Por trás do meme – Inês Brasil ganha biografia escrita por jornalista goiano

[Reportagem de Renato Queiroz publicada pelo jornal O Popular {Goiânia} nas versões eletrônica e, impressa {10/04/2019}] Cantora, compositora, dançarina, atriz, comentarista e webcelebridade, Inês Brasil ganha biografia escrita por jornalista goiano. Vocês Sabem Quem Sou Eu? será lançado em Goiânia, sexta-feira, às 19h30, na Livraria Palavrear, no Setor Universitário.

 

Luís Gustavo Rocha: “A Inês tem um discurso que é da ordem do fantástico. Nem cogitava que chegaríamos a uma biografia” – Foto: Douglas Schinatto/O Popular

 

Alô, alô, você sabe quem sou eu? Foi com essa pergunta que a webcelebridade Inês Brasil conquistou o País, em 2013, quando o vídeo de sua inscrição (pela quinta vez) no Big Brother Brasil viralizou. Apesar de ter conseguido 200 milhões de visualizações, Inês não chegou a ser selecionada para o reality show da Globo. A fama tão perseguida, porém, a transformou numa fábrica de inventar e perpetuar gírias e meses – aquilo que é copiado e se espalha com rapidez na internet.

O que pouca gente conhece é a vida da mulher de 49 anos que assina no RG o nome Inês Tânia Lima da Silva. Para preencher essa lacuna, o jornalista goiano Luís Gustavo Rocha escreveu o livro Vocês Sabem Quem Sou Eu? (Chiado Books), que será lançado em Goiânia, sexta-feira, às 19h30, na Livraria Palavrear, no Setor Universitário. Inês, que ainda não leu a biografia, estará presente na noite de autógrafos. Mais tarde, às 23 horas, ela será a estrela da festa O Rio Vai Descer com Inês Brasil, na boate Roxy. “Queria mostrar quem é a pessoa por trás do meme”, explica Luís Gustavo. Após a explosão do primeiro vídeo – em que aparece de biquíni com a bandeira brasileira estampada falando frases desconexas como “Alô, alô, graças a Deus!” – Inês passou a dominar a internet e virou musa de parte do público LGBT. O primeiro contato do autor foi em 2017, quando Luís Gustavo a procurou para divulgar seu primeiro livro, Santificado Seja Vosso Homem (Chiado Books).

Ela fez um vídeo nas redes sociais falando sobre o livro de Luís. “Na época, o produtor dela comentou que estavam tentando fazer um filme sobre a vida de Inês, mas que não tinha dado certo. Sugeri o livro como caminho para a adaptação ao cinema”, conta. No início, o jornalista pensou em escrever uma ficção baseada nas entrevistas. “A Inês tem um discurso que é da ordem do fantástico. Nem cogitava que chegaríamos a uma biografia”, explica.

A falta de construção de argumentos consistentes na fala confusa da biografada foi o grande desafio. Depois de um primeiro encontro frustrado – Inês não apareceu –, o jornalista insistiu na empreitada e, aos poucos, foi ganhando a confiança dela. “O nosso primeiro encontro rendeu mais de três horas de conversa. Depois que a gente se viu algumas vezes, passamos a conversar também por WhatsApp. Eu enviava perguntas e ela me respondia no tempo dela”, explica.

Uma das exigências da dançarina foi que os pais e os filhos não fossem entrevistados para o material. Todo o livro é baseado nos depoimentos da própria artista. “Não insisti porque, apesar de supor que fosse haver choque de versões, há elementos contraditórios na própria fala da Inês.” Mulher, negra, periférica e muitas vezes confundida com uma travesti, Inês Brasil revelou detalhes sobre a infância pobre no Rio de Janeiro, abusos sofridos e o período em que precisou se prostituir na Alemanha.

Ao escrever o livro, Luís Gustavo Rocha explica que partiu em busca da humanidade por trás da caricatura hipersexualizada que faz rir quase nua pregando princípios religiosos. “No livro, o meme dá lugar à humanidade da Inês. Não recrimino o riso; porém, defendo que ele não ocorra em estado de cegueira”, explica. O livro, ressalta o autor, não é a continuação do meme no papel. “Na verdade, é a tentativa de desconstruí-lo para mostrar que a vida da Inês vale a pena, mesmo nas horas que o riso não caiba”.

[Leia mais nas submatérias

 

 

Fenômeno chamado Brasil

Os peitos gigantescos, as sobrancelhas ultra desenhadas, as tiradas vulgares misturadas com louvações e citações bíblicas fazem de Inês Brasil uma figura bem peculiar. Não foi por acaso que ela foi coroada como “rainha da internet brasileira” e chegou a fazer bastante sucesso em shows pelo País e em campanhas publicitárias. Em 2015, ela chegou a lançar seu primeiro álbum de estúdio, Make Love. Ex-mulata do Sargentelli, Inês nasceu na periferia do Rio de Janeiro em uma família com nove irmãos. Apesar da fama efêmera, ela continua pelo País fazendo shows. Na hora descrever Vocês Sabem Quem Sou Eu?, o jornalista Luís Gustavo Rocha fez a opção arriscada de ser fiel às palavras da biografada, conservando aspectos estranhos à gramática formal, o que rendeu a recusa da obra por parte de uma editora. “A linguagem de Inês Brasil é um sistema próprio de seu universo. Minha intenção não foi a de ‘corrigir’ a fala dela em nome de um regime literário porque, com esse gesto, eu colaboraria para anulá-la, algo que, na minha opinião, a internet não se cansa de promover”, explica.

 

 

Você sabe quem é ela?

Confira cinco fatos revelados sobre Inês Brasil no livro Vocês Sabem Quem Sou Eu?

 

  1. Inês veio a passeio da Alemanha para o Brasil, aos 30 anos, casada com o francês Chris, e não reconheceu as filhas Monique e Júlia, que eram criadas pela avó materna.

 

  1. Brincando de se esconder dos irmãos, quando criança, Inês foi para baixo da cama dos pais, onde encontrou uma caixa de fósforos e acabou provocando um incêndio na casa da família.

 

  1. Ela sofreu estupro coletivo fazendo programa na Alemanha.

 

  1. A repercussão do vídeo do Big Brother Brasil 13, responsável pela fama súbita, mudou os planos de Inês, que se tornaria atriz pornô.

 

  1. Durante uma gravação no SBT, Silvio Santos apertou o peito de Inês. A cena não foi ao ar. Inês conta que se assustou, mas não classificou o episódio como assédio.

 

Divulgação

 

(Informações: fonte citada no início da publicação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!