Morre doutor Oswaldo, médico tradicional do Norte goiano

Oswaldo Barroso de Souza Filho havia se aposentado e enfrentava problemas de saúde, principalmente doença de Alzheimer (DA), transtorno neurodegenerativo e câncer de próstata.

No exercício da profissão até recentemente, doutor Oswaldo representa sinônimo de médico tradicional do Norte goiano – Foto (inclusive a da home): Jota Marcelo/JORNAL CIDADE

 

Doutor Oswaldo, médico cardiologista clínico e especialista em cardiologia, faleceu na noite desta segunda 26 de agosto, em Uruaçu, aos 79 anos, completados dia 10 de abril.

Um dos médicos tradicionais da região Norte de Goiás, ele exerceu a profissão por cerca de 50 anos, sempre estabelecido na cidade nortense.

Depois de sociedade, com os também médicos Antonio Santana de Araújo (doutor Santana) e, Francisco Barrozo Neto (doutor Francisco; seu primo), no então Hospital São Vicente de Paulo – parceria que durou, efetivamente, mais de 30 anos –, o profissional que se caracterizou também por se dedicar para com a medicina de família e comunidade, abriu clínica própria, a Via Vida, onde atuou até pouco tempo.

Defensor ferrenho do atendimento básico e do funcionamento pleno dos então Postos de Saúde da Família (PSFs), doutor Oswaldo se destacou ainda no trabalho de implantar, aproximar as gestões da prefeita Maria Araújo (2001-2004 e 2005-2008) para com essas estruturas. No primeiro mandato, predominou tal expansão viabilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com abertura de sedes de PSFs e, contratação de dezenas de médicos, enfermeiros (padrões e convencionais) e outros profissionais.

Oportunidade em que foi instalado em Uruaçu, via parceria Município x Universidade Federal de Goiás (UFG), curso de pós-graduação em PSF, infelizmente com rápida duração.

Outro empenho fundamental do médico na mesma época foi em favor da solidificação da prestação de serviço da Farmácia Popular Básica da municipalidade.

 

Política

Reservando tempo para a seara da política, o intelectual doutor Oswaldo nunca disputou cargo eletivo – apesar de ter o nome cotado para sair candidato a prefeito, a vice-prefeito, a vereador, a deputado estadual –, em diferentes campanhas, e nem ocupou cargo político na Administração pública.

No máximo, por opção própria, foi dirigente partidário municipal, alavancado o então PPS no início dos anos 2000. Ao mesmo tempo, praticou militância junto aos cidadãos comuns/simples que ajudou diretamente eleger vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais, senadores e governadores.

Envolvendo candidaturas, retiradas de candidaturas, alianças políticas, programas de governos, formação de secretariado, eleições de mesas diretoras da Câmara Municipal de Uruaçu, importantes tomadas de decisões passaram por orientações, sugestões, opiniões de doutor Oswaldo.

 

Família

O mesmo era filho do casal Maria Camapum Barroso/Oswaldo Barroso de Souza, ambos falecidos.

O pai, que morreu em 8 de dezembro de 1993, foi deputado estadual na legislatura 1963-1967, assumindo, como suplente (PTB-PSB), em 4 de junho 1964, na vaga de José Porfírio de Souza, que havia tido o mandato cassado.

O médico era irmão de Weimar Barroso (falecido, homenageado com nome de avenida em Uruaçu) e Solma Barrozo de Queiroz, moradora da capital Goiânia.

O médico deixou a esposa Nadja Maria Sebba Barroso de Souza (Dona Nadja), filhos (cardiologistas Weimar Kunz Sebba Barroso de Souza [presidente do Conselho Administrativo da Região Central da Sociedade Brasileira de Cardiologia {SBC}], Adriana Sebba Barroso de Souza Marques e Oswaldo Kunz Sebba Barroso de Souza [Oswaldinho], que se formou em Direito, especializando-se em Direito Penal e Direito Processual Penal e, de ligação com o agronegócio) e netos.

Informações sobre os rituais fúnebres, em Uruaçu: velório no salão da Pax, duração de duas horas, entre 10h e 12h, com sepultamento no cemitério Santana.

 

Nota da SBC

A Sociedade Brasileira de Cardiologia emitiu Nota, destacando o profissionalismo do médico, aqui publicada integralmente e sem adaptações:

É com profundo pesar que a Sociedade Brasileira de Cardiologia comunica o falecimento de Oswaldo Barroso Souza Filho, cardiologista atuante no estado de Goiás e sócio da SBC desde 1986. Oswaldo era membro ativo dos Departamentos de Hipertensão Arterial (DHA), de Cardiopatias Congênitas e Cardiologia Pediátrica (DCC-CP) e de Ergometria, Exercício, Cardiologia Nuclear e Reabilitação Cardiovascular (DERC).

Com uma carreira marcada pelo comprometimento com a saúde cardiovascular, Oswaldo Barroso Souza Filho tornou-se referência para seus pacientes e uma fonte de inspiração para o seu filho, Weimar Sebba Barroso, atual Presidente do Conselho Administrativo da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

A SBC expressa suas sinceras condolências à família e amigos de Oswaldo Barroso Souza Filho. Seu legado continuará a guiar as futuras gerações..

 

Leia também (focando a atuação futebolística de doutor Oswaldo): Futebol dos bons tempos

 

(Jota Marcelo. Com atualizações)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!