População de Aparecida é beneficiada com nova agência da Previdência Social

Unidade começará a funcionar a partir desta segunda-feira 7 de dezembro e, os atendimentos presenciais a partir de quarta 9, com agendamento prévio. Nova agência possui 635 metros quadrados de área construída.

 

Nova APS de Aparecida de Goiânia: atendimentos no período da manhã, das 7h às 13h – Foto: Wigor Vieira/Comunicação/Prefeitura

 

Os moradores de Aparecida de Goiânia contam agora com uma moderna agência da Previdência Social (APS). O novo espaço de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fica na avenida dos Girassóis, no Residencial Andrade Reis e, foi entregue na sexta-feira, 4 de dezembro de 2020. Construída em área pública doada pela Prefeitura, a unidade oferecerá condições para que sejam realizados até cinco mil atendimentos por mês.

“A agência é muito bem equipada e vai atender muito bem a nossa população, especialmente aos aposentados e pensionistas. A área construída foi doada pela Administração municipal em 2017. Essa parceria da Previdência com o Município foi necessária e essa agência trará muitos benefícios aos milhares de trabalhadores aparecidenses”, destacou o secretário municipal de Administração, Carlos Moreira, que na ocasião representou o prefeito Gustavo Mendanha (MDB).

Segundo o presidente do INSS, Leonardo José Rolim Guimarães, a nova agência facilitará o acesso dos aparecidenses aos serviços do órgão federal. “A agência está praticamente no Centro. As pessoas não terão problema em acessá-la, pois está em um bairro asfaltado, com linha de ônibus e forte atividade comercial. Além disso, precisávamos modernizar a unidade”, ressaltou.

 

APS Aparecida de Goiânia

A nova agência possui 635 metros quadrados de área construída, terá 11 guichês de atendimento e salas adequadas com ergonomia para a Perícia Médica, a Assistência Social, Reabilitação Profissional e Justificação Administrativa. O novo espaço físico terá duas salas para o serviço social e três salas para a realização de perícias médicas. O local foi construído inclusive já em conformidade com o que preconiza o protocolo de segurança para o enfrentamento do novo coronavírus. O prédio contém iluminação com lâmpadas em LED e renovação de ar, tudo para o conforto ambiental naquele espaço.

Neste momento em que a pandemia da Covid-19 impõe a adoção de cuidados especiais quanto ao cumprimento de protocolos de segurança a fim de impedir a disseminação do novo coronavírus, serão ofertados serviços agendados, tais como a Apresentação de Defesa MOB (Monitoramento Operacional de Benefícios), Avaliação Social, Cumprimento de Exigência, Entrega de documentos por convocação e Perícia Médica.

 

Atendimento

O gerente da APS Aparecida de Goiânia, Fernando Pires, explica que a nova unidade começará a funcionar a partir desta segunda 7, e os atendimentos presenciais a partir de quarta 9, com agendamento prévio. Os interessados devem agendar o dia e horário por meio do telefone 153, pelo site da Previdência Social ou pelo Aplicativo Meu INSS.

Os atendimentos ocorrerão no período da manhã, das 7h às 13h. “O segurado traz os documentos para serem autenticados e digitalizados ao sistema, e aí sim garantir o seu benefício. Esse processo era feito virtualmente durante a pandemia, mas a partir de quarta-feira, será agendado”, explicou.

 

Obra

A unidade é uma construção que se enquadra no modelo Tipo 2 do Plano de Expansão do Atendimento (PEX), ao custo total de R$1.942.229,63. Os recursos são oriundos do Orçamento da União, fruto de emendas parlamentares do deputado federal Lucas Vergilio (Solidariedade) e do então deputado federal Daniel Vilela (MDB).

“Uma cidade com quase 600 mil habitantes não poderia ficar desassistida pela Previdência Social. Eu, o deputado Lucas Vergilio, o ex-prefeito Maguito e o prefeito Gustavo não medimos esforços para trazer essa agência para uma região tão importante. Estamos entregando para população um equipamento público extremamente importante e necessário para atender idosos, aposentados e pensionistas. Espero que possam ser bem atendidos e desfrutem bastante desse benefício”, disse Daniel.

 

Presenças

A inauguração contou com a presença do presidente do AparecidaPrev, Adriano Montovani, dos secretários municipais Jhonathan Medeiros (Governo), Jeferson Ferreira (Trabalho), Geferson Aragão (Esporte), Roberto Cândido (Mobilidade e Defesa Social); dos vereadores Isaac Martins (PL), Almeidinha (MDB), Moura (PT) e vereador eleito em 2020, Getúlio Andrade (PV).

Igualmente, dos deputados federais Professor Alcides (PP), João Campos (Republicanos), Zacharias Calil (Democratas), além do superintendente Regional Norte/Centro-Oeste do INSS, Roberto Fagner de Figueiredo Braga; e, do gerente-executivo do INSS em Goiânia, Wirley Castro Vargas.

 

(Informações: Comunicação/Prefeitura – Rackel Vieira)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!