Em mais uma inovação, o governo Valmir Pedro proporciona maior comodidade aos pacientes de Uruaçu que lidam com enfermidade renal e hemodiálise.
Com a implantação, as duas partes saem ganhando, considerando a desburocratização, qualidade e o bem-estar, envolvendo procedimentos e deslocamentos de todos os pacientes de hemodiálise residentes na cidade do Norte goiano.
O programa de transferência de renda disponibiliza mensalmente R$300, destinados para ajudá-los no abastecimento de veículos próprios, pagamento de táxi, uber ou mototáxi, nas ocasiões do vaivém casa-unidade de saúde-casa, três vezes por semana. Explanando que os recursos também podem ser utilizados para comprar medicamentos, insumos médicos e cesta básica, o prefeito Valmir Pedro (PSDB) esclarece: quem tem outras opções de transporte, sem despesas, está autorizado investir cada repasse em outras necessidades.
Durante entrevista coletiva, o prefeito relembrou que ônibus era o meio de transporte utilizado pelos enfermos nos trajetos Uruaçu-Goiânia e Uruaçu-Goianésia, época em que necessitavam deslocar a outras cidades para realização de sessões de hemodiálise. Com a implantação da Clínica de Diálise de Uruaçu, toda filtragrem e limpeza do sangue acontece na própria cidade. Ele informou que o propósito da Prefeitura de Uruaçu, via Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, foi evitar de os pacientes permanecerem períodos de até cerca de duas horas – ida e volta –, dentro de ônibus (tempo que levaria para passar pelas residências e se dirigir até a sede da clínica [mais o retorno], na rua Pará, loteamento São José). Pior que isso, só mesmo quando a alternativa era viajar.
Recursos próprios
O Transporte para a Vida tem despesa 100% custeada com recursos próprios do Município. O início da operacionalidade do programa é imediato, após projeto de criação, aprovação, planejamento financeiro e implantação da parte da Prefeitura. O crédito inicial em contas bancárias dos atuais 35 pacientes que passam por tratamentos na clínica está programado para 10 de outubro.
Diversas autoridades (inclusive, a maioria dos vereadores) e lideranças classistas marcaram presença na cerimônia de lançamento, ocorrida neste 14 de setembro, em ato que diferentes componentes da mesa usaram a palavra, comentando a novidade assistencial.
Comentando serem contemplados todos os 35 pacientes, a vereadora Domingas Quilombola (Solidariedade) participou e elogia o programa que chega para aliviar parte das dificuldades enfrentadas pelos mesmos e por familiares deles.
(Jota Marcelo)