Higiene menstrual das mulheres em situação de rua é foco de ação em Goiânia

Ih, Desceu!: iniciativa organizada para arrecadar e distribuir absorventes higiênicos une mulheres.

 

Organizada, de forma independente, por um grupo de mulheres de Goiânia e Aparecida de Goiânia, encabeçada e idealizada pela empresária Mireli Guedes, a ação Ih, Desceu! tem como objetivo arrecadar e distribuir absorventes higiênicos, ao longo do mês de outubro, para mulheres em situação de rua. Bem como levantar uma discussão sobre esse assunto pouco abordado e desconhecido por muitos.

Concebido após se deparar com os relatos de uma mulher sobre as condições pelas quais se submete em seus períodos menstruais e, provocada pelo fato de ela própria ignorar o assunto, Mireli Guedes se viu tocada e desafiada a fazer algo que pudesse, de alguma forma, afetar positivamente este cenário. “Quando me deparei com aquela mulher toda ensanguentada, no meio da rua, constrangida por algo que é tão feminino, tão nosso, me vi na obrigação de agir de alguma forma”, narra.

 

Detalhes da ação

Segundo a empresária, a ideia saiu de sua cabeça direto para o papel mas começou a ganhar forma de maneira mais rápida que esperava. “Sentei com algumas amigas, desenhamos alguns detalhes da ação, escolhemos o nome, gravamos e editamos o vídeo. Quando o vídeo foi ao ar começaram a chegar várias meninas, até alguns meninos, interessados em participar e ajudar de várias formas”, explica entusiasmada.

Sem fins lucrativos ou qualquer tipo de envolvimento político-partidário a Ih, Desceu! é uma ação de mulheres feita para mulheres e busca mostrar que um olhar sensível sobre o outro e sua realidade pode ser o início de um movimento maior.

 

(Comunicação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!