Em evento tradicional, prefeito de Uruaçu, Valmir Pedro e, a primeira-dama Anne Lígia realizam novo almoço, para 2,2 mil famílias dos programas Gás Solidário e Pão na Mesa.
Desde quando era bem jovem, no início do amplo e dedicado trabalho público que o hoje prefeito uruaçuense Valmir Pedro (PSDB) desenvolve, sua grande e permanente proximidade com as pessoas humildes é um dos costumes dele, que tem origem em família pobre, com os pais criando muitos filhos sob condições simples, porém sem abrir mão da labuta diária, dentro da honestidade. Com apenas seis anos, Valmir perdeu o pai José Pedro Tereza (era 1982) e as dificuldades foram aumentando. A mãe Geraldina Teodoro Tereza faleceu quando ele tinha 18 anos (em 1994). O sofrimento cresceu.
Justamente por passar por tantas dificuldades, se vendo obrigado abandonar os estudos temporariamente ainda criança, para ir trabalhar, ajudando no sustento de casa, é que Valmir Pedro sabe demais sobre conviver portando baixo poder aquisitivo. Na condição de comandante do Poder Executivo na localidade nortense, nos mandatos 2017-2020 e 2021-2024, o prefeito volta atenção especialíssima em favor das famílias carentes, criando, mantendo e fazendo fluir uma das maiores redes de proteção social municipal do interior de Goiás.
Só dos programas Gás Solidário e Pão na Mesa, são 2,2 mil famílias. Todos os anos, na programação do aniversário de Uruaçu, o prefeito e a primeira-dama (ela também é de família humilde) fazem questão de promover gigante, delicioso almoço – com arroz carreteiro (prato típico gaúcho composto de arroz e carne de charque), boi no rolete (doado pelo empresário uruaçuense Oziris Ribeiro Silva), vinagrete, água e refrigerante para todas as famílias assistidas pelos programas. Momento também para confraternização e, celebração (ainda maior) da data natalícia do Município de 92 anos, alcançados em 4 de julho.
Neste 2023, o evento aconteceu no sábado 8 de julho, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e novamente, em peso, as pessoas atenderam o chamamento. Não é fazer política, é uma interação humana mais próxima com as famílias, comentava o prefeito ao JORNAL CIDADE, na edição de 2022 do almoço, acrescentando que esse respeito nutrido pelo mais humildes jamais acabará da parte dele. A esposa disse, na época, que tudo é feito com respeito, consideração e carinho.
Valmir: ‘Transformado a vida das famílias carentes’
Ciar e colocar para funcionar programas sociais, beneficiando famílias que vivem em situação de vulnerabilidade econômica e social devido o baixo poder aquisitivo, é uma das maiores satisfações de Valmir Pedro. Isso, bem apoiado pela esposa e, por Laise Gracy dos Santos França, secretária municipal de Desenvolvimento Social, com supervisão do Fundo Municipal de Assistência Social de Uruaçu.
O Gás Solidário é copiado (no bom sentido) rotineiramente por Prefeituras de todas as regiões do Brasil. Em abril, por exemplo, vereadores da cidade goiana de Rubiataba visitaram Uruaçu, conhecendo os programas sociais criados pelas gestões Valmir Pedro. O programa acaba de ganhar mais quinhentas famílias e agora são 1,7 mil. Para o segundo semestre de 2023, está projetado contemplar outras quinhentas. Elas recebem a cada dois meses, com recursos do Tesouro Municipal, R$120 para que possam comprar gás de cozinha.
A dimensão do Pão na Mesa superou expectativas, em época que ainda existem quem pensa que determinadas famílias não ficam sem alimentar o café da manhã em toda cidade do País. Sim, a pobreza extrema existe no Brasil inteiro e a Padaria Comunitária mantida pela Prefeitura de Uruaçu ajuda amenizar essa deficiência! Desde as fornadas iniciais de pão que passaram a deixar mais digno o café da manhã das famílias cadastradas, a vida mudou para melhor, em providência que pode não representar muito para alguns (que preferem criticar), mas, para quem realmente precisa, é benefício de primeira.
Outros programas criados por Valmir Pedro – como o Transrural, Mãe que Cuida, Melhor em Casa, Corujão da Saúde, Centro Cultural e Esportivo de Uruaçu (CCEU); mais as eficiências implantadas em outras frentes de serviços assistenciais (cestas básicas, Conselho Tutelar, visitas, orientações em geral, encaminhamentos, passagens, etc.) –, funcionam regularmente.
De Valmir Pedro ao JC: “São programas que têm transformado a vida das famílias carentes da nossa querida cidade de Uruaçu e, faremos muito mais em favor dessas famílias, que tão bem conhecemos e sabemos das suas necessidades”.
(Jota Marcelo)