Sessão histórica e Josimar Nogueira se elege presidente da Câmara

Mandato presidencial do vereador Josimar Nogueira (PSDB) no Poder Legislativo de Uruaçu teve início imediato, se estendendo até 31 de dezembro de 2026.

Josimar Nogueira: novo comando na Casa de Leis uruaçuense – Fotos (Arquivo e atuais), inclusive da home, e imagens: Comunicação/Câmara

 

Eleição transcorreu dentro da normalidade

 

Josimar Nogueira dirigindo sessão imediatamente ser eleito para a presidência 2026, assessorado pela procuradora-geral da Casa de Leis, doutora Maria Amélia Borges da Hora Batista – Foto: Valdimir Júnior/Câmara

 

Josimar e Joveny Magalhães de Sá, nova vice-presidente do Poder Legislativo de Uruaçu – Foto: Valdimir Júnior/Câmara

 

Josimar sucedeu Fábio Vasconcelos no órgão que detém 13 vereadores. Fábio se tornou um dos mais democráticos e atuantes presidentes na Câmara da localidade nortense, viabilizando entendimentos, aprovação de projetos e celeridade em vasto trabalho benéfico ao Município, durante mais de quatro anos. Fábio entrou para o seleto grupo dos qualificados presidentes do Legislativo uruaçuense – Foto: Valdimir Júnior/Câmara

 

Durante sessão de cunho histórico realizada no plenário da Câmara Municipal de Uruaçu na noite da quarta 21 de janeiro, Josimar Nogueira (PSDB) se elegeu presidente da Casa de Leis para o período janeiro a dezembro de 2026, ao receber quatro votos em primeiro turno e ser eleito por aclamação no segundo, após Chiquinho (UB), também detentor de quatro votos, renunciar à disputa em favor da união e pacificação, iniciativa que elevou ainda mais tal historicidade.

Substituindo Fábio Vasconcelos (PSDB), o parlamentar em primeiro mandato terá no comando o seguinte quadro presidencial, definido por meio de chapa única e aclamação:

Vice-presidente: Joveny Magalhães de Sá (PL)

Primeiro-secretário: Fábio Vasconcelos

Segundo-secretário: Luizim Pauferro (PSD)

Primeiro suplente: Paulo Cantor (PDT)

Segundo suplente: Professora Nailda (MDB)

 

Com disputa

No pleito interno para composição da nova mesa diretora, houve confronto democrático: concorreram também ao cargo: Chiquinho (quatro intenções de votos), Diogo Carvalho (PDT, dois), Paulo Cantor (dois) e Michel Mindlin (UB, um). Como houve empate, e escolha foi para o segundo turno. Chiquinho pediu a palavra e pregando união, paz, trabalho com tranquilidade cotidiana, declarou renúncia.

Comissão Eleitoral Fiscalizadora integrada pelos vereadores Joveny Magalhães, Raimundo Ferreira (MDB) e Rones Maia (UB) conduziu o trabalho, em conjunto com a procuradora-geral doutora Maria Amélia Borges da Hora Batista; e, o controlador interno Luciano Bordiga.

A Procuradoria Especial da Mulher, sob responsabilidade de Joveny em 2025, passou a ser comandada por Joana D’Arc (MDB), auxiliada por Professora Nailda e Joveny, procuradoras adjuntas. Algo decidido também em chapa única, sob votação por aclamação.

Prefeito de Uruaçu, Machadinho (MDB) não se envolveu com assuntos englobando essa corrida presidencial do Legislativo. Ele torceu e torce para que normalidade máxima flua na Câmara, ao mesmo tempo em que defende absoluta consideração sempre e relação institucional respeitosa diante dos 13 vereadores e de todos os servidores públicos legislativos.

 

Simbolismo

Sessão histórica por ter sido determinada pela Justiça Comum, convocada pela Procuradoria-Geral, sob coordenação de doutora Maria Amélia Borges da Hora Batista, e por marcar uma transição na presidência do órgão, após Fábio geri-lo nos anos 2022, 2023, 2024, 2025, mais 21 dias dentro de 2026.

Conforme noticiado em diferentes ocasiões pelo JORNAL CIDADE, a eleição ocorrida dia 11 de agosto do ano passado, reelegendo Fábio pela quarta vez, foi judicializada (após provocação da parte das vereadoras Joana D’Arc e Professora Nailda no Ministério Público do Estado de Goiás [MP-GO], que acatou o caso), e impetrado mandado de segurança, com o Poder Judiciário optando por torná-la nula, na segunda semana de janeiro. A Procuradoria-Geral da Câmara também tornou sem efeito os atos de agosto.

Seguindo o que determina o regimento interno da Casa, Fábio (que recorreu na Justiça) permaneceu presidindo a Câmara por cerca de mais três semanas. Diante da recente decisão judicial, ele convocou a eleição de 21 de janeiro.

 

Discurso de Josimar

Em discurso resumindo, Josimar Nogueira disse que a função presidencial, os demais cargos da mesa e a ocupação de funções na Câmara são simbólicos, com cada integrante devendo atuar com responsabilidade e dentro do que é correto.

Ele manifestou: cada decisão será tomada dentro da normalidade, via regimento interno, Lei Orgânica do Município, Constituição Estadual e Constituição Federal (CF). Isso, sem fugir de quaisquer princípios legais e da atuação pública em defesa da municipalidade, da população e das representações.

O novo presidente adiantou também que em todos os momentos o trabalho dele tem fundamento na sintonia com a união, sem rixa. Afirmando que fará um pronunciamento com observações e agradecimentos mais amplos em sessão futura, o mesmo agradeceu aos vereadores, colaboradores e aos munícipes pela nova realidade pública estabelecida em Uruaçu através da Câmara.

Josimar convocou reunião extraordinária para segunda 26 de janeiro, 19h, com a pauta centrada em matérias enviadas pelo Executivo, ambas de extrema importância pública coletiva. Daí, a razão da sessão extra.

 

Primeiro ano

As sessões ordinárias 2026 terão início na segunda quinzena de fevereiro. Geralmente são realizadas às 19h de toda segunda-feira, podendo ser acompanhadas presencialmente ou através de plataformas digitais.

Na data 31 de dezembro, os 13 vereadores da cidade do Norte goiano encerraram os trabalhos do primeiro ano da Legislatura 2025-2028.

Em ordem de votos, assim foram eleitos nas urnas em 6 de outubro 2024:

Josimar Nogueira (PSDB) – 768 votos

 

Diogo Carvalho (PDT) – 757

 

Paulo Cantor (PDT) – 639

 

Luizim Pauferro (PSD) – 637

 

Joveny Magalhães de Sá (PL) – 619

 

Raimundo Ferreira (MDB) – 588

 

Chiquinho (UB) – 572

 

Fábio Vasconcelos (PSDB) – 566

 

Professora Nailda (MDB) – 564

 

Jhonatha Fernandes (PSB) – 555

 

Michel Mindlin (UB) – 551

 

Rones Maia (UB) – 543

 

Joana D’Arc (MBD) – 383

 

(Jota Marcelo. Colaborou: Márcia Cristina. Com atualizações)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!