Ronaldo Caiado anuncia novas parcerias com Sebrae durante início das celebrações dos 50 anos da instituição e lançamento do Observatório do Empreendedor

“O Sebrae é um grande aliado, e tem sensibilidade para ajudar o Estado” afirma governador. Trabalho conjunto com Secretaria da Retomada fortalece programas Mais Crédito e Mais Empregos. Na Educação, acordo busca desenvolver empreendedorismo nas escolas públicas estaduais. Parceria também dá apoio a concurso literário para 21 mil estudantes.

 

Ronaldo Caiado anuncia parcerias para promoção do empreendedorismo em Goiás durante comemorações dos 50 anos do Sebrae Goiás – Fotos, inclusive a da página principal: Wesley Costa

 

“O Sebrae tem tido a sensibilidade de ajudar o Estado de forma direta, fazendo com que as ações cheguem às regiões mais carentes de Goiás”, disse o governador

 

Convênio firmado com o Sebrae Goiás no âmbito educacional conta com distintas parcerias…

 

…Englobando diferentes órgãos do Governo de Goiás

 

Governador Ronaldo Caiado saudando Antônio Carlos de Souza Lima Neto, diretor-superintendente do Sebrae Goiás e demais diretores

 

Reunião extraordinária do Conselho Deliberativo foi dividida em partes

 

A geração de empregos integra a firmação da parceria

 

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (Democratas), participou, em 26 de agosto, da 7ª reunião extraordinária do Conselho Deliberativo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Goiás (Sebrae Goiás), que deu o pontapé às celebrações dos 50 anos da entidade. Ele assinou termos de adesão e de cooperação para atividades entre o Estado e a instituição. Durante o evento também foi lançado o Observatório do Empreendedor, plataforma que organiza e informa estratégias destinadas ao empreendedorismo.

“O Sebrae é um grande aliado, e tem sensibilidade para ajudar o Estado, de forma bem direta, fazendo com que as melhorias e as ações cheguem às regiões mais carentes”, afirmou o chefe de Estado. As medidas previstas visam atender os cidadãos durante o período da pandemia e no pós-Covid-19, “para que essas pessoas tenham condições de voltar sua atividade, ter renda e sustentar a família”, reforçou. Foram assinados termos de cooperação técnica com a Secretaria de Estado da Retomada e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Ficou estabelecida a união de esforços no apoio e na capacitação do setor empreendedor em Goiás. A Secretaria da Retomada receberá respaldo das medidas de apoio técnico do Sebrae Goiás. Programas da Pasta, como o Mais Crédito e o Mais Empregos, serão beneficiados. Estão previstas ações de suporte técnico, palestras, cursos, orientações e consultorias para micro e pequenas empresas.

 

Educação estimulada

Já em relação ao termo firmado com a Seduc, o Governo de Goiás passa a aderir ao Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae, que tem como objetivo desenvolver o empreendedorismo nas unidades de ensino públicas estaduais. “Só vamos nos destacar se entendermos que a Educação não pode ser tratada como frase discursiva ou mote de campanha. Ela tem que ser algo empunhado por nós, com uma responsabilidade enorme”, reiterou o governador.

Uma das metas do programa é a capacitação de 200 educadores de cinquenta e uma unidades de ensino estaduais no primeiro semestre de 2022 e o alcance de 3.541 estudantes por meio da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).

“A partir de agora, o Sebrae Goiás partilha a missão de ampliar, promover e disseminar o empreendedorismo, as competências e a cultura empreendedora na educação formal. Isso contribuirá para a melhoria da qualidade da educação, com a colaboração da sociedade visando o pleno desenvolvimento da pessoa”, declarou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Goiás, Ubiratan da Silva Lopes.

O presidente ainda declarou que Caiado é “o primeiro governador que vem ao Conselho”. “Nos sentimos orgulhosos. Estamos de mãos dadas e acredito que só com a união podemos vencer todas as dificuldades”, reiterou.

Na sequência, o vice-presidente do Conselho Deliberativo, Osvaldo Moreira Guimarães, também agradeceu ao governador pela presença e reforçou que a parceria entre o Sebrae e o poder público é “um exemplo para Goiás e para o Brasil”. “Não existe investimento mais importante que não seja na Educação. E nós haveremos de ter essa participação plena e obter um resultado satisfatório”, disse.

O convênio firmado no âmbito educacional conta ainda com o apoio do Sebrae Goiás para a realização do 1º Concurso Literário da Seduc, que tem como tema Vozes da Literatura Negra Brasileira. A expectativa é alcançar cerca de 21 mil alunos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental na rede pública estadual de ensino.

Ex-secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da atual gestão do Governo de Goiás, o diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, enalteceu a cooperação com o Estado. “Também temos parceria com a Junta Comercial do Estado de Goiás [Juceg] e Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços [SIC], para apoiar os potenciais empresários e os que estão entrando nos negócios agora. Estamos convictos de que o processo de retomada da economia está acontecendo”, afirmou.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), o deputado federal José Mário Schreiner (Democratas), elogiou a união de esforços entre o Estado e o Sebrae Goiás. “Parabenizo a todos por buscarem convênios. Precisamos fazer em conjunto, e o Sebrae realmente nos orgulha muito neste momento”, declarou.

Participaram também do evento os secretários de Estado Adriano da Rocha Lima (Secretaria-Geral da Governadoria), Marcio Cesar Pereira (Desenvolvimento e Inovação), César Moura (Retomada) e Tony Carlo (Comunicação); o presidente da Agência de Fomento de Goiás S.A. (GoiásFomento), Rivael Aguiar; o presidente da Agência Estadual de Turismo do Estado de Goiás (Goiás Turismo), Fabrício Amaral; os diretores do Sebrae Goiás, João Carlos Gouveia (Tecnologia e Gestão) e Marcelo Lessa Medeiros Bezerra (Atendimento e Relacionamento); os conselheiros titulares Marcelo de Oliveira Moura, Evandro Narciso de Lima, Valdir Ribeiro da Silva e Pedro Alves de Oliveira; e, os conselheiros suplentes Adonias Antônio Miranda, Marco César Chaul, João Teodoro Pádua, André Luiz Baptista Rocha e, via internet, Inês Schwinge.

 

(Informações, sob adaptações e acréscimo de dados da Redação: Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!