De fundamental importância para a comunidade em geral, a oficialmente denominada praça Santos Dumont, em Goiânia, tem mais de cinco décadas de existência. Você já visitou, conhece a praça do Avião?

Praça do Avião, inaugurada em 1969 pelo então prefeito Iris Rezende Machado: aviação como referência maior – Foto, inclusive a da home: José Marcelo/Estágio

Réplica do 14-Bis, a primeira aeronave construída por Santos Dumont

Uma praça de muita história

Alberto Santos Dumont: aviador brasileiro de fama nacional empresta nome à praça

Monumento ganhou melhorias em 2013

Outubro de 1969: ainda ontem, a inauguração!

Em 1955 foi edificado o novo Aeroporto, com a área do antigo transformada em praça, visando torná-la referência significativa de ponto turístico (preservar da história)

Pista de caminhada e estacionamento

Academia ao ar livre

Quadra de basquete

Pista de skate

Parque infantil

Criançada adora o parque

Na vizinhança, o colégio Agostiniano Nossa Senhora de Fátima, ao lado da Paróquia de mesmo nome

Encontro da parte Sul da avenida República do Líbano com a praça

Estrutura da iluminação pública apresenta defeito

Pichações: uma das espécies de vandalismo na praça

Em foto de 1937, o primeiro Aeroporto do Município de Goiânia, onde se localiza a praça – Foto: Reprodução/Eduardo Bilemijan (Divisão de Patrimônio Histórico da Secult)
Localizada no setor Aeroporto – em lugar onde existia o Aeroporto Municipal de Goiânia –, o grande espaço público reúne distintos atrativos, mas carece de melhorias, cuidados diários. É algo que pode transformá-la em uma das mais belas praças goianienses.
Sabe-se que todo poder público não consegue cuidar com eficiência excelente e, seria interessante alguém ou representação adotá-la, implantando melhorias.
Vital também cada munícipe e visitante da cidade ajudarem cuidar da praça do Avião, onde se realiza, inclusive, uma Feirinha,* com carinho e respeito.
Restauração
Corria o ano de 2013, quando o monumento (avião) da praça Santos Dumont passou pela última restauração, com reforma completa, via trabalho de Fernando Nolêto, artista plástico responsável pelo projeto original.
Em dados da Prefeitura de Goiânia, diferentes placas de aço foram trocadas. Também houve aplicação de camadas de tinta anticorrosiva e automotiva, procedimentos que protegem o bem por maior tempo de ações temporais.
(Reportagem: José Marcelo, estagiário do JORNAL CIDADE em convênio com a UniAraguaia [Goiânia-GO.])