Goiânia 88 anos – Prefeitura lança Disque Árvore e entrega Ecopontos, parques e quadras

Ações auxiliam no meio ambiente, na prática esportiva e inibição de crimes contra a natureza. Prefeito Rogério Cruz destaca os investimentos que proporcionam mais lazer e saúde à população.

 

Foram inaugurados dois Ecopontos, no Jardim São José e no Residencial Campos Dourados, oferecendo completa infraestrutura para descarte ambientalmente adequado de vários tipos de resíduos – Foto: Comunicação

 

Em dez meses de gestão do prefeito Rogério Cruz (Republicanos), a Prefeitura de Goiânia já realizou diversas ações na área de meio ambiente. Nesse período, foram inaugurados dois Ecopontos, no Jardim São José e no Residencial Campos Dourados, oferecendo à população completa infraestrutura para o descarte ambientalmente adequado de diversos tipos de resíduos, como móveis e eletrodomésticos, pneus de carro, resíduos de construção e demolição civil, de podas e limpezas domésticas, óleo de cozinha usado e materiais recicláveis.

Foram concluídos os Parque das Flores, na região do Vale do Meia Ponte, e o Parque Terezinha da Costa Ferreira, na região Leste da cidade. “Nossos parques receberam reformas e reestruturações, além da conclusão de importantes parques para levar mais lazer e saúde à população”, comenta o prefeito.

A Prefeitura, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente, realizou, ainda, a implantação de cinco parquinhos; dois Pet Places; três Academias ao Ar Livre e quadras esportivas. A AMMA também fez o desassoreamento de lagos da capital, que historicamente sofriam no período de seca com a perda do volume de água e aumento de sedimentos. “Até o mês do aniversário de Goiânia, contabilizamos inúmeras conquistas. Mais de mil toneladas de dejetos já foram removidas do fundo de unidades, devolvendo a beleza dos lagos”, frisa Luan Alves, presidente da Agência.

Para incentivar a recomposição da cobertura vegetal da cidade, a Prefeitura lançou o projeto Disque Árvore, um serviço de entrega domiciliar e gratuita de mudas de espécies nativas do cerrado. A iniciativa já foi responsável pelo plantio de mais de 5 mil árvores nas calçadas de Goiânia, sob a orientação de técnicos da AMMA. Com o projeto, a gestão combate a formação de ilhas de calor, contribuindo para a amenização do clima da cidade, regularidade das chuvas e melhoria da qualidade do ar.

 

Termo

A Prefeitura também foi responsável pela elaboração do novo Termo de Cooperação Técnica do Projeto Recuperando Pessoas e Parques, que garante a continuidade da utilização de mão de obra de pessoas do regime aberto e semiaberto na manutenção de parques na capital.

A iniciativa representa uma oportunidade de capacitação profissional e de geração de renda, além de diminuir os índices de reincidência na prática de crimes e contribuir para a inclusão social e redução da desigualdade. O novo Termo oferece condições mais dignas de trabalho para os ressocializandos, com fornecimento de Vale-Alimentação e Vale-Transporte, e possibilitou a ampliação no número de vagas, que saltou de 200 para 300.

 

(Informações: Editoria de Meio Ambiente)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!