Monsenhor Giovani Carlos Caldas Barroca é eleito quarto bispo diocesano de Uruaçu

A cerimônia de ordenação episcopal está agendada para 5 de setembro e, a posse uma semana depois, dia 12. Padre Giovani Carlos Caldas Barroca nasceu em 14 de fevereiro de 1969, na capital federal Brasília. Estudou filosofia e teologia no Seminário Nossa Senhora de Fátima, entre 1987 e 1994. Foi ordenado presbítero na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida (DF), Arquidiocese de Brasília, no mês de dezembro de 1994.

 

 

Monsenhor Giovani Carlos Caldas Barroca: quarto bispo da Diocese de Uruaçu – Imagens: Diocese de Uruaçu

 

O papa Francisco nomeou hoje, 17 de junho de 2020, o padre Giovani Carlos Caldas Barroca, do Clero da Arquidiocese de Brasília, novo bispo diocesano de Uruaçu, cidade do Norte goiano, sede vacante desde o dia 16 de fevereiro de 2019, portanto, há um ano e quatro meses, quando Messias dos Reis Silveira (dom Messias), terceiro bispo diocesano da localidade, tomou posse na Diocese de Teófilo Otoni-MG.

Monsenhor Giovani será o quarto bispo da Diocese de Uruaçu, antecedido por dom Prada, dom José Chaves e dom Messias.

 

Novo bispo

Padre Giovani Carlos Caldas Barroca nasceu em 14 de fevereiro de 1969, em Brasília (DF). Estudou filosofia e teologia no Seminário Nossa Senhora de Fátima, de 1987 a 1994. Foi ordenado presbítero na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida (DF), Arquidiocese de Brasília, em 3 de dezembro de 1994.

Ele tem bacharelado em Teologia pelo Centro Universitário Claretiano, pós-graduação em Sagrada Escritura pelo Centro Universitário Claretiano. Tem conhecimento da língua alemã, italiana e espanhola. Atualmente estava como pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo, no Recanto das Emas-DF, Arquidiocese de Brasília, desde 8 de fevereiro de 1995.

Monsenhor Giovani é ainda fundador da Comunidade Católica Vida Nova, e vigário episcopal do Vicariato Leste, na Arquidiocese de Brasília, desde 18 de junho de 2016. Estava também, atualmente, como professor de Lógica e filosofia no Seminário Maior de Brasília, no Seminário Redemptoris Mater, na Faculdade de Teologia de Brasília (Fateo) e de Sagrada Escritura no Seminário Maior de Brasília.

 

Saudação da CNBB ao novo bispo de Uruaçu

Prezado Monsenhor padre Giovani Carlos Caldas,

 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolhe, com alegria, sua nomeação pelo Papa Francisco como bispo de Uruaçu (GO), anunciada hoje, 17 de junho.

Estamos certos de que sua presença na diocese de Uruaçu será marcada por grandes frutos para a evangelização.

Nossa saudação vai acompanhada de uma palavra de inspiração que buscamos na catequese do Papa Francisco na Audiência Geral de 03 de junho, em uma orientação dada na Biblioteca do Palácio Apostólico: “Há uma voz que ressoa improvisamente na vida de Abraão. Uma voz que o convida a empreender um caminho que parece absurdo: uma voz que o encoraja a sair de sua pátria, das raízes de sua família, para ir em direção a um futuro novo, um futuro diferente. Tudo isso baseado numa promessa, na qual apenas é preciso confiar. Confiar numa promessa não é fácil, é preciso coragem. E Abraão confiou”.

Tomando como inspiração as palavras proferidas pelo Papa em sua Catequese, manifestamos gratidão pelo seu “sim” a esta nova missão confiada pela Igreja e pedimos que o senhor, assim como Abraão, confie nas promessas de Deus. Que Nossa Senhora o proteja e o acompanhe.

 

Em Cristo,

 

Dom Walmor Oliveira de Azevedo

Arcebispo de Belo Horizonte (MG) – Presidente da CNBB

 

Dom Jaime Spengler

Arcebispo de Porto Alegre (RS) – Primeiro Vice-Presidente da CNBB

 

Dom Mário Antônio da Silva

Bispo de Roraima (RR) – Segundo Vice-Presidente da CNBB

 

Dom Joel Portella Amado

Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ) – Secretário-geral da CNBB

 

Carta

O novo líder religioso uruaçuense emitiu a seguinte carta:

 

Ouça podcast, destacando a novidade, clicando aqui.

 

(Informações, com adaptações: Diocese de Uruaçu e CNBB)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!