“E é muito! Ele está me ajudando subir, ‘durante’ uma quadra!”… Ajudar, deixar uma pessoa alegre: isso é possível com pequenos gestos, pequenas atitudes. Não necessariamente, jamais precisa ser com iniciativas e atos vultuosos. Solidariedade, solidariedade, solidariedade sempre!
Solidariedade. É possível ajudar, sim!
No trajeto de uma quadra, jovem cidadão ajuda catador de material reciclável conduzir pesado carrinho em ladeira da avenida T-5, no setor Bueno, Goiânia, capital de Goiás, na tarde de 12 de novembro de 2021.
Alegre, o carrinheiro seguia falando em voz alta que estava recebendo a ajuda. “E é muito! Ele está me ajudando subir, ‘durante’ uma quadra!”
Categoria
Boa parte desses trabalhadores urbanos integrantes das cenas diárias das médias e grandes cidades atua de maneira individual, sem vínculos com quaisquer entidades.
Com sede em Goiânia, o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – Goiás (MNCRGO), tem desenvolvido atividades que valorizam a categoria. Em fevereiro do ano passado, por exemplo, foi realizada a Marcha dos Catadores, com reivindicação, entre outras prioridades, de ‘coleta seletiva que valorize os catadores e suas Cooperativas’.
(Jota Marcelo)