Retorno das aulas presenciais de forma híbrida completa um mês em Aparecida

De acordo com a Secretaria de Educação de Aparecida (SME), nenhum caso de Covid-19 foi registrado neste período e quadro favorável pode permitir ampliação do atendimento presencial.

 

Diante deste quadro favorável e com o crescimento da adesão por parte dos pais, a SME, depois de dialogar com os gestores, decidiu ampliar o atendimento – Fotos: Rodrigo Estrela/ Prefeitura

 

 

 

O retorno das aulas presenciais nas Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil da Rede Municipal de Aparecida (RME) completou um mês na quinta 9 de setembro. Por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus e atendendo medidas sanitárias estabelecidas pelos órgãos de Vigilância Epidemiológica, as unidades escolares municipais ficaram impedidas de receber o seu público por aproximadamente um ano e meio e, a retomada dos serviços de modo presencial para professores e alunos aconteceu dia 9 de agosto.

O secretário de Educação de Aparecida, professor Divino Gustavo, explicou que essa retomada foi cautelosa, pois, apesar do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 ter autorizado o retorno com até 50% do público, a SME optou por retomar as atividades pedagógicas realizando rodízios com 30% dos alunos e atendendo os demais por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVAP). “Estamos voltando seguindo todas as medidas, com distanciamento dos alunos dentro e fora das salas de aula”, comentou o auxiliar do prefeito Gustavo Mendanha.

De acordo com a SME que, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem monitorando as unidades educacionais para verificar eventuais casos do novo coronavírus entre alunos e servidores, durante esse primeiro mês de retomada das aulas presenciais, nenhum caso de surto foi registrado. Para efeito de surto, a SME considera a ocorrência de dois ou mais casos da doença dentro de um mesmo turno escolar.

Diante deste quadro favorável e com o crescimento da adesão por parte dos pais, a SME, depois de dialogar com os gestores, decidiu ampliar o atendimento. Na Educação Infantil, os CMEIs voltam a receber as crianças do Agrupamento III e as escolas reduzirão de três para dois o número de rodízios, com cada etapa atendendo 50% dos alunos. “Cada gestor, conhecendo a realidade de sua unidade de ensino, poderá aumentar o quantitativo de alunos no ambiente escolar, desde que dentro do que está estabelecido pelo Comitê e levando sempre em conta a preservação da saúde dos servidores e dos alunos”, explicou a superintendente de Ensino da SME, professora Idelma Oliveira.

 

Satisfatório

Para o secretário Divino Gustavo, esse primeiro mês de atividades presenciais mostrou-se satisfatório. Ele explica que os servidores foram imunizados com as duas doses da vacina e que a SME vem disponibilizando materiais solicitados pelos gestores e monitorando a realidade das unidades. “Estamos felizes com os resultados apresentados no primeiro mês. Sabemos das dificuldades pontuais de algumas unidades e temos trabalhado para saná-las”, arrematou.

A Rede Municipal de Ensino conta com 115 unidades escolares e tem matriculados mais de 47 mil alunos. Entre as normas sanitárias que precisam ser seguidas estão a manutenção do espaçamento entre as carteiras nas salas de aula, diminuindo o número de alunos por classe, aferir a temperatura corporal de todos os alunos e servidores na entrada da unidade, além de exigir o uso de máscara durante toda a permanência no local.

Para José Isaías de Sousa Silva, diretor da Escola Municipal de Ensino Integral Retiro do Bosque, o retorno dos alunos está acontecendo de forma prevista, com todos os alunos do grupo presencial frequentando as dependências da unidade de forma segura e os demais acompanhando pelo AVAP. “Nossos professores estão empenhados para que todos consigam seguir os conteúdos propostos e os que estão de forma presencial estão seguindo todos os protocolos sanitários”, comenta o diretor.

 

(Informações: Imprensa/Prefeitura)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!