Em evento da Prefeitura de Uruaçu e do Governo de Goiás, escrituras de três bairros são entregues para famílias de baixo poder aquisitivo.

Prefeito Machadinho, secretária Camilla Donegá (antepenúltima à esq.) e primeira-dama Márcia Pedrosa (dir.) com representantes de famílias contempladas: iniciativa histórica e conquista de segurança jurídica – Fotos, inclusive da home: Aplicativo

Machadinho (centro), secretária Camilla Donegá, primeira-dama Márcia Pedrosa, Frederico Michell (Agehab) e vice-prefeita Bia (dir.): iniciativa foi possível devido a parceria Prefeitura de Uruaçu-Governo de Goiás

Vereador Michel Mindlin (UB) (esq.), Camilla Donegá, Márcia Pedrosa, Machadinho, Frederico Michell, Bia e vereador Raimundo Ferreira (MDB) entregam mais uma escritura. 125 famílias passaram a ser oficialmente proprietárias dos imóveis delas. Futuramente serão centenas

Sorrisos merecidos e bonitos frutos da garantia de dignidade proporcionada a famílias de baixa renda – Foto: Secom/Prefeitura
Através do programa Pra Ter Onde Morar, dia 19 de agosto, a Prefeitura de Uruaçu e o Governo de Goiás, via Agência Goiana de Habitação (Agehab), entregaram sem ônus algum 125 de escrituras a moradores de imóveis localizados setores Oeste, Francisco Martins e vila Dourada. Na solenidade de entrega das escrituras, na sede do Centro Popular de Abastecimento e Lazer de Uruaçu Antônio de Freitas Carvalho [Cepalur/Feira Coberta]), as famílias beneficiadas passaram a ter asseguradas a certeza de propriedade, dignidade, e a tranquilidade jurídica habitacional.
Durante a cerimônia, o prefeito Machadinho (MDB) destacou a emoção do momento e a importância da iniciativa para a população, comentando se sentir muito feliz, “porque estamos realizando algo que ninguém havia feito antes em Uruaçu. Graças ao esforço de toda nossa equipe e, em especial, da secretária [municipal da Habitação] Camila Donegá, conseguimos dar dignidade às famílias que agora têm suas escrituras em mão.
Pontuando que a nova realidade “é a verdadeira felicidade para nós…”, expôs um exemplo: “…Ver pessoas, como o ‘Senhor’ Pedro, recebendo a escritura no seu próprio nome!”.
O administrador adiantou que moradores de outros setores, como o Vale do Sol, também receberão as escrituras, completando: “Quero agradecer à Agehab, por meio do presidente Alexandre Baldy, que sempre atende Uruaçu e nos ajuda a trazer alegria e conquistas ao nosso povo”.
Camilla Donegá destaca, relembrando, que o cadastramento de famílias desses três espaços foi agendado para ocorrer até 31 de agosto, “para tentarmos regularizar 100% dos bairros”. O Poder Executivo conclama que representantes legais de famílias ainda não cadastradas providenciem isso o quanto antes. Para receber a escritura gratuita, cada família precisa atender requisitos estabelecidos em lei federal: renda familiar de no máximo cinco salários mínimos e não ter outro imóvel no nome da pessoa responsável.
Praticidade
Frederico Michell, assessor da direção do órgão governamental, se fez presente representando Alexandre Baldy, e salientou que a parceria entre o Estado e o Município valoriza o trabalho da Administração do Norte goiano. Frisando que o momento espelhava “prova de que quando há união e responsabilidade, os resultados chegam. Quero agradecer ao prefeito Machadinho, que tem respeito e liderança em todo o Estado, pela parceria firme e honesta. Agradeço também à secretária Camila Donegá pelo empenho e dedicação, que foram decisivos para essa conquista. Esse evento é resultado de muito esforço, de sinergia e de compromisso verdadeiro com as famílias de Uruaçu”.
Para a Prefeitura uruaçuense, a entrega das escrituras resulta, de fato, garantia de segurança jurídica aos moradores, ‘passo fundamental para a valorização dos imóveis e o fortalecimento da dignidade das famílias’.
Dentro do cronograma da parceria, nas próximas edições a regularização fundiária vai beneficiar moradores de outros bairros, entre os quais, o Vale do Sol e o setor Aeroporto. Posteriormente, serão divulgados mais bairros.
Além das autoridades mencionadas, também compareceram a vice-prefeita Bia (PP), outros secretários municipais; e, parte dos vereadores.
(Jota Marcelo. Com Ascom/Prefeitura)