Romário Policarpo media emissão de alvará pendente. Vila Nova recebe selo de Clube Formador pela primeira vez

‘Colorado’ tentava desde 2020 obter a chancela da Confederação Brasileira de Futebol para as Categorias de Base; oficialização ocorreu após mediação do vereador junto à Prefeitura de Goiânia para a emissão do único documento exigido que estava pendente.

Certificado, obtido com medição de Romário Policarpo, garante segurança para o clube investir ainda mais em atletas da Base sem o risco de perder o jogador de graça – Fotos (acima e home): Roberto Correa/Vila Nova

 

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Goiânia Romário Policarpo mediou a emissão de alvará pendente e o Vila Nova recebeu o selo de Clube Formador da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pela primeira vez na história. O clube colorado tentava desde 2020 obter a chancela da CBF para as Categorias de Base e a oficialização ocorreu após a Prefeitura de Goiânia emitir o único documento exigido que estava pendente.

“Assim que assumimos a diretoria em 2020, começamos com os trâmites para o Vila Nova ser considerado um clube formador de atletas. Junto à Diretoria de Base, fomos atrás para cumprir cada uma das exigências da CBF, que não foram poucas. O Departamento e a estrutura inteira da nossa Base foram reformulados, desde a parte física, de alojamento, refeitório, treinos, até a parte de atendimento social, psicológico, médico e escolar. Ficou faltando somente um alvará da Prefeitura de Goiânia, que pude organizar junto ao prefeito e concluir toda a parte burocrática”, pontuou Policarpo, que, além do trabalho na Câmara, faz parte da diretoria vilanovense há quatro anos.

O selo de Clube Formador é um Certificado concedido que atesta que os clubes de futebol têm todas as condições para formar atletas para além do campo esportivo, como também na formação enquanto cidadão pleno. As exigências da CBF para a concessão incluem, além de questões estruturais e esportivas próprias do futebol, Departamentos específicos que tratam sobre assistência social, psicológica, médica, odontológica e escolar para os jovens atletas.

 

Segurança

No campo jurídico, o Certificado garante segurança para o clube investir ainda mais em atletas da Base sem o risco de perder o jogador de graça. Na legislação brasileira, um jogador só pode assinar contrato profissional a partir dos 16 anos e, nas equipes sem o selo, basta que uma carta seja endereçada à Federação regional a que o atleta está vinculado e a liberação sem compensação financeira é permitida. Com o selo, essa possibilidade fica limitada, conferindo maior segurança ao clube formador.

O Vila Nova obteve o alvará de liberação da Prefeitura no mês de janeiro e imediatamente anexou o documento ao projeto, estruturado nos últimos desde 2020, e enviado para a CBF. Na segunda semana de março, a entidade máxima do futebol brasileiro aprovou a solicitação e concedeu o documento ao clube goiano. Hoje, no Brasil, menos de 10% das equipes profissionais possuem o selo.

 

(Informações: Comunicação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!