Solenidade administrativa foi conduzida pelo chefe do Poder Judiciário goiano, desembargador Leandro Crispim, e realizada na sede do Salão Nobre da Presidência.

Murilo Vieira de Faria (dir.) empossado desembargador por Leandro Crispim, presidente do Tribunal de Justiça de Goiás – Fotos: Acaray Martins e Edmundo Marques/Centro de Comunicação Social (CCS)

“O livro ensina, o exemplo arrasta. Portanto, trilharei o caminho dos homens bons, buscarei deixar um legado de justiça e um exemplo que arrasta”, disse o novo desembargador

Magistrado Murilo Vieira de Faria atuou em diferentes comarcas, uma delas a de Uruaçu

Entre os presentes, o advogado Rodrigo Fernandes (2º esq.) e o desembargador Itaney Campos (3º esq.), ambos uruaçuenses

Também na posse de Murilo Vieira de Faria, colaboradores profissionais

Desembargador Murilo Vieira de Faria e parte da família
“O livro ensina, o exemplo arrasta. Portanto, trilharei o caminho dos homens bons, buscarei deixar um legado de justiça e um exemplo que arrasta. E, quem sabe um dia, minha passagem pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás seja, como muitas outras, motivo de boas lembranças, um exemplo de idoneidade, retidão, humildade e humanidade”. Com essas palavras, o juiz substituto em segundo grau Murilo Vieira de Faria tomou posse na manhã da terça 25 de março, no cargo de desembargador do TJGO. A solenidade foi conduzida pelo chefe do Poder Judiciário goiano, desembargador Leandro Crispim, e realizada no Salão Nobre da Presidência.
Compuseram também a mesa diretiva da posse administrativa, além do presidente Leandro Crispim, o 1º vice-presidente, desembargador Amaral Wilson de Oliveira; o 2º vice-presidente, desembargador Gerson Santana Cintra; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcus da Costa Ferreira; e, o corregedor do Foro Extrajudicial, desembargador Anderson Máximo de Holanda.
Em discurso, Leandro Crispim destacou que o agora desembargador Murilo Faria reúne qualificações técnicas e vivência profissional “que muito o recomendam para as elevadas responsabilidades do segundo grau”. O presidente do TJGO lembrou ainda que seu nome integrou por três vezes consecutivas a lista tríplice para acesso ao TJGO, pelo critério de merecimento. “Um indicativo claro do reiterado reconhecimento de seus pares e da confiança depositada em sua capacidade”.
O chefe do Poder Judiciário disse ainda que tem convicção de que o novo desembargador continuará “honrando a magistratura com o mesmo comprometimento demonstrado até aqui, agora enriquecendo nossos debates e decisões colegiadas com sua perspectiva e conhecimento”. Por fim, Crispim desejou êxito e deu as boas-vindas ao novo membro do Tribunal. “Que esta nova etapa de sua carreira seja coroada de êxito!”, afirmou.
Ao finalizar seu discurso, Murilo Vieira de Faria destacou que sua história institucional e pessoal o ensinou a “cada vez mais estar atento aos valores morais para que eu possa nortear os novos caminhos que se avizinham com segurança e tranquilidade na alma. Reafirmo a minha missão de julgar e insisto que todas às vezes que a Justiça me chamar, estarei de pé e às ordens para os desafios necessários”, frisou.
Trajetória
Murilo Vieira de Faria é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO – 1993); possui mestrado em Responsabilidade Civil pela Universidade de Girona, na Espanha (2021/2023); MBA em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV – 2009/2012); é especialista em Direito Processual Penal e Direito Penal pela Academia da Polícia Civil (1993/1995); e especialista em Direito Público pela PUC-GO/ Faculdade Serra da Mesa (FaSeM) (2003/2005).
No Poder Judiciário goiano, atuou como diretor do Foro da comarca de Uruaçu (períodos entre 2000 e 2014); juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (2017/2019); juiz de entrância final titular do 4º Juizado Especial Cível da comarca de Goiânia (2015/2023); juiz em respondência na comarca de Goiânia (2013/2014); e, juiz eleitoral em zonas eleitorais nas comarcas de Barro Alto, Estrela do Norte, Niquelândia, Petrolina de Goiás, Piranhas e Uruaçu.
Presenças
Participaram da solenidade os desembargadores Jeová Sardinha de Moraes, Fabiano Abel de Aragão Fernandes, Paulo César Alves das Neves, Fernando Braga Viggiano, Eduardo Abdon Moura, Eliseu José Taveira Vieira, Breno Cachapuz Caiado, Vicente Lopes da Rocha Júnior, Wilton Muller Salomão, Roberto Horácio de Rezende, Itamar de Lima, William Costa Mello, Ronnie Paes Sandre, Guilherme Gutemberg Isac Pinto, Itaney Francisco Campos e Camila Nina Erbetta Nascimento, Carmecy Rosa Maria Alves de Oliveira.
Também compareceram os juízes substitutos em segundo grau Maria Antônia de Faria, Ricardo Prata, Elcio Vicente da Silva, Dioran Jacobina Rodrigues, Gilmar Luiz Coelho, Stefane Fiúza Cançado Machado, Iara Márcia Franzoni de Lima Costa, Viviane Silva de Moraes Azevedo, Maria Cristina Costa Morgado, Sandra Regina Teixeira Campos, Ricardo Silveira Dourado, Ricardo Luiz Nicoli, Telma Aparecida Alves e Hamilton Gomes Carneiro.
Estiveram presentes ainda o juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Gustavo Assis Garcia; o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Társio Ricardo de Oliveira Freitas; o diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro da Silva; e, a secretária-geral da Presidência, Dahyenne Mara Martins. Representando a Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), a vice-presidente, juíza Renata Nacagami. Também participaram o juiz do Trabalho da 13ª Vara de Goiânia, Luciano Crispim; o juiz eleitoral José Mendonça; o presidente da Caixa de Assistência da Ordem dos Advogados do Estado de Goiás (Casag), Eduardo Cardoso; e, a conselheira federal da OAB, Ana Vitória Caiado, acompanhada do esposo Alexandre.
Entre os familiares presentes estavam a esposa Nilzélia; os filhos Natália, Pedro e Lucas; o pai, Carlos de Faria; e, os irmãos Cejana e Edmo Vieira. O novo desembargador também fez menção in memoriam à mãe, Eliane de Faria, à sogra, Nancy, e ao sogro, José Dourado.
(Informações, sob adaptações: Centro de Comunicação Social [CCS] – Texto: Karineia Cruz e Sarah Mohn)