Promotor de Justiça passa orientação aos militares visando atuação no dia das eleições em Uruaçu e outros Municípios.
Na manhã de 10 de setembro, o promotor de Justiça Afonso Antonio Gonçalves Filho, da 50ª Zona Eleitoral, falou aos policiais militares do 14º Batalhão da Polícia Militar (BPM), sediado em Uruaçu, sobre a legislação eleitoral e o papel da corporação no apoio à fiscalização do processo eleitoral. Compõem a 50ª Zona Eleitoral os Municípios de Alto Horizonte, Campinorte, Nova Iguaçu de Goiás e Uruaçu.
Durante o encontro, foram abordados diversos temas relacionados aos crimes eleitorais, com destaque para as infrações cometidas no dia da votação, como boca de urna e arregimentação de eleitores.
Ação preventiva
O promotor também explicou as implicações criminais do transporte e fornecimento de refeições a eleitores, além de orientar os policiais sobre a importância de agir preventivamente. Assim, foi esclarecida a possibilidade de, se necessário, agir de forma coercitiva em casos de derrame de material de propaganda nas proximidades dos locais de votação, tanto na véspera quanto no dia da eleição, 6 de outubro.
Ao final, o promotor destacou o papel fundamental da Polícia Militar, que, por meio do policiamento ostensivo, contribui para prevenir e reprimir crimes eleitorais, assegurando a integridade do processo democrático e a soberania popular.
(Informações: Assessoria de Comunicação Social do MPGO. Com Redação)