Goiânia é a capital com menos pessoas sedentárias, segundo o Ministério da Saúde

De acordo com a pesquisa, apenas 12% das pessoas acima de 18 anos não praticaram qualquer exercício nos últimos três meses, menor média nacional registrada.

Revelação da pesquisa: 41,3% dos goianienses fazem pelo menos 2h30 de atividades físicas moderadas por semana no tempo livre – Foto: Divulgação/www.einstein.br

 

Um estudo feito pelo Ministério da Saúde constatou que 41,3% dos goianienses fazem pelo menos 2h30 de atividades físicas moderadas por semana no tempo livre. Já 8,4% das pessoas fazem atividades durante o deslocamento para a escola ou trabalho. A contribuição para o melhor índice do País também se destaca na porcentagem de pessoas que praticam uma quantidade insuficiente de atividade física semanalmente, que somam 39,8% da população.

Os resultados são destaque em comparação com outras capitais, que também estão no ranking devido a baixa porcentagem de pessoas acima de 18 anos que praticaram qualquer exercício nos últimos três meses, como Palmas (12,2%), Boa Vista (12,3%), Florianópolis (13,2%) e Porto Velho (13,4%).

 

Apoio da Prefeitura

Com o intuito de ampliar as opções para a prática de exercícios físicos em espaços públicos de Goiânia, a Prefeitura equipou, de janeiro de 2021 a junho de 2023, 120 praças da cidade com academias ao ar livre.

Cada espaço é composto por oito aparelhos voltados para o fortalecimento de membros inferiores e superiores: caminhada individual, cavalgada individual, espaldar, esqui individual, pressão de pernas, remada sentada, rotação diagonal e surf com pressão de pernas. E seu público-alvo são pessoas acima de 12 anos de idade.

 

Menores índices de obesidade

Os dados do levantamento da Vigilância de Fatores de Risco de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2023, monitoramento anual do Ministério da Saúde, mostrou que 24,3% dos adultos brasileiros são obesos. Em um ranking de capitais, Goiânia apareceu com a menor taxa de obesos: a capital de Goiás possui 17,7% de pessoas acima do peso. Entre as mulheres, o número é ainda mais baixo, 15,9%.

Tendo como base comparativa os inscritos das unidades Panobianco de janeiro 2023 com janeiro 2024, houve aumento de 58,78% no número de alunos. O resultado mostra o aumento significativo na procura por atividades físicas, que consolida uma crescente de novas projeções para esses espaços. Ainda em 2023, foram vendidas mais de 100 franquias para abertura de novas unidades da Panobianco.

O Instituto Organis, renomado centro de estudos sobre sustentabilidade e alimentação saudável, divulgou os resultados da pesquisa Panorama do Consumo de Orgânicos no Brasil 2023, e revelou que a cada mil brasileiros, 360 se declararam consumidores de orgânicos. O aumento de 16% no consumo deste tipo de alimento no País, entre 2021 e 2023 indica que, além de objetivos estéticos, muitas pessoas estão adotando hábitos saudáveis na sua rotina, como estabelecer melhores horários de sono e manter uma alimentação balanceada.

 

Novas unidades

Devido à alta procura para a prática de atividades físicas, a rede de Academias Panobianco está inaugurando a primeira unidade em Goiânia, segunda no Estado, na avenida República do Líbano, 1.599, setor Oeste.

Segundo André Panobianco, “o início do ano é um período em que muitas pessoas estabelecem metas para uma vida mais saudável. Isso se reflete diretamente na procura por atividades físicas, e as academias têm sido beneficiadas por esse movimento. No ‘pós-Carnaval’, observamos um aumento significativo na busca por nossos serviços. As pessoas estão mais conscientes da importância de cuidar do corpo e da mente, e a academia se torna um espaço essencial para alcançar esses objetivos”.

 

(Informações: Comunicação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!