Proibida venda de álcool líquido 70% em supermercados e outros estabelecimentos

Decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permite que produto seja comercializado apenas nas farmácias.

Álcool 70% não mais será comercializado em supermercados e outros estabelecimentos – Foto: José Marcelo/Estágio

 

Antes da pandemia, o álcool líquido 70% só podia ser comercializado em farmácias, devido a sua alta inflamabilidade. Com o advento da Covid-19, a venda passou a ser permitida em supermercados e outros pontos comerciais.

De 30 de abril próximo em diante, volta a reinar a decisão da proibição, algo que era realidade fazia mais de duas décadas.

Segundo a Agência, a proibição não afeta a venda do álcool 70% em gel.

O álcool líquido 46,2%, que é outra versão do etanol, continua com livre comercialização.

 

Riscos

Possuidor de alto teor alcoólico, o produto de substâncias nocivas pode resultar em fatalidade, causando morte, inclusive instantânea. Toda pessoa que ingere álcool 70% tende sofrer danos no organismo. Pior: em diferentes órgãos, especialmente prejudicando o fígado, com grave dano hepático.

Em mais um exemplo, a vítima pode sofrer vasodilatação da pele (fenômeno que ocorre quando vasos sanguíneos da pele se dilatam, aumentando o diâmetro dos vasos e permitindo maior fluxo sanguíneo para a região) e, até ter vasos de outros tecidos prejudicados.

Outros inúmeros riscos predominam quando o produto é ingerido.

 

2020

Nota inicial da Anvisa, de 2020, autorizando a comercialização temporária do álcool líquido 70% em diferentes estabelecimentos:

Na condição de autoridade sanitária do país, a Anvisa tem como missão proteger a saúde da população. Por isso, em 2002, em razão do grande número de acidentes com álcool líquido 70% GL, a Agência proibiu a comercialização do produto.

Frente à atual emergência de saúde pública mundial em decorrência da pandemia do novo coronavírus e diante da necessidade de atender à crescente demanda por álcool 70% GL, a Anvisa autorizou a comercialização do álcool líquido 70% GL em embalagens de até 1 litro, pelos próximos 180 dias.

Com a medida, os brasileiros terão maior acesso ao produto, que auxilia nas ações de prevenção à Covid-19.

A Agência tem reiterado as orientações para que o álcool líquido 70% seja manipulado e utilizado com cuidado e que fique fora do alcance de crianças, tanto pelo risco de queimaduras quanto pelo risco de ingestão.

A Anvisa esclarece, ainda, que está trabalhando em um material educativo para orientar quanto ao uso do produto, sugerindo, por exemplo, o fracionamento do produto em frascos menores e de spray..

 

(Reportagem: José Marcelo, estagiário do JORNAL CIDADE em convênio com a UniAraguaia [Goiânia-GO.])

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!