Prefeitura de Goiânia e PUC firmam parceria para ampliar ações de inclusão na Rede Municipal de Ensino

Convênio formalizado dia 14 de outubro ampliará os projetos que integram o Programa de Referência em Inclusão (PRIS), como Aprender a Pensar; e, o Alfadown.

 

Rede municipal de ensino é composta por 108 mil estudantes – Foto: Comunicação/Prefeitura

 

A Prefeitura de Goiânia e a Pontifícia Universidade Católica de Goiás firmaram, em 14 de outubro, um Termo de Cooperação para promover ações de inclusão e cidadania na Rede Municipal de Ensino. O convênio vai ampliar as ações de extensão da instituição de ensino superior e aperfeiçoar os projetos que integram o Programa de Referência em Inclusão (PRIS), como o Aprender a Pensar; e, o Alfadown. O documento foi assinado pelo secretário municipal de Educação de Goiânia, professor Wellington Bessa e, a reitora da PUC Goiás, Olga Ronchi.

Os projetos que fazem parte do PRIS atendem estudantes da capital com baixas e altas habilidades, superdotação e que apresentam dificuldades no desenvolvimento e na interação social. No caso do Alfadown, a iniciativa tem a missão de auxiliar crianças, jovens e adultos com Síndrome de Down no processo de alfabetização e letramento, além de incentivar o desenvolvimento de habilidades sociais.

Durante o ato, o secretário destacou que a gestão do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) celebra a parceria e acredita que o conhecimento adquirido na Universidade deve ser compartilhado com a comunidade. “A Educação é o principal instrumento de transformação social do País e é por este motivo que as instituições devem caminhar juntas e democratizar o acesso aos saberes científicos”, afirmou.

 

Potencial do convênio

Em seguida, o gestor destacou o potencial do convênio e afirmou que a rede municipal de ensino é composta por 108 mil estudantes e alcança, diariamente, quinhentas mil pessoas em Goiânia. “Estamos em todas as regiões da cidade e acreditamos que essas parcerias e os programas de extensão alcançam as pessoas e utilizam o conhecimento a serviço da comunidade escolar”, acrescentou Wellington Bessa.

Olga Ronchi destacou que o convênio reforça o compromisso social da PUC Goiás. “Hoje consolidamos mais uma parceria importante que renova o nosso compromisso com a Educação pública de Goiânia e amplia o processo formativo dos futuros profissionais formados pela Universidade através dos programas de extensão”, pontuou.

Além da presença do secretário e da reitora, o acontecimento foi acompanhado pela pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil da Universidade, Márcia de Alencar Santana; pela coordenadora de Extensão, Professora Denize Daudt Bandeira; pelo diretor pedagógico da SME, Azésio Barretos Sobrinho e, pela gerente de Educação Infantil da SME, Maria Rita de Paula.

 

(Informações: Editoria de Educação – Thiago Araújo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!