Nova mesa diretora da Câmara será eleita na quarta 21  

Em sessão agendada para 19h no plenário, vereadores de Uruaçu vão eleger o comando da Casa Leis para 2026, após decisão judicial.

Após imbróglios, foi agendada eleição para definição da nova cúpula do Legislativo uruaçuense – Imagem (Arquivo), inclusive da home: Divulgação/Câmara

 

A Câmara Municipal de Uruaçu fará eleição, na quarta-feira 21 de janeiro, para definição da nova mesa diretora. Além do novo presidente, serão eleitos novos integrantes auxiliares 2026 para atuação até 31 de dezembro.

Nas horas seguintes, os edis se reunião na sala presidencial para diálogo e definição das composições das Comissões Permanentes.

De certeza absoluta só uma: dos 13 vereadores, apenas Fábio Vasconcelos (PSDB) não foi, não será alçado candidato, haja vista estar no comando, após vencer pleitos internos para os anos 2022 (eleição, dia 1º de janeiro), e 2023, 2024 e 2025 (três reeleições sucessivas).

Ganhou, mas não levou: a eleição de 11 de agosto de 2025 que reconduziria Fábio ao posto por mais um ano (2026) foi suspensa por decisão liminar da Justiça de Goiás, após provocação perante o Ministério Público (MP), que acatou e pediu algo idêntico para ela, a Justiça Comum.

O Supremo Tribunal Federal (STF) determina: eleições de mesa diretora do Legislativo, para o segundo ano ou biênio de cada legislatura, só deve ser realizar a partir de outubro do ano anterior ao início do mandato pertinente, ‘em respeito à expressão política da composição atual da Casa’. Também existe o limite: quatro presidências sucessivamente, via três reeleições (e não quatro), como tentou Fábio.

No embate jurídico – iniciado com o mandado de segurança impetrado pelas vereadoras emedebistas Joana D’Arc Gomes Alves e Professora Nailda –, Fábio recorreu, mas a recente decisão do juiz Jesus Rodrigues Camargos, dentro da segunda semana de janeiro, o fez rever procedimentos e tomar atitudes para viabilizar uma transição.

Apesar da suspensão judicial, e de parecer da Procuradoria-Jurídica da Câmara anular a eleição de agosto, Fábio optou se manter na presidência de 1º de janeiro de 2026 em diante, fundamentado no regimento interno, que prega: a mesa eleita anteriormente (no caso, 1º de janeiro do ano passado, com ele no comando) preside a Câmara até o instante da decisão definitiva do Poder Judiciário. Ou seja: Fábio continuando entre 1º e 21 de janeiro. Imediatamente a conclusão da eleição da noite da quarta 21, a nova mesa vai assumir o órgão da cidade nortense.

 

Bastidores

Tornar pública a pretensão de sair candidato, afirmar ser candidato é uma situação. Registrar candidatura dentro da sessão que abriga a eleição da mesa é outra questão.

Os bastidores estão agitados, com dezenas de contatos se estabelecendo. “‘Ninguém’ que abrir mão, mas vai afunilar até a quarta, dia da eleição. Eu penso!”, disse ao JORNAL CIDADE um vereador defensor de chapa única, pedindo anonimato.

Se haverá disputa ou se será por meio de uma só chapa, só mesmo no decorrer da sessão, que pode ser testemunhada por todos presencialmente ou através de plataformas digitais da Câmara. Às 19h.

 

(Jota Marcelo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!