Político habilidoso, Valmir Pedro novamente é lembrado para vice-governador

Em segundo mandato na cidade do Norte goiano, militante nato, fiel, novo, disposto e de habilidade no trato de conjecturas cotidianas da cena política, o prefeito de Uruaçu tende não fugir a uma suposta convocação do PSDB.

Prefeito Valmir Pedro (dir.), na inauguração de mais uma estrutura do programa Corujão da Saúde, na sexta 21, ladeado pelo vice-prefeito doutor Juarez Lourindo… – Fotos, inclusive da página principal: ASCOM/Prefeitura

 

…Quando também se fez acompanhado de vereadores, secretários, outros assessores e populares

 

Nova unidade do Corujão da Saúde: atendimento imediato, já durante a inauguração. Nesta imagem, doutor Nelson Couto com um dos usuários pioneiros da estrutura

 

O PSDB, partido de Valmir Pedro, ainda não oficializou se terá candidato a governador de Goiás, tendo em vista as eleições de 2 de outubro próximo. A decisão final passará por Marconi Perillo, que, caso não se torne governadoriável, poderá se candidatar a senador ou a deputado federal. As conversações em andamento são muitas, com Marconi, e o PSDB em si, expondo e recepcionando ideias.

Política é igual nuvem, muda sempre e a fase de toda pré-campanha – dias atuais –, serve justamente para diálogos. Só não existe conexão, óbvio, com a ala política do governador Ronaldo Caiado (Democratas), pré-candidato à reeleição.

Um dos cenários aponta que em Goiás, o PSDB pode firmar união com o PT do governadoriável Wolmir Amado, que desenvolveu trabalho excelente na Reitoria da PUC Goiás. Mas, Marconi se juntar ao presidenciável petista Lula? Sim, inclusive conversaram recentemente e, conversarão mais… Política é igual nuvem (repete-se)!

Uma das possibilidades seria o grande católico Wolmir Amado ter o grande evangélico Valmir Pedro como vice-governador, Marconi saindo a senador, além de competitivas chapas para deputado federal e deputado estadual. Valmir, desde adolescente, é da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ), liderada no Norte goiano e em parte de outras regiões pelo Reverendo Vilson Guedes, maior amigo dele.

 

Valmir renunciar?

Para que possa sair candidato em 2022, Valmir Pedro teria que renunciar ao cargo que ocupa no Poder Executivo uruaçuense, passando a titularidade para o vice-prefeito doutor Juarez Fernandes (Solidariedade), que é da extrema confiança de Valmir e que exerceria a função por cerca de dois anos e meio – até 31 de dezembro de 2024.

Chapa eleita, Valmir Pedro, nascido no então pobre setor Vila da Palha (ou da Páia; hoje setor Aeroporto), trabalharia no comando da Vice-Governadoria. Chapa não eleita, como Valmir nunca foi de tirar férias prolongadas na política teria a oportunidade de se tornar secretário municipal dentro da gestão doutor Juarez ou assumir, na capital federal Brasília, cargo federal em eventual governo Lula. E, como não será possível tratar das eleições 2022 sem uma porcentagem de atenção voltada para a campanha de 2024 (para prefeito, vice-prefeito e vereador), Valmir, doutor Juarez e aliados imediata e automaticamente já teriam diferentes nomes alternativos na condição de pré-candidatos a prefeito e a vice, novamente.

Valmir teria coragem de enfrentar tal desafio (em decisão que transcorreria daqui poucos meses)? Sim, pois sair candidato a vice-governador de Goiás seria apenas mais um desafio na vida do mesmo, batalhador efusivo desde criança.

 

Vice-governadoriável ou prefeito

Não se candidatando neste ano, Valmir Pedro permanecerá prefeito e, adentrará a campanha eleitoral com a disposição de sempre, para, nas horas vagas, exclusivamente coordenar trabalho em favor das vitórias de Marconi (menos a deputado federal, pois ele apoia Lucas Vergilio [Solidariedade]) e Eliane Pinheiro, para a Assembleia Legislativa de Goiás.

Frisa-se que Valmir provavelmente aceitaria também sair candidato a vice-governador em chapa de alguma outra ala política com a qual o PSDB, por acaso, venha selar composição. Por exemplo, compor chapa com Gustavo Mendanha (sem partido), prefeito de Aparecida de Goiânia-GO.

Neste 23 de janeiro, Jornal Opção (Goiânia-GO) veiculou a reportagem Marconi Perillo deve fechar aliança com o PT de Wolmir Amado, retratando hipotética aliança entre o PSDB e o PT em Goiás e, em um dos trechos, é mencionado que nomes do PSDB defendem Valmir Pedro para vice. Não é o periódico que especifica o fato, mas, sim, colegas de partido que defendem Valmir para vice. Não se trata da primeira vez.

Em outubro, durante entrevista coletiva em Uruaçu, Marconi Perillo afirmou (e o elogiou) que o prefeito de Uruaçu tem condições legítimas até mesmo para sair candidato a governador no corrente ano. Desafio também que dificilmente Valmir recusaria enfrentar. Para vice-governador ou para governador, 99,99% Valmir aceita se candidatar.

 

Agenda lotada

É aguardar e, por enquanto o prefeito Valmir Pedro segue centrado mesmo é na Administração municipal, inclusive, na sexta-feira 21, inaugurou mais uma unidade do Corujão da Saúde, programa através do qual expande, em horários alternativos, a rede de atendimentos aos usuários da Saúde Pública!

A nova unidade atende as comunidades dos setores Vale do Sol e Santa Helena e, dos Residenciais Marisa, Jorgina e Quilombolas. Realizando cerca de 3,6 mil consultas mensais, o Corujão praticamente está zerando a fila de espera por consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

No sábado 22, o prefeito participou do 1º Fórum das Associações do Centro Norte Goiano, evento macrorregional promovido pela Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg), na sede do Lions Clube, em Uruaçu, com o tema Todos juntos pelo desenvolvimento e cuja meta é promover a integração e, troca de experiências entre os presidentes, representantes de 19 entidades regionais, fomentando atuação conjunta para a retomada econômica e o crescimento do Estado em 2022.

 

Valmir Pedro (4º à esq.), durante Fórum das Associações Comerciais da Facieg, juntamente com os vereadores Domingas Quilombola (Solidariedade) e Chiquinho (PSL) (presidente da Câmara Municipal uruaçuense), mais Sebastião Vieira Sobrinho (Seba), presidente da Facieg, vereadora Célia Bueno (PSL) e, Cristiano Ribeiro, presidente da Associação Comercial e Agropecuária de Uruaçu (Aciau)

 

Chamado oficialmente para disputar a Vice-Governadoria ou Governadoria, o prefeito de Uruaçu, Valmir Pedro, tende aceitar

 

(Jota Marcelo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!