cidade.

“Explicamos ao prefeito Marco Antônio como foi implantado o projeto Cidade Inteligente em Aparecida e como ele funciona. Mostramos, por exemplo, vários casos em que nossa Guarda Municipal conseguiu, através das câmeras, evitar furtos em escolas”, disse Vilmar Mariano sobre o encontro.

 

Cidade Inteligente

Com uso de tecnologia de ponta, o projeto Cidade Inteligente propõe serviços públicos com objetivo de desburocratizar o atendimento à população e ainda aumentar a segurança dos mais de 600 mil aparecidenses.

Na fase inicial do projeto, foram implantados mais de 700 quilômetros de fibra óptica em Aparecida de Goiânia. Além disso, câmeras de alta resolução com capacidade de alcance de até dois mil metros foram instaladas em pontos estratégicos da cidade.

Os equipamentos auxiliam as forças de segurança na prevenção e combate às ações criminosas. O projeto Cidade Inteligente também beneficia áreas importantes da Administração municipal como Saúde e Educação.

Batizado de Olhos de Águia, o videomonitoramento aparecidense também auxilia as forças de segurança na identificação de foragidos da Justiça bem como na localização de veículos com registro de furto ou roubo.

 

(Informações: Comunicação/Prefeitura)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!