Goiânia suspende obrigatoriedade de aferição de temperatura

Medida, que passa a ser opcional, foi publicada em nota técnica pela Secretaria Municipal de Saúde em 25 de outubro.

 

Pasta salienta ainda que as medidas descritas em protocolos contidos na legislação municipal vigente devem ser reforçados – Foto: Divulgação/Saúde

 

A Prefeitura de Goiânia, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informou que aferir temperatura corporal como forma de triagem para identificar possíveis contaminados pela Covid-19 passa a ser opcional em estabelecimentos públicos e privados de 26 de outubro em diante na capital de Goiás. A nova medida foi publicada em Nota Técnica um dia antes. A manutenção da melhora dos indicadores epidemiológicos e o retorno das atividades econômicas de forma gradual e segura auxiliam na adequação dos protocolos.

Conforme o documento, elaborado pela Superintendência de Vigilância em Saúde da SMS e com base na Nota Técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ‘as atividades essenciais e não essenciais (públicas e privadas) poderão facultativamente adotar a aferição da temperatura corporal em seus estabelecimentos, porém a aferição da temperatura não se constitui como recomendação, tampouco obrigatoriedade para triagem’, comunica, justificando que o método utilizado amplamente como parâmetro de prevenção apresenta baixa sensibilidade eficácia.

Na Nota Técnica, a Pasta salienta ainda que as medidas descritas em protocolos contidos na legislação municipal vigente devem ser reforçados, ‘pois visam evitar a transmissão do vírus, com orientação clara e constante aos consumidores, clientes, trabalhadores, proprietários e demais pessoas sobre as formas de prevenção, sobretudo a recomendação de que permaneçam em casa se houver qualquer suspeita de síndrome gripal’, pontua o documento assinado pelo superintendente de Vigilância em Saúde, Yves Mauro Ternes.

Conforme Yves Mauro, a decisão pela não obrigatoriedade considera aspectos ainda importantes neste atual momento de retomada das atividades. “No atual contexto, a aferição tem efetividade científica incerta, já que nem todos os infectados com a Covid-19 vão apresentar febre e, ainda, durante o período de incubação ou quando se está fazendo uso de antitérmicos, eles podem não ser detectados”, esclarece, acrescentando também que dados preliminares sugerem que a transmissão pode ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas.

 

Testagem

O acesso às testagens em Goiânia foi ampliado e há dois meses ocorre de segunda a sexta-feira na cidade. “Todas as regiões são atendidas e oferecemos à população as modalidades pedestre, com agendamento, e Drive-thru, sem agendamento”, cita o superintendente, lembrando que a ação ocorre em diversos pontos da cidade para pessoas que não apresentam sintomas – assintomáticos.

Ele frisa ainda que as pessoas com sintomas – sintomáticos –, devem procurar uma unidade de saúde para realização do teste RT-PCR.

 

(Informações: Editoria de Saúde – Mauro Júnio)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!