Ronaldo Caiado toma posse e diz que momento agora é de trabalho

Empossado democrata reafirma compromissos com transparência, combate à corrupção e eficiência. “Onde tiver Goiás vai ter a mão forte do Estado”, disse o novo governador de Goiás, neste 1º de janeiro de 2019.

 

[ANTES DA REPORTAGEM, confira três mensagens de uruaçuenses enviadas ao novo governador Ronaldo Caiado

 

 

 

 

 

Ronaldo Caiado, no discurso da Assembleia: “Governador de Estado é funcionário público que tem de dar satisfação à população, estar à frente dos problemas, saber diagnosticá-los” – Fotos: Imprensa/Assessoria

 

 

 

No Palácio das Esmeraldas, Caiado recebeu a faixa governamental (esta e as fotos seguintes)

 

 

“Me ajudem a governar, é momento de trabalho, vamos ao trabalho, vamos resgatar Goiás.” Com um chamado à população e às lideranças políticas, Ronaldo Caiado (Democratas) encerrou seu discurso de posse como novo governador de Goiás. Na cerimônia da manhã desta terça-feira (1º), com plenário e galeria lotados na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, ele deu o tom do novo Governo: “Onde tiver Goiás vai ter a mão forte do Estado”.

No início de seu discurso, Caiado reconheceu que este é o momento “mais desafiador” de sua carreira política. O mesmo lembrou o resultado das urnas em outubro: “Vocês sabem da supremacia que existia em Goiás. Mas o povo goiano resolveu reagir. Saiu em campanha no Estado todo dizendo uma palavra só: ‘Mudança’”.

Para ele, os que se acreditavam “donos do poder” foram obrigados a entender o novo momento do Estado e do País: não há mais espaço para ‘articulações e marketagens’. A mensagem das urnas é clara: ‘Governador de Estado é funcionário público que tem de dar satisfação à população, estar à frente dos problemas, saber diagnosticá-los’”.

Em resposta às novas demandas do eleitorado, Caiado propôs transparência acima de tudo. “Vou devolver o Estado ao povo de Goiás, este é meu compromisso maior”, disse. Em seguida, o governador enumerou as principais bandeiras de sua gestão: segurança, educação, saúde e tolerância zero com a corrupção. Entre suas prioridades, inseriu ainda a eficiência nos gastos públicos, a valorização dos servidores e o combate às desigualdades regionais.

Caiado agradeceu o voto de confiança da população e também o apoio dos deputados estaduais para garantir a governabilidade do Estado. No encerramento, demonstrou otimismo: “Sou um homem forjado na luta e temente a Deus. Peço a ele que me ilumine todos os dias. Vamos recuperar o Estado de Goiás, vocês podem ter certeza!”

Já empossado, o governador seguiu para o Palácio das Esmeraldas, onde recebeu a faixa de seu antecessor José Eliton (PSDB). A praça Cívica se encheu de populares, jornalistas e políticos. Ali, Caiado passou em revista as tropas e fez discurso rápido. Entrou no Palácio das Esmeraldas, para onde deve se mudar em breve e, logo depois partiu para o aeroporto. Seu compromisso, em Brasília, na parte da tarde foi prestigiar a posse do presidente da República Jair Bolsonaro (PSL).

 

Autoridades

A posse de Ronaldo Caiado e de seu vice, Lincoln Tejota (Pros), teve a presença de familiares, eleitores, políticos, empresários e autoridades estaduais e federais. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, foi uma delas. Também compareceram à Assembleia o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB); o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Gilberto Marques; presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-GO), Platon Teixeira; o procurador-geral de Justiça, Benedito Torres; o defensor público geral do Estado, Domilson Rabelo; e, o arcebispo metropolitano, d. Washington Cruz.

Outros convidados ilustres foram o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), Celmar Rech; o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), Joaquim de Castro; o senador eleito Vanderlan Cardoso (PP); o suplente senador Luiz Carlos do Carmo (MDB), que assumirá a vaga do titular Caiado; e, os atuais senadores Wilder Morais (PP, futuro secretário estadual de Indústria e Comércio), Davi Alcolumbre (Democratas-AP), Chico Rodrigues (Democratas-RR [eleito em 2018]) e Elmano Férrer (Podemos-PI).

Igualmente, deputados federais eleitos – Zacarias Calil (Democratas), Alcides Rodrigues (PRP), Major Vitor Hugo (PSL). Reeleitos – Lucas Vergilio (SD) e Delegado Waldir (PSL). Também Roberto Balestra (PP), não reeleito. Mais deputados federais de outros centros: Carlos Melles (Democratas-MG), Luis Carlos Heinze (PP-RS) e Pauderney Avelino (Democratas-AM).

Além dos deputados estaduais em peso, estavam lá o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira; e, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Lúcio Flávio Siqueira de Paiva.

A família de Ronaldo Caiado participou das solenidades e se emocionou em muitos momentos. A mulher, Gracinha Caiado, e os filhos Anna Vitória Gomes Caiado, Ronaldo, Maria e Marcela ficaram o tempo todo ao lado do novo governador, assim como irmãos e cunhados.

 

José Nelto: ‘Acaba a era das trevas’

Como parte da cerimônia de posse de Ronaldo Caiado, o deputado estadual José Nelto (Podemos) discursou representando a base de apoio ao novo Governo. Na tribuna, não poupou críticas às gestões Marconi Perillo (PSDB) e José Eliton.

O parlamentar destacou que a chegada da gestão Caiado encerra um período de “trevas” no Estado. “O Governo do tempo novo foi uma tragédia para Goiás”, disse ele, antes de citar dívida de R$32 bilhões que será herdada pela nova Administração. “O senhor precisará de oito a 12 anos para terminar as obras inacabadas”, complementou.

Nelto afirmou, no entanto, que confia na seriedade do novo Governo. “Ronaldo Caiado não veio para virar a página deste tempo. Veio para fechar este livro e começar um outro, pautado na honestidade e na competência. Goiás vai viver uma nova era de progresso e desenvolvimento”, encerrou Nelto, que é deputado federal eleito.

 

(Informações, sob adaptações: Imprensa/Assessoria. Com atualizações)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!