Feirantes e visitantes da ‘Feira Hippie’ contam como revitalização da praça do Trabalhador atendeu demandas históricas

Obra aguardada há anos pela população foi iniciada em 2019 pela gestão anterior e entregue agora, pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos).

Comunidade recebeu benefícios, como mais segurança, iluminação moderna, acessibilidade e banheiros públicos de alvenaria – Foto (acima, abaixo e da home): Fábio Chagas/Secom

 

No coração da cidade, a praça do Trabalhador, recentemente revitalizada pela gestão Rogério Cruz, testemunhou histórias que construíram a Goiânia acolhedora, pujante e resiliente ao longo de seus 90 anos de história, completado em 24 de outubro. Símbolo vivo da importância do trabalho, da comunidade e memória, a praça abriga a Feira Hippie, um espaço de encontro cultural e econômico realizado há décadas. Por trás de cada banca de mercadorias, há relatos de pessoas que realizaram sonhos por meio do empreendedorismo popular.

Uma delas é Karla Karolliny, que hoje tem 35 anos, mas carrega memórias afetivas vividas desde a infância na Feira. Enquanto acompanhava sua mãe, que começou como vendedora ambulante de sanduíches naturais e depois fixou uma banca de camisetas de fabricação própria, ela viu a paixão pelo empreendedorismo e artesanato crescer.

Karla conta que, quando completou 16 anos, adquiriu seu próprio ponto e começou a vender blusas femininas bordadas, confeccionadas por ela mesma. Se dedicou aos estudos em meio à correria da produção, e se formou no curso de Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Aos 26, precisou decidir entre as duas paixões e escolheu o comércio.

“Me casei, segui na Pedagogia por um tempo, e voltei para Feira Hippie que sempre foi minha paixão. Aos 26 anos, lá estava eu novamente. Hoje fabrico roupas femininas infantis. Tenho muitos colegas na Feira. Se tornou uma grande família para mim. Além de parentes de sangue, na Feira eu tenho amigos e amigas que são parentes do coração”, relata Karla, emocionada.

Assim como toda a comunidade de feirantes que movimentam a economia da capital por meio do trabalho na Feira, Karla acompanhou as mudanças na região da praça. Ela destaca que a revitalização, inaugurada em setembro, era há muitos anos aguardada pela população, especialmente os feirantes e frequentadores da feira.

“Em nome de todos os feirantes, quero agradecer ao prefeito Rogério por estar sempre nos ouvindo e nos ajudando. A Feira Hippie é como uma mãe para todas as regiões de Goiânia. Ela cria serviços em várias áreas, direta e indiretamente, movimenta o grande comércio de polo industrial. A revitalização entregue pelo prefeito Rogério foi maravilhosa, pois agora temos um espaço melhor para trabalharmos”, afirma.

A obra foi iniciada em junho de 2019, após licitação realizada pela gestão anterior. Agora a estrutura possui subestações de energia, iluminação moderna com cabeamento subterrâneo, piso drenante, com áreas permeáveis e banheiros públicos de alvenaria. A revitalização também tornou o espaço mais acessível e inclusivo, com rampas e piso tátil para pessoas com dificuldades de locomoção.

Os 5.837 metros quadrados de área gramada aumentam a permeabilidade do solo, enquanto as instalações elétricas de última geração garantem mais segurança a quem frequenta o local. Há ainda 68 vagas de estacionamento para ônibus, 1.005 para carros de passeio, 83 para motos e 116 para bicicletas. Para manter o espaço sustentável e arejado, foram plantadas duzentas e vinte e sete mudas de árvores nativas e arbustos.

 

Renda e qualidade de vida

Em 1991, Weliton Caetano saiu do interior de Goiás em busca de oportunidades. No ano seguinte, foi disponibilizado para ele um espaço na Feira Hippie, entre a rua 3 e a avenida Goiás. Ali, com sua banca cadastrada e regularizada, se tornou feirante, acompanhando transformações estruturais e construção de shoppings que tornaram a região um polo comercial e turístico. Entre 1994 e 1995, sua banca foi fixada na quadra B da praça.

Ao buscar na memória os desafios vividos enquanto feirante, Weliton recorda a espera pela revitalização da praça. “Juntando os anos de espera pela reforma e os efeitos da crise mundial, que foi a pandemia, a Feira Hippie sofreu muito. Nós lutamos por melhorias, buscamos apoio e recebemos a atenção do prefeito Rogério”, relata.

Agora, com a praça do Trabalhador revitalizada, o comerciante destaca benefícios que impactam a vida dos feirantes e dos frequentadores. “Entre outras coisas, hoje nós temos banheiros que estão à nossa disposição e para nosso conforto, graças à Prefeitura. Não tem como a gente expressar tamanha gratidão ao prefeito Rogério pelo presente que ele nos deu, que já era esperado há muito tempo e hoje nós temos essa realidade”.

 

Associação

O espaço da praça do Trabalhador contempla o prédio administrativo para a Associação da Feira Hippie, que também abriga a rádio Hippie e guaritas. Presidente da Associação, Waldivino da Silva (Divininho) é feirante há 25 anos. Ele narra que a revitalização do espaço representa a realização de um sonho de todos os feirantes e agradece o prefeito pelo apoio e sensibilidade.

“A gente sabe que o prefeito Rogério pegou essa reforma em andamento. Parou e não foi na gestão dele, mas ele, dentro do possível, entregou pra nós uma praça que nos dá dignidade. Temos banheiros para todos, além de que a sede da nossa administração está novinha, trazendo conforto para os feirantes que frequentam a associação nos dias de Feira. É só alegria e gratidão, porque é um sonho”, manifesta.

 

Comércio e lazer

Nascida e criada em Goiânia há 33 anos, Patrícia Nunes é uma das pessoas que colecionam memórias na Feira e região da praça. “Vivi muita coisa boa aqui na minha adolescência e hoje faço questão de vir com toda a família. Com a revitalização, não há mais fios soltos e espalhados entre as bancas, está bem mais moderno e organizado. Agora podemos passear e fazer compras com mais tranquilidade, sabendo que estamos em um ambiente seguro”, categorizou, enquanto caminhava entre as bancas.

Assim como Patrícia, Carlos Alberto também realça os benefícios da revitalização. “A nova praça do Trabalhador fez uma enorme diferença em nossa comunidade. Agora, podemos visitar a Feira Hippie com mais tranquilidade, sabendo que temos banheiros públicos limpos à disposição. As rampas e piso tátil também são muito importantes e dá gosto de ver um espaço como esse”.

 

Karla Karolliny: “A ‘Feira Hippie’ se tornou uma grande família para mim”

 

(Informações, sob adaptações: Seco m- Prefeitura de Goiânia)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!