Trânsito de Uruaçu terá câmeras de monitoramento

Tecnologia a ser utilizada para monitoramento do trânsito (sem multas) na cidade nortense é mais uma novidade apresentada, dentro do plano de mobilidade urbana empreendido pela gestão Machadinho (MDB).

Trânsito urbano de Uruaçu apresenta sucessivas novidades em 2025. Instalação de câmeras, além de outras estruturas, estão por vir – Fotos, inclusive da home: Márcia Cristina/JORNAL CIDADE

 

Em sequencial garantia de reforços coletivos para o trânsito e a segurança viária de Uruaçu, a Administração 2025-2028 tem tornado realidade uma série de novidades. A meta é estruturar com qualidade máxima as condições em geral das vias públicas da cidade comandada pelo prefeito Machadinho, que tem como auxiliares diretos no segmento, Marina Curado (superintendente municipal de Trânsito) e doutor Wagner Paes Camapum (secretário municipal de Mobilidade Urbana).

Durante recente agenda institucional na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO), em Goiânia, o Município obteve distintos benefícios, com destaque para mais de 20 câmeras de monitoramento a serem adquiridas por meio de processo licitatório. Previstas para ser instaladas em avenidas e ruas estratégicas, elas ajudarão monitorar o trânsito, com a Prefeitura especificando: ‘O uso da tecnologia como aliada da gestão pública vai ampliar a capacidade de fiscalização, contribuir para a prevenção de acidentes e reforçar o apoio às forças de segurança, garantindo mais tranquilidade à população de Uruaçu.’.

Opinando que dezenas de conquistas em 2025 ‘reforçam a parceria entre o Município e o Governo de Goiás, por meio do Detran, e demonstram o compromisso da gestão municipal com ações concretas voltadas à segurança, à mobilidade urbana e à qualidade de vida dos cidadãos’, o Executivo expande investimentos anunciados em fevereiro, quando de visita do presidente da autarquia, delegado Waldir Soares, a cidade, ato público noticiado pelo JORNAL CIDADE nas versões eletrônica e impressa. Relembre clicando aqui! &#**

Machadinho e Marina se reuniram na capital com Waldir Soares, ouvindo o reforço da informação de que os reforços não serão cessados com o passar dos meses. Na mesma oportunidade, Uruaçu ganhou, ainda, ‘a destinação de motocicletas, tachões, placas de sinalização’. Segundo Machadinho, “focar ações em favor do trânsito, envolvendo motoristas e pedestres, no fortalecimento da mobilidade urbana e da segurança no trânsito da nossa cidade”, é mais um resgate de compromisso firmado na campanha eleitoral.

Adiantando que “mais e mais novidades chegarão”, o prefeito sublinha, via Secretaria Municipal de Comunicação (Secom): ‘Durante o encontro, foram apresentados pedidos considerados estratégicos para a melhoria da fiscalização e da organização do tráfego urbano, que foram prontamente atendidos. Uruaçu será contemplada com três motocicletas zero quilômetro para reforçar as ações da SMT, além da conquista de novos tachões e placas de sinalização, que vão contribuir diretamente para a organização do trânsito e o aumento da segurança viária.’.

Todas as novidades anunciadas estão previstas para funcionarem plenamente entre janeiro e março.

Cresce nas cidades brasileiras, a implantação de câmeras de monitoramento de ligação direta com o trânsito e a mobilidade urbana. Para que o leitor tenha maior noção, Goiânia soma mais 4 mil câmeras de monitoramento urbano colocadas em centenas de bairros. Na sua maioria instaladas visando a fiscalização de trânsito, as mesmas compõem seis diferentes tipos de monitoramento público, que, inclusive, detém parceria público-privada (PPP) através do programa Connecta Goiás – Segurança Colaborativa. Frisa-se que uma parte delas é destinada para auxílio no sistema de segurança pública.

Procurada pelo JC, a Superintendente Municipal de Trânsito (SMT) informou que já de início, a função única de cada aparelho eletrônico instalado em Uruaçu será auxiliar na organização, melhoria do trânsito e da mobilidade, além de ajudar na fiscalização. Ou seja: no caso uruaçuense, as câmeras de videomonitoramento não chegam para utilização na aplicação de multas.

Em todos os Estados e no Distrito Federal, a liberação para o uso das câmeras de videomonitoramento ocorreu em consonância com a Resolução número 532 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), de 17 de julho de 2015.

 

Cópia de gravação

Lei surgida há pouco tempo no País, é permitida conceder à vítima o direito de acessar e obter cópia de gravação de imagens geradas por sistemas de videovigilância para contribuir na elucidação do ilícito cometido. Com aprovação no Congresso, o dispositivo foi inserido no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Em informações, adaptadas e atualizadas, da Agência Câmara de Notícias, ‘o cidadão necessariamente deverá apresentar, ao detentor do sistema de videovigilância (público ou privado), uma identificação pessoal e o Boletim de Ocorrência [B. O.] lavrado pela autoridade policial, indicando a data em que ocorreu o fato e os horários pertinentes para a seleção e a coleta das imagens’.

Palavras do deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM), autor do projeto, quando da tramitação da proposta: “Muitas vezes o cidadão envolvido em acidente de trânsito não pode comprovar a autoria de eventual ilícito em razão da fuga do outro motorista”, acrescentando que “a mudança auxilia na identificação de quem deixa de prestar socorro ou assumir a responsabilidade”.

 

Na capital Goiânia (foto), atualmente existem mais de 4 mil câmeras de videomonitoramento, em sua maioria de ligação direta com questões do trânsito. Prefeitura da capital tem o Centro de Controle Operacional (CCO) – Foto (Arquivo): Divulgação/Prefeitura de Goiânia

 

Câmera de videomonitoramento em Aparecida de Goiânia: liberação para o uso no Brasil desde 2025 – Foto (Arquivo/JORNAL CIDADE): Secom/Prefeitura de Aparecida

 

(Jota Marcelo. Com fontes citadas)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!