Válido para alunos de todas as cidades, inclusive Uruaçu e Goiânia – Enem: saiba como você ainda pode estudar e se dar bem no Exame

Confira algumas dicas da startup Evolucional para se dar bem na prova do Exame Nacional do Ensino Médio, que acontecerá no mês de novembro. O Enem é bastante extenso e composto por vários conteúdos diferentes.

Fazer simulados ajuda o cérebro a se acostumar com as características da prova – Imagem (Arquivo), inclusive a da home: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

 

Os estudantes e vestibulandos que vão fazer o Enem já estão se preparando para a prova, que acontece em novembro de 2022. Mesmo o calendário marcando a metade do ano, ainda é possível mudar alguns processos na rotina de estudos e entender como se dar bem no Exame, a principal porta de entrada para o ensino superior.

Não existe, é claro, uma rotina específica que seja eficaz para todos os candidatos, já que cada pessoa é única e se adapta de uma maneira diferente. Mas, algumas orientações valem para todos os candidatos. Pesquisa desenvolvida por grupo de psicólogos nos Estados Unidos, na área da psicologia educacional e, publicada pelo Sage Journal, mostrou que as técnicas mais úteis são a realização de testes práticos, como os simulados e, a distribuição organizada de conteúdos.

A Evolucional desenvolveu um modelo de simulado do Enem que é referência em todo o País. A empresa utiliza a metodologia conhecida como Teoria de Resposta ao Item (TRI), que chega a uma precisão de 99,7% do resultado do Exame. Apenas em 2020, a startup aplicou mais de 2 milhões de simulados para estudantes de todo o Brasil.

O sócio-diretor da startup, Vinícius Freaza, defende a importância de os alunos fazerem simulados. “É por meio da simulação do Exame que o candidato consegue entender quais são seus pontos fortes e quais conteúdos precisa se dedicar mais para atingir o resultado esperado. Hoje atendemos mais de 3 mil escolas em todo o País e, o retorno que recebemos é muito positivo, pois a partir dos resultados dos simulados o aluno consegue se antecipar e direcionar o foco de seus estudos aumentando as chances de aprovação”, destaca o executivo. Pensando nisso, Freaza separou algumas dicas gerais e valiosas que podem contribuir nesse processo de estudos. Veja a seguir.

 

Saiba priorizar

O Enem é bastante extenso e composto por vários conteúdos diferentes. Saber quais são os assuntos mais recorrentes em cada área do exame é essencial.

Isso ajuda o candidato a ser mais assertivo, concentrando suas energias e tempo no que é realmente importante.

 

Faça um planejamento

Após entender os conteúdos que, de fato, precisam ser priorizados é extremamente necessário desenvolver um planejamento que mantenha a rotina de estudos, definindo quantas horas por dia serão dedicadas a cada área ou disciplina.

É importante também descansar, praticar atividades físicas e que ajudem a manter a saúde mental.

 

Não erre questões fáceis

O Enem é corrigido com uma metodologia específica chamada de Teoria de Resposta ao Item (TRI). Tal teoria atribui maior pontuação a candidatos que acertam um maior número de questões fáceis.

Por isso, é fundamental que o candidato saiba identificar e priorizar questões fáceis em provas antigas do Enem, por exemplo.

 

Faça simulados

Fazer simulados ajuda o seu cérebro a se acostumar com as características da prova. O Enem é diferente de todos os outros vestibulares, com questões que envolvem diversas disciplinas e exigem grande habilidade de leitura e interpretação de textos em todas as áreas.

Para entender como ele funciona e dominar essa estrutura, os simulados devem fazer parte do seu dia a dia e, com isso, é possível se sentir mais seguro para o momento do exame.

 

Evolucional

Fundada em janeiro de 2014, é uma startup de educação que tem o objetivo de auxiliar gestores e educadores a tomarem decisões pedagógicas através de dados obtidos a partir de avaliações. Está presente em mais de 3 mil escolas em mais de setecentas e vinte cidades em todo o Brasil.

Como carro-chefe, tem o Simulado do Enem, utiliza como metodologia a TRI e, só em 2020, realizou mais de 2 milhões de simulados no território nacional.

Foi premiada com o selo Great Place To Work entre as 100 melhores empresas para se trabalhar no Estado de São Paulo.

 

(Informações, sob adaptações: Comunicação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!