Torcida grande para o Norte goiano eleger deputado estadual

Candidatos a deputado estadual com moradias ou atuações no Norte de Goiás, falam ao JORNAL CIDADE como se sentem – níveis de crença e confianças em suas vitórias. Tomara que número máximo de nortenses conquiste vagas na Alego! Aliados declaram votos, comentando suas preferências.

Desde o pleito eleitoral 1986, Uruaçu não elege deputado estadual – Foto: Jota Marcelo/JORNAL CIDADE. Foto da home: TSE

 

Oficialmente, geograficamente, contando com 26 Municípios, a região Norte não tem tradição de eleger deputado estadual, uma das mais tristes realidades dessa parte de Goiás, que também tem em seu cotidiano todo um envolvimento diário com determinadas cidades de outras regiões, especialmente do Vale do São Patrício, Centro, Nordeste, Entorno do Distrito Federal e, até do Sul do Tocantins – Dobra-se a quantidade de redutos e, com o fator Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), um dos mais significativos empreendimentos do Governo de Goiás no interior, essa proximidade se acentua.

Em reportagem que aborda inicialmente interligação geográfica enorme, o cenário da mesma lembra, politicamente, a não somatória de forças que devia predominar, inclusive com a possibilidade real de sempre eleger um nortense deputado federal (atuar na Câmara Federal, na capital Brasília), além de dois ou três deputados estaduais para trabalharem na Assembleia Legislativa de Goiás.

Um facilitador para o Norte ter representantes na Alego, através de todas as eleições, seria a redução do número de concorrentes da região, possibilidade difícil devido a excessiva quantidade de frentes políticas, com cada uma atrelada às campanhas eleitorais municipais e de íntimas ligações com seus respectivos líderes políticos maiores, em especial congressistas e, claro, deputados estaduais de poucas identidades com a parte mais alta goiana. A campanha é de 2022, mas, muita gente tem olhares fixados no pleito de 2024.

 

Votos para outros centros

Esse cenário causa algum desconforto, desânimo no eleitorado nortense e afins, que, sem se sentir comprometido, acaba destinando milhares de votos para uma legião de concorrentes fixados em outras regiões. Em toda campanha, é gigante a quantidade de candidatos de outros centros votados, algo permitido pelas características democráticas do evento. Existe a questão do saber votar bem e em quem votar, com ciência sobre o que todo candidato tem a oferecer (e praticar trabalho) em favor da municipalidade e para a população de cada comunidade. Naturalmente, candidato vitorioso da região a ajuda de maneira mais elevada, fluem compromissos profundos diante da região natal e do eleitorado que anseia por melhoras. Entretanto, a comunhão de ideias – entre frentes políticas e na relação dos políticos com os eleitores –, é cada vez mais rara.

São os votos que fazem falta para disputantes nortenses, algo visto claramente com os não vitoriosos (apesar de receberem votações consideráveis) Marisa Araújo, em 1998; Professor André, 2002; Lourencinho, 2006; Chiquinho (atual presidente da Câmara Municipal) e Valmir Pedro, 2010; Professor Francisco, 2014; e, Machadinho, 2018.

Médico e empresário, doutor Francisco Barroso sempre defendeu coalização em Uruaçu, com apenas um nome saindo candidato, mesmo que não fosse o dele, porém essa realidade jamais foi vista, com procedimentos idênticos ocorrendo em outras cidades – Porangatu, Niquelândia, Minaçu, São Miguel do Araguaia.

O saudoso Júlio da Retífica, ex-prefeito de Porangatu, nunca se elegeu diretamente para a Alego, onde ocupou cadeira na condição de suplente. Prefeita atual porangatuense, em 2006 Vanuza Valadares foi eleita de forma direta (com 12.103 votos, em coligação e sigla que contribuíram para isso, via quociente eleitoral) e, a partir dali, o Norte ninguém mais elegeu. Na época com 13 anos, hoje um dos filhos dela, Givago Valadares (PRTB), é candidato a deputado estadual, com Porangatu apresentando mais disputantes: Sheilismar da Rádio (PRTB), Pedro Fernandes (AGIR) e Professora Sandra (PSDB).

 

Manifestações

Uruaçu tem 29,135 mil eleitores aptos para votar. Porangatu, 31.009. Niquelândia, 27.555. Minaçu, 22.527. São Miguel do Araguaia, 18.361. São cerca de 100 mil votos em cinco cidades.

O JORNAL CIDADE quis saber que balanço alguns dos concorrentes a deputado estadual nortenses ou de ligação forte com a região fariam de suas campanhas, além de outros comentários, como níveis de crença e confianças em suas vitórias. Tomara que número máximo de nortenses ganhe vagas na Alego!

 

Doutor Rodrigo (Avante)

 

Candidato pela primeira vez e, eleitor da Seção 48, localizada no Salão do Tribunal do Júri (Fórum), setor Aeroporto, em Uruaçu, doutor Rodrigo disse à reportagem: “O sentimento que toma conta no nosso coração nesse momento é de gratidão. Muita gratidão de ter vivido e ter a oportunidade de estar ao lado de toda a população do Centro-Norte goiano! Com certeza absoluta do sonho já há muito ‘entalado’ no peito de todos dessa querida região, agora, vai se tornar realidade. E, a sensação que a gente tem a receptividade, o carinho. Fizemos uma campanha limpa, bonita, propositiva, sem nenhum ataque e, acima de tudo, com respeito, dialogando com a população. Caminhamos por todo o Centro-Norte, em dezenas de cidades e, o sentimento que tomou conta de todos foi esse: que agora a representatividade voltará para nossa região!”.

Advogado e empreendedor, o mesmo é defensor efusivo do Centro-Norte goiano, parte abrangente de cidades nortenses, do Vale do São Patrício, emendando com redutos da Grande Goiânia. Alertando que, principalmente, o Norte em si não elege deputado estadual desde 2006 (Uruaçu desde 1986), o candidato pede veementemente que o eleitor vote nele, que tem toda a vida entrelaçada com a referida área goiana.

Doutor Rodrigo tem o apoio dos ex-prefeitos uruaçuenses Carlos de Almeida Mascarenhas, Zé Alvorada, Edmundo Filho, Lourencinho e Solange Bertulino. Quem também está ao lado dele é a vereadora Bia (Cidadania), cotadíssima para concorrer ao cargo de prefeita ou vice-prefeita em 2024. Também mega cotados para concorrerem a prefeito ou vice e, incentivadores de primeira hora, Ozires Ribeiro Silva, presidente local do UB e, Machadinho, suplente de deputado estadual, atuam cotidianamente no projeto do amigo desde o período da pré-campanha.

Com Marussa Boldrin (MDB), doutor Rodrigo solidificou dobradinha única. Vereadora por Rio Verde, ela disputa vaga de congressista com total apoio do deputado federal Zé Mário (MDB), que optou não concorrer neste ano devido distintos compromissos profissionais.

 

 

Eliane Pinheiro (PSDB)

 

Eleitora da Seção 174, no Centro de Ensino em Período Integral Aeroporto, setor Aeroporto, em Uruaçu, Eliane Pinheiro, que foi deputada estadual na última legislatura (após se eleger com 19.778 votos pelo hoje Mobilização), está na disputa de sua terceira candidatura.

Em 2018, pelo mesmo PSDB, não se elegeu, apesar de arrebatar expressivos 24.484 votos, dos quais 3.340 nas urnas uruaçuenses. Não recebeu votos em apenas 31 Municípios, do total de 246 existentes.

Procurada diretamente pela reportagem (prática diante de todos os candidatos), Eliane não retornou ao JC. Da mesma forma, uma assessora dela foi contatada pelo periódico e, também não enviou resposta. Recentemente foi postado em Rede social da dela, natural de Anápolis: ‘Ser político não é uma tarefa fácil, mas me emociono muito quando vejo o brilho nos olhos das pessoas de gratidão por nosso trabalho. Quando fui deputada, muitas foram as minhas ações que, com muita luta, trouxeram dignidade para os goianos. Sei que conseguirei fazer ainda mais por cada um de vocês. Tenham essa certeza!’.

Apoiada por dois prefeitos nortenses – Valmir Pedro (Uruaçu) e Carlos Alberto Leréia (Minaçu) –, ambos do PSDB, Eliane soma outras forças, em diferenciadas regiões. Ela, que já frequentava na época Uruaçu, onde alugou uma casa em 2018, mesmo ano em que transferiu o domicílio eleitoral para a cidade, se apresenta como sendo moradora efetiva de Uruaçu, identificação feita cotidianamente por Valmir, Chiquinho (sem partido [presidente da Câmara Municipal local]), outros vereadores e demais aliados.

Bem melhor que gente espalhafatosa, o comportamento da observadora Eliane é sereno, sabe esperar o instante adequado para falar com interlocutores, não porta sorriso largo ou gargalhadas, atitudes que levam alguns taxá-la (injustamente) de não carismática.

As dobradinhas maiores dela são com o deputado federal Lucas Vergilio (Solidariedade), candidato à reeleição e, com a vereadora goianiense Sabrina Garcez (Republicanos), que também trabalha para conquistar uma das 17 cadeiras da Câmara Federal.

 

Doutor Cláudio Brandão (Avante)

 

Eleitor da Seção 127, interior do Externato São José, setor Oeste, em Goiânia, o médico e advogado se candidatou em três ocasiões anteriores.

Informando ao periódico se sentir honrado em participar de nova eleição “com intuito de representar o povo goiano”, é claro: “Eu nunca fugi à luta. E, não seria agora que me furtaria ao bom combate”. Pontuando que a cada ano detém a convicção que pode ajudar “mais e mais pessoas em meu dia a dia, como médico e ativista social”, destacou estar confiante na vitória, “mesmo porque tem crescido o número de apoiadores espontâneos. Não os comprados pelo vil metal. Não vendi minha alma, tampouco comprei pessoas. Saio de cabeça erguida e dono de minha consciência!”.

 

GORDIN EVENTOS (Cidadania)

 

“A análise que nós fizemos da nossa campanha é ‘do tostão contra o milhão’. Sem estrutura de Estado, sem cargos e sem estruturas de Municípios. Mas, do lado do povo mesmo, caminhando, olhando no olho de cada cidadão de Uruaçu, de outras cidades e pedindo votos. Essa é a nossa leitura”, expôs, de maneira bem reflexiva, mas com confiança, à reportagem, o vereador uruaçuense Gordin Eventos (do Cidadania e, vice-presidente da Câmara Municipal no ano corrente), que também é empreendedor nos ramos da promoção de eventos artísticos (inclusive, shows para Exposições Agropecuárias) e de supermercado.

Eleitor da Seção 148, no Colégio Estadual Joana D’Arc, Vila União, em Uruaçu, Gordin Eventos, homem novo, é candidato pela segunda vez e, em seus planos consta a vontade de se tornar prefeito de Uruaçu. Tudo isso, feito com planejamento e parcerias, esclarece o aliado do prefeito Valmir Pedro e do governadoriável Gustavo Mendanha (Patriota) (de quem é amigo pessoal desde a fase criança). Sua principal dobradinha é com Jovair Arantes (Republicanos), candidato a deputado federal.

 

Angelina Santos (Mobilização)

 

Eleitora da Seção 113, estabelecida na sede da Escola Filomeno Luiz de França, bairro São Vicente, em Uruaçu, Angelina Santos pertence ao então partido PMN.

Esclarecendo tocar a campanha com muitas dificuldades, obstáculos e sem recursos financeiros, a candidata comentou ao JORNAL CIDADE: “Mas carrego comigo o sentimento de gratidão a todas aquelas pessoas que estão comigo nessa caminhada, que se dedicam para me ajudar. E, a cada pessoa que nos recebe em suas casas, nos seus estabelecimentos de trabalho, com carinho e respeito. Eu me sinto vitoriosa, agradecida, primeiramente a Deus, por ter me dado a determinação e coragem e, de estar em meio a tantos, concorrendo a uma cadeira na Assembleia Legislativa. Gratidão também aos meus familiares e, amigos, companheiros de caminhada da nossa campanha. Obrigada, muito, também ao JORNAL CIDADE, pela oportunidade de poder falar”.

 

Janio Ferreira (PT)

 

O petista, nascido em 31 de agosto de 1980, já foi candidato a prefeito (2020) e a vereador (2012 e 2016) por Uruaçu.

Sublinhando ter sido “uma campanha de pé no chão”, detalhou: “Uma campanha de poucos recursos, mas uma campanha de muita esperança de renovação, sem ódio. Uma campanha tranquila, indo de casa em casa procurando as pessoas e pedindo voto. Estamos confiantes em uma boa votação para poder eleger maior número de deputados estaduais, federais que o PT de Goiás já teve. E, claro, eleger Lula [PT] também, mesmo que não seja no primeiro turno, mas sim, elegê-lo no segundo turno”.

Janio Ferreira fez dobradinha com o colega de partido, Edward Madureira, que disputa vaga para deputado federal.

 

[Leia mais sobre política, abaixo

 

Posicionamentos, votos e justificativa

O JORNAL CIDADE quis saber opiniões de aliados, que, manifestam votos e destacam seus candidatos. Por que seu candidato é a melhor opção para deputado estadual?

Confira!

 

Wandresley Menezes, bacharel em Direito, presidente do Conselho Comunitário de Segurança e Defesa Social de Uruaçu Goiás (2º CONSEG) de autônomo. Vila Xique-Xique, Uruaçu

“O doutor Rodrigo é homem íntegro e de conduta ilibada, advogado há 20 anos, conhece muito bem os direitos e deveres, sendo ele filho de Uruaçu. É a melhor opção, por mérito e exemplo de uma vida dedicada ao Centro-Norte goiano. Doutor Rodrigo ama Uruaçu e a região e, fará um extraordinário trabalho na Alego”.

 

Guthierys Rodrigues Reis de Souza, assessor administrativo. Residencial Buena Vista I, Uruaçu

“Mesmo sem mandato, Eliane Pinheiro consegue ajudar muito Uruaçu. Eu acompanhei sua luta nos bastidores da política, e isso me fez ter a certeza que ela será a melhor opção para nos representar na Alego. Outro fator importante é o fato dela ser moradora de Uruaçu. Já fui algumas vezes em sua residência e posso garantir: Eliane é sim uma uruaçuense”.

 

Efigênia da Aparecida Moreira Lago, vendedora. Setor Sul I, Uruaçu

“Desde criança, doutor Cláudio Brandão sempre pensa nas pessoas, luta pelos seus sonhos. Filho de pai mecânico e mãe dedicada, que trabalharam muito para seus filhos chegarem onde chegaram. Nada mais que isso, doutor Cláudio Brandão sempre vem lutando para realizar seus sonhos e um grande sonho do seu saudoso pai, o popular Batata, como todos conheciam. Meu voto é para doutor Claudio Brandão. Como filho de Uruaçu, tenho certeza que meu candidato a deputado estadual fará melhor pela nossa cidade, porque aqui ele tem raízes”.

 

Jucimar Alves, 38 anos, locutor, apresentador, animador e, empreendedor propagandista e de marketing. Jardins dos Ipês I, Uruaçu

 

“Gordin Eventos é a melhor opção para Uruaçu, pelo seu caráter, sua força de vontade em trabalhar com dedicação ao nosso Município que tanto precisa e merece ter este jovem empreendedor e político talentoso como deputado estadual. Acredito que Uruaçu e seu povo não se arrependerão, pois Gordin é homem de palavra e compromisso”.

 

Luis Carlos Moreira, construtor civil. Uruaçu

“Angelina é a melhor escolha para Uruaçu e Goiás, pois ela conhece a necessidade dos menos favorecidos. Tenho certeza que como deputada estadual ela lutará com toda garra e força para ver mudanças na atual situação. Mulher humilde filha de Uruaçu, conhecedora das necessidades, do atual estado, é a melhor escolha. Lutará e representará Goiás com garra e firmeza. Meu muito obrigado, JORNAL CIDADE, por poder me manifestar!”.

 

Antônio Ricardo Eckert, diretor de teatro e ator e, comerciante. Uruaçu

“Janio Ferreira é filho de Uruaçu, funcionário público estadual, possui pós-graduação em psicopedagogia institucional e clínica pela FABEC [Faculdade Brasileira de Educação e Cultura], é pós-graduado em Docência no Ensino Superior pela UEG [Universidade Estadual de Goiás], Pedagogia pela UEG e Música pela FaSeM [Faculdade Serra da Mesa]. É artista e músico comprometido com a arte e cultura e, com o povo da região. Na Assembleia, poderá usar essa experiência”.

 

(Jota Marcelo e Márcia Cristina)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!