Governador e secretário da Saúde de Goiás recebem visita de equipe do Hospital de Amor de Barretos

Caiado reafirma que regionalizar a saúde é um dos principais objetivos do seu mandato. Para o secretário, receber o apoio de especialistas é fundamental para aperfeiçoar os serviços que busca implantar em Goiás.

 

Objetivo foi apresentar o modelo que é adotado na rede de saúde do Município paulista, que é referência no tratamento do câncer no Brasil – Fotos, inclusive a da página principal: Erus Jhenner/Divulgação

 

 

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) e, o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, receberam na terça-feira 29 de janeiro, o presidente do Hospital de Amor, Henrique Prata. A unidade era anteriormente conhecida como Hospital de Câncer de Barretos. O encontro foi realizado no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, sede do Executivo estadual, para apresentação dos serviços de saúde ofertados na cidade do interior paulista.

Caiado frisou que regionalizar a saúde é um dos principais objetivos do seu mandato. “Vamos acelerar a regionalização da saúde para que os goianos possam ser atendidos com respeito e rapidez nas suas necessidades”, destacou o governador. Para ele, a troca de experiências entre a equipe de Barretos e os gestores da saúde do Estado é positiva para aprimorar o atendimento que será oferecido nas unidades da rede estadual.

Já para o secretário, receber o apoio de especialistas é fundamental para aperfeiçoar os serviços que busca implantar em Goiás. “Vamos buscar regionalizar a saúde no Estado. Observamos que esse é o caminho para diminuir as filas e levar maior qualidade de vida para os goianos da capital e do interior”, ressaltou o titular da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).

Henrique Prata é responsável pela Fundação Pio XII, que além de ser mantenedora do Hospital de Amor, também coordena as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a Santa Casa de Misericórdia e os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) que fazem parte da rede de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) de Barretos. “Trouxe minha equipe para apresentar nossa atuação e nos colocamos à disposição de toda a equipe de saúde goiana para implementar ações estratégicas com redução de custos e melhoria na oferta dos atendimentos”, afirmou.

Entre a equipe da SES-GO, estavam presentes os superintendentes Evanilde Fernandes, de Política de Atenção Integral à Saúde; Luiz Domingues Marques, da Gestão, Planejamento e Finanças; Luciana Vieira, de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS; e, Sandro Rodrigues, de Acesso a Serviços Hospitalares e Ambulatoriais. Os gestores observaram a apresentação dos médicos responsáveis por coordenar os serviços disponíveis no Município paulista e puderam sanar dúvidas em relação ao modo de organização estratégica dos serviços de saúde ofertados pelo SUS.

 

Serviços

Segundo Henrique Prata, após perceber que a grande demanda de pacientes que procuravam a unidade especializada no tratamento ao câncer poderia ser tratada na Atenção Básica, resolveu procurar a gestão municipal para propor uma parceria no atendimento primário. A partir daí, começou a coordenar os serviços ofertados nas UBSs e posteriormente nos AMEs da cidade de Barretos. “Observamos a necessidade de reformar os prédios das unidades para propiciar melhor satisfação aos usuários. Investir no atendimento básico diminui consideravelmente a procura pelo serviço especializado. Isso gera redução de custos e filas por espera de atendimentos”, avaliou.

Além desses serviços, a Fundação mantém ainda 16 unidades de prevenção ao câncer no Brasil, instalados em sete Estados brasileiros. Ainda existem 30 unidades móveis nesses Estados, que percorrem os Municípios oferecendo consultas, exames, biópsias e tratamento para os pacientes. Segundo Prata, em 2018 mais de 6 mil goianos buscaram tratamento para o câncer na unidade, gerando mais de 60 mil procedimentos médicos para esses pacientes.

 

(Informações, com adaptações: Comunicação Setorial da SES-GO)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!