Cidade no Norte goiano sediará etapa da competição, dias 7 e 8 de outubro. Sinônimo de adrenalina na pista, com muitas manobras de pilotos de vários Estados e, claro, entre o público.
O Campeonato Goiano de Motocross/2023 prosseguirá dias 7 e 8 de outubro, em Uruaçu, com a prova tendo a realização da Prefeitura e da Câmara Municipal (apoiadores institucionais locais), sob supervisão da Federação de Motociclismo do Estado de Goiás (FMG) e organização do Moto Clube GP, entidade atuante no segmento desde 1986 e, que destaca: o prefeito Valmir Pedro (PSDB), a Secretaria Municipal de Cultura de Turismo, a Superintendência Municipal de Esportes e as demais
Pastas municipais receberão o circo do Goianão de Motocross na pista que vai ser construída e adequada às regras da modalidade.
Na pista, ao lado da sede do Aeroporto Municipal, pilotos, além dos anfitriões goianos, oriundos de Estados como o Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Pará, mais do Distrito Federal.
Um dos maiores nomes da história do motocross no Norte de Goiás, o piloto uruaçuense Weder Ribeiro – discreto, empreendedor urbano e rural, piloto de avião, ele está em plena atividade, sempre sintonizado com questões das duas rodas, beliscando premiações nas provas (inclusive fora de Goiás) –, é incentivador maiúsculo e trabalhou bastante para que Uruaçu se tornasse sede. Ele estará montado, participando, na terra natal.
Com a iniciativa, Weder Ribeiro, que, aplaude a somatória de forças em favor da etapa, não almeja nada pessoal para si, vê, juntamente com todos, a diversão reinar, Uruaçu movimentada ao extremo em um final de semana, com ampla prática na modalidade esportiva que gera visibilidade enorme para toda cidade sede. O evento também movimenta a economia, o comércio e pontos de prestação de serviços. Tudo isso, ao mesmo tempo, gerando empregos por dois dias para dezenas de pessoas.
Programação
No sábado 7, os treinos livres estão programados para 9h e, os treinos cronometrados,
12h. A partir das 15h30, a hora e a vez das baterias programadas da MX5, 50cc, MX Junior, Nacional e MXF. No domingo 8, às 10h30, acontecerá a primeira das baterias previstas: a Intermediária, seguida da MX4. Em seguida, a primeira bateria da MXPró, a 65cc e, no último bloco, correrão a MX3, a Incentivo e a segunda bateria da MXPró, que finaliza a segunda etapa.
Informando que, depois de anos na expectativa de receber uma etapa, Uruaçu vai sediar, pela primeira vez, etapa do Campeonato, a organização esclarece que haverá
bateria da categoria Incentivo, com participantes em início de carreira e ainda sem experiência para acompanharem os que têm mais know-how (veteranos, de conhecimentos maiores). ‘Poderão participar também pilotos de Cross Country e Enduro. Poderão participar pilotos com motos até 250 cilindradas 4T’, especifica publicação da organização’, emendado: ‘A principal novidade é a criação da categoria MX Pró, uma fusão da MX1, MX2 e MX2Jr e, serão duas baterias com pontuação e premiação por bateria’. Nessa opção, apenas motos de 250 a 450cc.
Estrutura e premiação
De acordo com o Moto Clube GP, como habitualmente ocorre nas provas do Goiano de Motocross, será oferecida aos participantes ótima estrutura de boxes, com banheiros, sanitários, áreas de alimentação, pista de 1,2 mil metros de extensão com obstáculos que exigirão técnica e preparo físico e, que oferece expectativas de bom espetáculo para o público (sem cobrança de ingresso), que se acomodará em arquibancadas e terá à disposição sanitários, estacionamento, praças de alimentação, dentre outras comodidades e, óbvio, muitas emoções.
A denominada premiação pecuniar, de R$26 mil, será distribuída para os cinco, dez ou quinze primeiros colocados, conforme a categoria. A premiação com troféus será entregue aos cinco primeiros em todas as categorias.
Em suas publicações, a organização informa distintos informações, características, atrativos de Uruaçu, englobando as zonas urbana e rural.
Inscrições
Ainda em dados do Moto Clube GP, os pilotos podem se inscrever antecipadamente, com desconto, até dia 5, pelo Site www.mxgo.esp.br. Depois, somente na Secretaria de prova no sábado 7.
Outra informação: com o intuito de incentivar, haverá continuidade na não cobrada da taxa de inscrição da 50cc, 65cc e MXF (Feminina). Porém, para ter direito, os pilotos deverão fazer inscrição antecipada também.
Mais de 20 empresas apoiam todo o atrativo esportivo em Uruaçu.
(Informações: Comunicação; e, JORNAL CIDADE [que, objetivando apoiar, publica esta reportagem espontaneamente nas versões eletrônica e, impressa {edição da quinzena 16 a 30/09/23}])