Ação realizada em duas localidades contribui para controle populacional de animais e apoio a famílias de baixa renda.

Uruaçu vai sediar outras etapas da iniciativa – Foto, inclusive da home: jornal Correio Popular (Uruaçu)
A Prefeitura de Uruaçu, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Norte (Cidernorte), concluiu mais uma etapa do Mutirão de Castração de Animais Domésticos. A ação foi realizada em dois setores da cidade – bairro Vitória (Casinhas) e vila Primavera –, entre a segunda e terceira semanas de agosto. Mais de 270 cães e gatos foram castrados, entre machos e fêmeas.
De acordo com Ângela Moutinho, titular da Pasta ambiental, o resultado do trabalho representa marco importante no controle populacional de animais e no combate ao abandono. “Foram cerca de 120 fêmeas atendidas. Se fizermos a conta, considerando uma média de cinco filhotes por cadela, evitamos que aproximadamente 600 filhotes viessem a nascer sem lar. Isso significa menos animais abandonados nas ruas e mais saúde para a comunidade. O objetivo do ‘Mutirão’ foi plenamente alcançado”.
O médico-veterinário Vitor Eduardo Valentin Lopes, do Cidernorte, integrante da equipe responsável pelos procedimentos, também avaliou positivamente a iniciativa. “Atendemos principalmente famílias de baixa renda, que não teriam condições de custear uma cirurgia particular. Além do número expressivo de animais castrados, tivemos pouquíssimas intercorrências e todo o trabalho foi realizado com segurança e responsabilidade. Esse impacto será sentido em médio e longo prazo na cidade, com a diminuição da superpopulação e das doenças relacionadas”.
Fundamental
Para Ângela Moutinho, a continuidade do programa é fundamental. “O prefeito Machadinho [de Uruaçu, MDB] abraçou a causa da proteção animal, transformando uma promessa de campanha em realidade. Estamos cumprindo o compromisso de avançar no controle populacional e no bem-estar dos animais, e novas etapas do Mutirão serão anunciadas em breve”.
Além do apoio do presidente do Cidernorte e prefeito de Novo Planalto, Eudes Araújo (MDB), e da prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares (MDB), empresários e profissionais da cidade também auxiliaram na estrutura da iniciativa. Essas parcerias relevantes têm o reconhecimento e a gratidão da Administração municipal e da população uruaçuense.
(Informações, sob adaptações: Secom/Prefeitura)