Em mais uma inovação do grupo político de Valmir Pedro, o militar da reserva e advogado foi convidado e aceitou o desafio de ser o vice-prefeitável do empresário Oziris Ribeiro.
Quarta-feira 24 de julho: evento político na sede do União Brasil, na cidade de Uruaçu, serviu como marco para o anúncio oficial do pré-candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo prefeitável Oziris Ribeiro (UB). Militantes das siglas aliadas, simpatizantes, autoridades, personalidades, populares e familiares testemunharam mais uma grande novidade empreendida pela frente partidária da qual faz parte Valmir Pedro (PSDB).
Trata-se de Maxwell Franco de Moraes, mais conhecido por Coronel Maxwell; Comandante Maxwell; Comandante e doutor Maxwell, em alusão ao fato de ser policial militar, aposentado, que integrou os quadros do 14º Batalhão da Polícia Militar do Estado de Goiás (14º BPM), localizado na cidade do Norte goiano.
Também advogado atuante e pai/avô coruja, vem a ser uma das pessoas mais educadas e gentis dentro de Uruaçu (saiba mais sobre o vice-prefeitável, integrante da sigla do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, líder maior da extrema-direita brasileira, abaixo). Conforme é de conhecimento público, Valmir e Oziris são aliados de Bolsonaro, mas fazedores de política com os pés no chão, sem exageros, além de serem aliados do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, presidente estadual do UB, pré-candidato ao Palácio do Planalto, nas eleições de 2026! Há décadas, Oziris e Caiado são amigos íntimos.
Novidade marcante devido, assim igualmente Oziris, o vice-prefeitável não ser um nome que integrava tradicionalmente a ala de Valmir. Estreante no segmento, o militar sequer praticava atividades políticas. O JORNAL CIDADE tem apurado que, com o fato novo, outras forças expressivas da política de Uruaçu e do Estado tendem manifestar apoio ao projeto da chapa Oziris Ribeiro/Coronel Maxwell, inclusive, apesar de (ainda) não ter havido manifestação oficial, a possibilidade de o Avante, integrado na cidade por doutor Rodrigo Fernandes (advogado, empreendedor e suplente de deputado estadual) firmar parceria com a base aliada do prefeito Valmir, um dos maiores articulistas/estrategistas políticos do interior goiano.
Antecipado
Conforme o JORNAL CIDADE publicou no Site no início do mês e na edição impressa da primeira quinzena de julho, havia acordo firmado perante o presidente estadual do PL, senador Wilder Morais, que a sigla, presidida em Uruaçu por Guthierys Souza, para um nome de seus quadros compor com o Oziris.
Perguntado pelo JC sobre arregimentar forças, Guthierys disse na ocasião: “É aquela questão: ‘todo mundo’ queria ser o sucessor do Valmir Pedro, mas conversando, cada um se conscientizou bem do seu papel exercido no grupo, não tem o que discordar, chegou-se aqui com consenso fechado em torno do nome do Oziris, foi um acerto do Valmir a escolha do Oziris Ribeiro! No grupo, o Oziris tem o melhor nome! Não tem o que falar do Oziris como grande gestor, é o maior empresário de Uruaçu, amigo pessoal do governador Ronaldo Caiado [UB]”.
Também: “O senador Wilder Morais, o Gustavo Gayer [deputado federal], os deputados estaduais, estamos todos, do PL, juntos com o Oziris Ribeiro. Não têm outros nomes [de partidos diferentes], qualquer outro nome que for colocado não procede a informação. O acordo com o senador Wilder Morais é que o PL indique o vice do Oziris”, adiantou ao periódico.
O coronel da reserva remunerada da Polícia Militar, ao lado de outros colegas de partido – Gordin Eventos, vereador; Edivaldo França, vereador; Batista da Retífica, empresário e articulador político; Fabiano Bueno, empresário; e, Goiás Martins, empresário/ex-presidente da Câmara –, lideravam a preferência, ao lado de nomes aliados de outras agremiações (PSB, PSDB, PSD e o dividido PDT).
Óticas de Oziris e Valmir
O periódico quis também saber a opinião de Oziris, que comentou: “Eu não vejo problema nenhum quanto à escolha do nome para vice. Nossos partidos têm excelentes nomes e, dialogando chega-se a um consenso. Também, sobre essa questão do vice, da vice, os partidos se entendem internamente e externamente, teremos as Convenção, dialogando com sinceridade agora e daqui mais uns dias, faremos a melhor escolha, com a população falando: ‘Demorou um pouco, mas valeu a pena esperar! Escolheram o nome certo!’”. Mais: “Dialogando, as questões se resolvem! Tudo na minha vida foi resolvido com diálogo. Eu, na condição de prefeito, por exemplo, tenho certeza: vou fazer um governo com o diálogo e tenho certeza que vai ser um governo de sucesso”.
Valmir pontuou à reportagem: “Estamos com a pesquisa qualificativa, que fica pronta nos próximos dias, avaliando todos os nomes do PL colocados e, o nome que essa pesquisa qualificativa apresentar ser o mais viável, vamos apresentar a todos os pré-candidatos do PL e, juntos, vamos ‘bater o martelo’ e decidir por essa definição interna do PL”.
Investimentos em conhecimentos
Natural de Jataí-GO, Coronel Maxwell nasceu em 7 de janeiro de 1969 e os pais são Solon Franco de Moraes (in memoriam) e Maria Clara de Oliveira. Morador de Uruaçu entre 1990 e 1992; e, pela segunda vez, desde 2013 (há onze anos), é casado com Maria Aparecida de Oliveira (Heloísa), tem os filhos Juliana Fiuza Franco, advogada e odontóloga com atuação em Anápolis; e, Bruno Fiuza Franco, psicólogo, psicanalista e acadêmico de Direito, residente na capital Goiânia.
Quando se fala em formação acadêmica e especialização, uma jornada de dedicação da parte do mesmo. Graduação: curso de Formação de Oficiais, via Academia da Polícia Militar do Estado de Goiás, entre 1987 e 1990; e, bacharel em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG), Turma do ano 2000.
O agora novato político se especializou em Gerenciamento de Segurança Pública (CEGESP), Academia da PM-GO (2007); pós-graduou em Altos Estudos de Segurança Pública (CAESP), Universidade Estadual de Goiás (UEG), 2017.
Englobando cursos de qualificações, participou do de Licitação em seus Aspectos Jurídicos e Operacionais, (Zênite Assessoria e Promoções – Brasília-DF [2.001]); e, de Gestão Escolar e Tecnologia (parceria entre a Secretaria Estadual de Educação de Goiás e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo [PUC-SP], 2007).
A atuação profissional rendeu medalhas, títulos e condecorações, conforme a seguir:
-Medalha de Tempo de Serviço da Polícia Militar de 10 anos (grau Bronze), de 20 anos (grau prata) e 30 anos (grau ouro).
-Medalha do Sesquicentenário da Polícia Militar de Goiás (2008).
-Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira (2012).
–Título de Cidadão Uruaçuense, concedido pela Câmara Municipal de Uruaçu (2014).
-Medalha Grão-Mestre da Ordem do Mérito Tiradentes, Grau Comendador (2017).
–Título de Cidadão Novaiguaçuense, concedido pela Câmara Municipal de Nova Iguaçu, cidade do Norte goiano (2019).
-Medalha Grão-Mestre da Ordem do Mérito Anhanguera, Grau Comendador (2019). E,
-Medalha Comendador Coronel Gaspar Fernandes de Carvalho, em Uruaçu (2017).
Experiência profissional
A atuação na corporação de segurança pública do Estado de Goiás teve início na data 1º setembro de 1987 e, e Coronel Maxwell exerceu funções variadas na então 6ª Companhia Independente da Polícia Militar, hoje 14º BPM, em Uruaçu, entre 1990 e 1992; e, no 1º Batalhão da Polícia Militar, em Goiânia, no ano de 1993.
Foi membro e presidente da Comissão Permanente de Licitação do Fundo Estadual da Segurança Pública-FUNESP e diretor de compras do FUNESP (2000 a 2002).
A partir de 2003 exerceu funções diversas no 4º Batalhão da Polícia Militar, em Anápolis; e, na 24ª Companhia Independente da Polícia Militar, atual 28º BPM, também na cidade Anápolis, em 2004.
Exerceu a chefe do Departamento de Compras da Vice-Governadoria do Estado de Goiás entre 2005 e 2006.
Em seguida, se tornou subcomandante e vice-diretor do Colégio da Polícia Militar do Estado de Goiás – Unidade Anápolis Dr. Cézar Toledo, período 2006-2009.
Era 2010, quando exerceu distintas funções junto ao 3º Comando Regional da Polícia Militar (Anápolis) e, ainda, de 2010 a 2013, foi comandante da 24ª Companhia Independente da Polícia Militar de Goiás, na área do 3º Comando Regional da PMGO, também em Anápolis.
De maio de 2013 a julho de 2021, Maxwell Franco de Moraes comandou o 14º Batalhão da Polícia Militar, em Uruaçu; e, de julho a novembro de 2021, foi designado subcomandante do 18º Comando Regional da Polícia Militar, sediado em Uruaçu.
Na sequência (novembro de 2021), foi promovido a Coronel PM e transferido para a Reserva Remunerada da Polícia Militar do Estado de Goiás.
Na atualidade, é advogado regularmente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Goiás (OAB-GO) – Subseção de Uruaçu.
Leia também: Em lançamento de pré-candidatura de Oziris, Valmir diz: ‘Deus te chamou para essa missão’
(Jota Marcelo e Márcia Cristina. Com atualizações/adaptações e acréscimo de informações, após a realização do evento)