Maguito é eleito prefeito de Goiânia

Participando apenas de parte da campanha, o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia por dois mandatos; senador; governador; vice-governador; deputado federal; deputado estadual; e, vereador por Jataí, está internado em São Paulo tratando da Covid-19.

 

Maguito Vilela (esq.): vitória e, mais um cargo eletivo conquistado na área política. Rogério Cruz (dir.), vice-prefeito eleito de Goiânia: “Nós estamos preparados porque Maguito Vilela estará conosco” – Imagem e foto da página principal: Divulgação/Campanha

 

Do MDB, 71 anos, concorrendo no segundo turno com Vanderlan Cardoso (PSD), Maguito Vilela se elegeu com 52,60% (277.497 votos), contra 47,40% (250.036 votos) – diferença de 27.461 sufrágios.

No primeiro turno, terminou em primeiro (36,02% a 24,67%), numa disputa que apresentou outros 14 disputantes.

Maguito, da coligação Pra Goiânia seguir em frente (MDB, Republicanos, PMB, PTC, Patriota e PC do B), tem como vice o vereador Rogério Cruz (Republicanos), 54 anos, que, ao votar no 29 de novembro, reforçou a afirmação de que permanece confiante com relação ao estado de saúde do aliado. Veementemente pregando que Maguito assumirá a Prefeitura goianiense, disse: “Nós estamos preparados porque Maguito Vilela estará conosco, com certeza”, deixando claro ser ciente dos muitos desafios existentes.

A eleição, realizada sem ocorrências graves, apresentou 36,75% de abstenção; 4,26% votos brancos; e, 9,86% nulos.

 

Hospital

Entubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein, o prefeito eleito testou positivo para o novo coronavírus dia 20 de outubro e, dois dias depois estava internado, em Goiânia. Uma semana depois, ao receber diagnóstico de que até 75% de inflamação nos pulmões era uma realidade, representando alerta para o nível crítico de saturação de oxigênio no sangue, o mesmo foi transferido para a capital paulistana.

Dia 30 de outubro, ele, casado com Flávia Teles, foi entubado pela primeira vez, após apresentar piora no quadro respiratório. Em 8 de novembro, voltou a respirar sem o equipamento, mas, depois (15 de novembro, quando do primeiro turno), apresentando piora, foi entubado pela segunda vez.

Desde meados de novembro, Maguito está entubado e ligado a máquina chamada ECMO (implantada dia 17 de novembro), que oxigena sangue fora do corpo e imita funções naturais dos pulmões e do coração. Boletim médico do domingo 29, dia da eleição: o paciente continua traqueostomizado, sedado e conectado a ventilação mecânica com parâmetros satisfatórios de oxigenação.

O drama da Covid-19 já havia feito parte do cotidiano da família, haja vista que no mês de agosto, Maguito perdeu duas irmãs em intervalo de menos de dez dias. Com 82 e 76 anos, residiam em Jataí, situada na região Sudoeste de Goiás.

Entre os coordenadores da campanha de Maguito, o filho Daniel Vilela, presidente estadual do MDB.

 

(Jota Marcelo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!